Total de visualizações de página

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Secretário de Pesca e Aquicultura negocia recursos para o Estado em Brasília

O Secretário da Pesca e Agricultura do Estado do Pará, Asdrubal Bentes, foi recebido em audiência pela Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati, na terça-feira, dia 15, para discutir o trabalho conjunto da Sepaq com o MPA no Estado do Pará. Na reunião ficou acertado que os convênios cujos recursos já foram empenhados serão liberados tão logo seja feito o detalhamento do Orçamento da União, cujo decreto está previsto para ser publicado no próximo dia 21.
Por outro lado, a liberação dos recursos provenientes de emendas parlamentares, da bancada e individuais, vai depender do corte de 50 bilhões autorizado pela presidente Dilma Roussef.
Na oportunidade, foram discutidos, também, alguns gargalos que entravam a atividade pesqueira no Pará, entre eles a licença ambiental, o recadastramento dos pescadores artesanais, a liberação para a criação de outras espécies no lago de Tucuruí, fomento à carcinicultura marinha, apoio às Colônias de Pescadores, a necessidade da criação de infraestrutura de desembarque do pescado nos municípios e o incentivo à atividade empresarial, sendo proposta a criação de uma linha de crédito especial, que atenderia também a aqüicultura familiar.
Por determinação da ministra, os pleitos da Sepaq foram encaminhados ao Secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Felipe Matias, e ao Secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, Eloy de Sousa Araujo, com quem Asdrúbal já reuniu e iniciou os entendimentos. Nesta quarta-feira (16), pela manhã, o secretário Asdrubal Bentes terá encontro com um representante do MPA e o Diretor Ademar Palocci, da Eletronorte, na busca de solução para alguns gargalos da atividade no lago de Tucuruí, entre elas a possibilidade da criação de outras espécies além da pirapitinga.
Asdrúbal declarou que sua viagem a Brasília foi proveitosa e enalteceu a disposição e a visão da Ministra Ideli Salvati. "Creio que iniciamos um novo ciclo na pesca e aquicultura no Pará. O apoio do governador Simão Jatene e a parceria que a ministra está disposta a fazer com a Sepaq são fundamentais para que o nosso Estado implemente esta atividade, explorando sua inestimável potencialidade e a excepcional situação geográfica. Não tenho dúvida que o Pará que, de fato, já é o maior produtor de pescado do país, produzirá muito mais com o aproveitamento racional de seu grande potencial", finalizou Asdrúbal.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...