Alunos do 5º e 6º semestres de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) participaram, nesta quarta-feira, 8, de mais uma atividade prevista no seminário integrador, promovido pela coordenação do curso. Os acadêmicos visitaram a Escola de Ensino Fundamental Paulo Maranhão, no bairro do Guamá, onde conversaram com funcionários e alunos para alertá-los sobre o risco de transmissão de males como hepatite, parasitoses intestinais, toxoplasmose hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Além de palestras, os alunos da UEPA distribuíram panfletos explicativos e preservativos sexuais, e também promoveram dinâmicas recreativas e peças teatrais. Para o funcionário Ney Silva, 32 anos, a iniciativa dos acadêmicos foi bastante positiva. "É muito legal esse tipo de trabalho, acho que se acontecesse mais vezes, não só aqui, mas em outros lugares, com certeza teríamos mais pessoas informadas e menos doentes", declarou.
"Esse tipo de atividade é essencial tanto por nos permitir integrar os conhecimentos de várias disciplinas quanto pelo fato de nos colocar perto do público, unindo teoria e prática ao mesmo tempo", explicou Lenna Pereira, 23 anos, aluna do 6º semestre de Enfermagem. "Fazer isso dentro de uma escola é sempre muito interessante, porque nos dá a oportunidade de lidar com um público que necessita muito de informação, principalmente sobre doenças que podem ser transmitidas pela prática sexual, que incluem as próprias DSTs, a hepatite e outras", opina Laíse Carvalho, 21 anos, também acadêmica de Enfermagem.
"O principal benefício desse projeto, além da integração das disciplinas, é permitir ao aluno colocar a teoria em prática. Hoje é um dia em que não houve aula na escola, os estudantes vieram apenas pegar provas e boletins. Mas por conta da presença dos universitários muitos acabaram ficando para participar das atividades", relatou a professora Nazaré Oliveira, que ministra a disciplina de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e também acompanhou a ação.
Durante toda a semana, os futuros enfermeiros repetiram a prática em diferentes espaços, como o Centro Saúde Escola (CSE) do Marco, o Hospital Ofir Loyola (HOL), o Hospital Universitário Barros Barreto, a Praça Batista Campos e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Jurunas.
Carolina Menezes - Ascom/UEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário