Total de visualizações de página

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Gestores estaduais de saúde participam de videoconferência com ministro

O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, participou nesta terça-feira (1º), às 10h, de uma videoconferência com o secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), Jarbas Barbosa, que reuniu virtualmente representantes dos Estados das regiões Norte e Nordeste e mais os Estados da Bahia e Mato Grosso do Sul.
O evento foi viabilizado pelo sistema de videoconferência do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs), que funciona no Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e integra a Rede Nacional de Alerta e Respostas às Emergências em Saúde Pública (Rede Cievs) coordenada pela SVS.
Além Helio Franco, participaram a diretora de Vigilância à Saúde, Rosiana Nobre, o diretor do Departamento de Controle de Endemias, Amiraldo Pinheiro, o coordenador estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Paulo Guzzo, a coordenadora estadual de Controle da Dengue, Carla Garcia, o coordenador estadual de Controle da Hanseníase, Luiz Augusto Oliveira e convidados.
Segundo Jarbas Barbosa o objetivo do encontro foi dar início à construção de uma agenda de trabalho, abordando questões que envolvem os temas "Doenças Transmissíveis", "Doenças não Transmissíveis", "Promoção da Saúde", "Análise da Situação de Saúde" e "Vigilância Ambiental".
Na ocasião, ele informou que já está agendada para os dias 17 e 18 de fevereiro, em Brasília, uma reunião presencial, da qual devem participar todos os secretários estaduais de Saúde e gestores de Vigilância em Saúde dos Estados. Para isso, checou se as datas estavam boas para todos e pediu sugestões de temas que podem ser discutidos na ocasião.
O secretário Helio Franco concordou com as datas, apresentou a equipe que estava presente a sugeriu como temas para a reunião em Brasília a "Atenção Primária", que é fundamental para a integração dos setores e serviços, "Laboratório", citando que empresas aéreas, por exemplo, recusam-se a transportar material biológico e "Malária", informando que o Pará registrou 135 mil casos da doença em 2010.
Helio Franco também expôs sua preocupação com a construção da usina de Belo Monte, no município de Altamira, que sem dúvida, trará sérios problemas de saúde para o Estado, como casos de malária. Jarbas Barbosa se colocou à disposição assim como sua equipe para trabalhar em conjunto com os gestores estaduais e tentar solucionar os problemas peculiares de cada Estado.

Roberta Vilanova - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...