Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

MACRODRENAGEM DA ESTRADA NOVA: Especialistas do BID voltam a visitar obras do Promaben

Por Ana Cláudia Martins
Funcionários e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram as obras da Sub Bacia I do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben). Durante a visita desta semana, eles foram até o canal da Caripunas, no primeiro trecho de obra iniciada, conversaram com os moradores e acompanharam as ações sociais e ambientais do programa.
 A visita foi dividida em três etapas: administrativa, social e ambiental. Os especialistas do BID também conversaram com o prefeito de Belém, Duciomar Costa, que reafirmou sua preocupação com as famílias remanejadas. “Queremos causar o menor transtorno possível para essas pessoas, pois um dos principais objetivos do programa é justamente melhorar a qualidade de vida dos moradores que sofreram ao longo dos anos com ruas alagadas, problemas com doenças por conta da falta de uma estrutura de rede de esgoto adequada”, afirmou Duciomar.
 O prefeito disse ainda que o trabalho social do Promaben atua na orientação das famílias sobre as mudanças que acontecerão na área. “Cada caso está sendo avaliado um a um. Nossa preocupação é com o bem estar da população”, garantiu o prefeito.
A especialista social do BID, Maria da Cunha, que fez parte da comitiva que reuniu com o prefeito, falou que o banco concorda com os mecanismos que a Prefeitura procura para atender todos os afetados pela obra. “É preciso dar opções aos moradores que precisarão sair das suas casas, a missão do BID é fazer com que todos estejam satisfeitos com a obra”, explica Maria.
 Natanael Cunha, coordenador do Promaben, acompanhou toda a visita do BID e falou sobre o início das obras. “Demos início ao primeiro trecho da obra. As negociações com as famílias que serão remanejadas também já começaram. Os benefícios poderão ser visto por todas as pessoas que moram em Belém. As ruas não ficarão mais alagadas e o trânsito fluirá bem melhor com a duplicação das pistas da Bernardo Sayão”, explica o coordenador.
 A especialista em saneamento, Cláudia Nery, falou sobre o objetivo da visita e sobre o projeto. “Esse é um projeto complexo, que tem muitas especificidades, mas acreditamos no sucesso da obra. Ouvimos alguns moradores, conversamos com os engenheiros responsáveis e ajustamos alguns detalhes da execução da obra. Nossa missão é acompanhar todas as etapas do projeto e colaborar com o trabalho da Prefeitura de Belém. Acreditamos que ao final da obra todos os moradores da Bernardo Sayão ficarão satisfeitos com o resultado da obra”, disse Cláudia Nery.
 Promaben - As obras na Sub-Bacia 1, na Bacia da Estrada Nova, fazem parte de um grande projeto da Prefeitura de Belém (PMB), com 50% de verba municipal e 50% de verbas financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de empréstimo contraído pela PMB. A Sub-Bacia I corresponde ao Canal da Bernardo Sayão, que vai da Veiga Cabral até a Rua Fernando Guilhon.
 Serão executadas obras de recuperação e implantação dos sistemas de drenagem, abastecimentos de água, coleta e disposição de águas servidas, construção de vias, educação sanitária e ambiental. O programa prevê ainda ações de melhoria das condições de moradia, através de ordenamento urbano, regularização da posse da terra e implementação de áreas de recreação, além das ações voltadas para a sustentabilidade social e institucional do programa. Será construída também uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...