Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 20, 2011

IAP homenageia Elizabeth Taylor com exibição de "Cerimônia Secreta"

Local: Instituto de Artes do Pará
Endereço: Praça Justo Chermont, nº 236
Data: 25/04/2011 19:00:00
Contatos: Jeferson Medeiros (91) 4006-2918
O Cine Clube do Instituto de Artes do Pará apresenta, no dia 25, o filme "Cerimônia Secreta" (Secret Cerimony - Ingl.1968), com uma homenagem da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e da Associação Brasileira dos Documentaristas e Curta-metragistas (ABDeC-Seção Pará) à atriz Elizabeth Taylor, que faleceu recentemente.
Com direção de Joseph Losey e baseado no conto de Marco Denevi, o filme traz no elenco, além de Taylor, Mia Farrow, Robert Mitchum, Peggy Ascroft e Pamela Brown. O roteiro conta a história da prostituta Leonora (Elizabeth Taylor), que quase todos os dias vai ao cemitério depositar flores na sepultura da filha caçula. Em uma viagem de ônibus ela encontra Cenci (Mia Farrow), que a chama de mãe e passa a manter com ela uma relação que coincide sentimentos. Quando surge o padrasto de Cenci, o oportunista Albert (Mitchum), a situação ganha uma dramaticidade imprevísivel.
O filme também traz uma história por trás das câmeras. O diretor Joseph Losey, americano, isolou-se na Inglaterra fugindo do "maccarthismo", a perseguição aos artistas de esquerda. Nos estudos londrinos fez vários filmes de bom nível e neste - que candidatou Mia Farrow ao "Bafta" (maior prêmio do cinema inglês) - ele dividiu opiniões da crítica. A norte-americana achava, em sua maioria, que se tratava de "um filme de terror". Já a francesa via a produção como "um drama gótico e incestuoso "com elogios especiais ao desempenho de Robert Mitchum e Elizabeth Taylor. Na filmografia do diretor o filme está entre os mais controversos e sedutores.
Antes do filme será exibido o curtametragem "O Pátio", de Glauber Rocha. Após a exibição de "Cerimônia Secreta", haverá um debate entre o público e críticos da ACCPA.
Serviço: Sessão ACCPA/IAP
"Cerimônia Secreta" - Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP)
Segunda-feira, dia 25, às 19h, com entrada franca
Inadequado para menores de 10 anos

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...