Total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Santa Casa completa 361 anos de história com programação especial

O Hospital Santa Casa de Misericórdia completa na próxima terça-feira (24), 361 anos de trabalhos voltados à comunidade. Para comemorar a data haverá uma programação especial nos dias 24 e 25, na área interna do hospital. A Santa Casa é a mais antiga instituição de saúde do Norte do Brasil.
No dia do aniversário (24), às 8h, acontece a celebração de uma missa na capela do hospital; em seguida o coral da instituição "Saúde e Vida" se apresenta no auditório. Após a apresentação do coral, a médica Célia Koury fará a palestra "Riscos Ocupacionais e Saúde do Trabalhador". No final da manhã, o engenheiro Paulo Gama ministra palestra aos servidores sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Na sexta-feira (25), a programação acontece pela parte da tarde, com a entrega de certificados aos servidores mais antigos do hospital e que muito têm contribuído com a história da instituição. Às 15h30, no auditório, o psicólogo Thiago Costa faz um diálogo com os servidores sobre a importância da motivação no trabalho.
Durante os dois dias do evento, haverá apresentações culturais, além da visitação ao museu do hospital, que resgata a história da Santa Casa. Ficou estabelecido pela organização do evento que as crianças que nascerem na maternidade no dia do aniversário do hospital vão receber uma cesta infantil.
O hospital possui 371 leitos, distribuídos pelas unidades de Obstetrícia, Neonatologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Pediatria. A Santa Casa tem uma das maiores maternidades do país, com 110 leitos e uma equipe de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Em média nascem 25 crianças por dia na maternidade.
História - A Santa Casa de Misericórdia foi fundada no Pará em 1650, seguindo o exemplo da Irmandade da Misericórdia de Lisboa (Portugal). Desde 1900, a atual Fundação Santa Casa funciona onde, na época, foi inaugurado pelo governador José Paes de Carvalho o Hospital da Caridade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, no bairro do Umarizal.
Em 1990, cem anos após a primeira intervenção do Poder Público, o então governador Hélio Mota Gueiros assinou e publicou a Lei Complementar 003/1990, de 26 de abril de 1990, autorizando o Poder Executivo a transformar a Santa Casa em Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), com autonomia administrativa e financeira.
Ainda em 1990 foram sancionadas as Leis 8.080 e 8.142, que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988. A Santa Casa passou a atender pacientes do SUS, assegurando o acesso universal e igualitário à população.
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará é hoje um hospital geral que, além de desenvolver atividades voltadas à assistência à saúde, atua nas áreas de ensino, pesquisa e vigilância à saúde, e ainda desenvolve programas prioritários, como os de atendimento às Vítimas de Escalpelamento (Paives) e o a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual (Pró-Paz), entre outros.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...