Total de visualizações de página

quarta-feira, junho 08, 2011

Alimentos saudáveis ganham destaque com Feira de orgânicos na Semana de Meio Ambiente

A já tradicional Feira de Orgânicos promovida pela Secretaria Municipal de Economia nas Praças de Belém marcará o encerramento da programação da Semana de Meio ambiente na Praça Brasil, a partir das sete horas da manhã de sábado, 11.
Em todo o Estado, a Prefeitura de Belém, em parceria com a Associação Pará Orgânicos, é a única a potencializar a comercialização de produtos orgânicos e a oferecer cursos de manipulação e empreendedorismo aos produtores da Região Metropolitana, Ilhas e municípios vizinhos.
A agricultora Dianira Pereira moradora da comunidade de Campo Limpo, em Santo Antônio do Tauá, participou dos cursos em Belém, onde aprendeu alternativas para eliminar o uso de agrotóxico na produção. “Abracei a oportunidade porque está na hora de fazer alguma coisa pelo planeta. Nos primeiros anos tivemos muitas dificuldades, porque precisávamos ir todos os dias para o campo. Hoje, mais de 30 famílias sobrevivem da venda de orgânicos”, comemora. 
Dentre os produtos orgânicos, os que mais chamam atenção do público são os cosméticos: óleo de buriti, sabonete de copaíba e cupuaçu, óleo de castanha-do-pará, hidratante corporal e outros produtos inteiramente naturais.
O agricultor Nazareno Neves comemora o aumento das vendas. “Antes a gente não tinha divulgação e agora que já temos o nosso espaço todos os meses, somos estimulados a vender mais. Nossa renda cresceu e isso é bom porque o custo para produzir alimentos orgânicos não é baixo”, explica.
Na feira realizada no dia 04 de junho, mais de 20 produtores rurais participaram. Quem passou por lá teve a oportunidade de consumir produtos frescos e de qualidade. “Já foi comprovado que os produtos orgânicos fazem bem pra saúde, por isso, quando tem feira por aqui, não perco a oportunidade de levar para casa frutas e legumes”, disse a bancária Elita Duarte.
No domingo (05), Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado com mais um dia de feira ecologicamente correta e saudável na Praça Batista Campos que recebeu ainda várias atrações educativas. Além de comprar verduras e hortaliças frescas, o público pôde tomar um café com esfirra integral de legumes, pastel de soja, pão de cebola e sucos de frutas.

Texto: Ascom/ Secon
Fotos Alzyr Quaresma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...