A presidente da Fundação Hemopa, Luciana Maradei, e sua diretoria, parabeniza os Ouvidores do Brasil, especialmente os que atuam no Serviço de Ouvidoria do hemocentro, instalado desde 2004. Esses profissionais tiveram seu dia comemorado na quarta-feira passada, 16. No hemocentro, a Ouvidoria disponibiliza vários canais de acesso aos seus usuários: presencial, formulário, on line, email e 0800. Em 2010, o serviço obteve 1.360 acessos, a maioria deles em busca de informações sobre os serviços prestados pelo hemocentro.
Segundo a responsável pela atividade no hemocentro, a socióloga Silvânia Assunção, que conta com a colaboração da psicóloga Priscila Miranda Menezes, a atividade vem sofrendo melhorias constantes para garantir a qualidade do atendimento aos seus usuários, contribuindo dessa forma para a democratização e transparência das ações e agilidade nas resposta aos anseios da sociedade.
Dos atendimentos efetuados ano passo, 555 foram por meio do 0800; 458 através de email; e 133 on line; e o restante por meio de formulários e presencial. Dos acessos disponibilizados, Silvânia Assunção destacou a necessidade de divulgação do meio on line. "É uma manifestação em tempo real que oferece também número de protocolo para acompanhamento. É uma forma de contato semelhante ao mundialmente conhecido MSN", comentou, enfatizando a agilidade para aqueles que têm a internet como principal ferramenta de comunicação. O usuário tem acesso on line através do site do Hemopa.
O Dia do Ouvidor foi criado em 2001, durante o VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman realizado em Recife (PE). Essa data, 16 de março, também marca a criação da Associação Brasileira de Ouvidores, no ano de 1995, em João Pessoa. Hoje, a ABO possui cerca de 770 associados em todo país.
As ouvidorias surgiram no Brasil como reflexo do processo de redemocratização e ganharam mais força com o Código de Defesa do Consumidor. São estruturas que favorecem o controle sobre o setor público através do acolhimento de manifestações da sociedade. No mundo, sua origem remonta ao império chinês, que abriu os primeiros canais para reclamações do povo contra as injustiças da administração pública.
Mas foi na Suécia no início do século XIX que o ouvidor ou ombudsman surgiu no formato atual. O primeiro ombudsman brasileiro que se tem notícia apareceu em 1989, instituído pelo jornal Folha de São Paulo. Hoje, estima-se que no setor público existam pelo menos 120 ouvidorias, estruturadas pela Ouvidoria Geral da União (órgão ligado a Controladoria Geral da União - CGU).
Vera Rojas - Ascom Hemopa
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