Total de visualizações de página

quinta-feira, março 03, 2011

Participantes do Rallye Iles Du Soleil chegam ao Pará

Um grupo de 26 embarcações conduzidas por tripulações de cinco países europeus - França, Suíça, Alemanha, Itália e Espanha - começou a chegar nesta quarta-feira (02) ao município de Soure, na ilha do Marajó. São todos participantes do Rallye Iles Du Soleil, excursão náutica que tem no Pará, último estado brasileiro incluído no roteiro, seu maior percurso e que ganha o nome de Transamazone ao entrar em águas regionais. No estado, a excursão percorrerá oito municípios, incluindo a capital, e terá duração de 45 dias. Do Pará, o grupo seguirá para a Guiana Francesa.
Este ano, o Rallye Iles Du Soleil voltou a ter apoio especial do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), por tratar-se de um evento que traz importantes incentivos tanto para o esporte quanto para o turismo regional. Os preparativos para a chegada do grupo começaram há duas semanas e incluíram uma reunião, coordenada pela Seel, com representantes de vários órgãos de governo e da Capitania dos Portos para definir ações que garantissem a segurança dos velejadores enquanto estiverem navegando em águas paraenses.
A programação do grupo em Soure, nestas quarta e quinta-feira, inclui visita às fazendas Sanjo e Nossa Senhora do Carmo. Na sexta-feira (4), os integrantes da excursão assistem a um show folclórico no trapiche da cidade, organizado pelo Governo do Estado e pela prefeitura local. No dia 8 o grupo chega a Belém e no dia 17 participa de um coquetel com secretários de Estado e representantes do trade turístico, oferecido pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e pela Coordenadoria de Turismo do Município de Belém (Belemtur).
Trajeto - Segundo o coordenador operacional do evento no Brasil, Nicholas Tiphagne, o Pará é o ponto alto do roteiro. "Uma vez que a questão da logística e da segurança foi garantida, decidimos levar os participantes para conhecer lugares que possuem atrativos naturais e culturais, o que há de sobra aqui. Por isso, esta parte do nosso itinerário é muito aguardada pelo grupo", disse. "Tanto que o rallye ganha a denominação de Transamazone quando chega ao Pará, porque aqui estão várias faces desse mundo chamado Amazônia", frisou.
A maioria dos participantes está vindo à Amazônia pela primeira vez com a expectativa de conhecer a região e suas peculiaridades na culinária, cultura, música e artesanato. No Pará, a expedição começa por Soure, passando por Belém, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Porto de Moz, Almeirim e Santarém, terminando em Afuá, cidade eleita pelos participantes de rallyes anteriores como a mais "charmosa e acolhedora" de todo o percurso.
A aventura marítima iniciou em outubro do ano passado e já percorreu as ilhas da Madeira e de Cabo Verde, Marrocos e Senegal. No Brasil, as cidades visitadas foram João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Fernando de Noronha e a comunidade de Luis Corrêa, na região do delta do rio Parnaíba, no Piauí.
Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...