Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 20, 2011

Crianças participam de programação especial de Páscoa no HPSM Mário Pinotti

Por Renata Reis / Fotos: Paulo Akira
Com o compromisso de melhorar e o dever de humanizar cada vez mais o atendimento e conforto das 29 crianças internadas na pediatria, o Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM da 14 de Março) realizou, na tarde desta terça-feira (19), uma celebração especial de Páscoa.
Como as crianças internadas passam por uma dieta médica especial e não podem comer o tradicional ovo de chocolate da Páscoa, o setor de Terapia Ocupacional do hospital preparou uma atividade especial, envolvendo técnicos da Referência em Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que ensinaram técnicas de escovação e distribuíram kits de saúde a mães e crianças, com material educativo, escova e pasta de dente e fio dental.
Máscaras e orelhinhas de coelhos foram distribuídas para todas as crianças. Elas receberam tinta, canetinhas e lápis de cor para colorir as suas máscaras. A equipe de educação em saúde explicou que uma escovação adequada pode prevenir diversas doenças e evitar a internação de crianças.
O evento faz parte do projeto “Educação em saúde hábitos de higiene”, desenvolvido pela equipe da Terapia Ocupacional do HPSM da 14 de Março. Segundo a terapeuta Socorro Marques, uma das organizadoras da ação, o projeto também engloba outros hábitos saudáveis, além da escovação, que serão trabalhados posteriormente com as crianças internadas. “Também desenvolvemos o projeto de prevenção a acidentes domésticos com crianças, orientando mães e as próprias crianças em como evitar e se proteger de acidentes domésticos”, afirma.
As terapeutas do hospital realizam um trabalho diário com as crianças internadas, com cronogramas específicos de atendimento, atividades diferenciadas de pintura, desenho, entre outras, educação em saúde, oficinas com as mães, além de alongamento e dinâmica com os acompanhantes das crianças. “Com as dinâmicas, observamos que a evolução do quadro clínico melhora em 100%. Com as brincadeiras, atividades de pintura e desenhos, as crianças têm uma reabilitação mais rápida e conseguimos um ambiente hospitalar mais humanizado”, explica Socorro.
As mães e crianças aprovam as atividades desenvolvidas pelas terapeutas. “O desenho e a pintura ajuda a distrair a criança e a passar o tempo no hospital. Por vezes, elas acabam esquecendo do ambiente onde estão”, afirma Janete Nazaré, mãe de Brena, de 6 anos. Ela está acompanhando a sua filha desde a última sexta-feira, quando Brena foi vítima de atropelamento e ainda não tem previsão de alta.
Humanização: Quando foi inaugurada a nova pediatria do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (14 de Março), no dia 31 março deste ano, ficou claro que o novo ambiente traria mudanças no que se refere ao atendimento pediátrico em Belém. Novo espaço, novos aparelhos, espaço lúdico para as crianças brincarem e aprenderem, visando unicamente à humanização do atendimento e o bem estar dos pequenos pacientes do hospital.
A terapia ocupacional utiliza atividades lúdicas , expressivas, verbalizadas e outras, que permitem ao paciente conseguir a recuperação ou contribuem para minimizar os aspectos da hospitalização. No caso das crianças, a atividade proporciona uma vivência de situações próprias de sua idade. O terapeuta não visa somente a brincadeira e a ocupação, mas estará atento a dificuldade expressada durante o brincar, reabilitando, a medida do possível, suas funções e minimizando seus sofrimentos e angústias.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...