Cerca de 3900 profissionais em 476 postos continuam trabalhando na Campanha Nacional de Multivacinação contra a poliomielite, que teve início no dia 13 de junho e se estenderá até o próximo dia 24, imunizando crianças com até cinco anos de vida.
Em Belém, o “Dia D” da campanha nacional foi realizado, neste sábado (18), com abertura oficial na Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Marambaia. A programação contou com a presença do prefeito de Belém, Duciomar Costa, e da secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos.
A meta de vacinação para a campanha deste ano é de 106.148 crianças. A vacina oral contra a Poliomielite, a famosa “gotinha”, é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença.
A vacinação é realizada em todas as Unidades Municipais de Saúde, Unidades do Programa Saúde da Família, além dos 25 postos volantes terrestres que funcionarão somente no “Dia D” da campanha, em shoppings, supermercados, museus e mais 16 postos fluviais que irão atender a população ribeirinha e das ilhas.
Neste sábado, além das Unidades Municipais de Saúde, para o “Dia D” também foram montados postos fixos para aplicação de vacinas no Supermercado Yamada (Pátio Belém), Supermercado Nazaré, Líder Canudos, Líder Doca, Líder Top, CASSI, Igreja Batista I e II, Praça Batista Campos, Visão Play, URES Presidente Vargas, Clube do Remo.
A imunização em massa contribui para a melhoria da cobertura vacinal dos serviços de rotina pela disponibilidade de postos, implementação da Rede Pública de Saúde e sensibilização da sociedade para os benefícios da proteção, através da educação em saúde. Também será disponibilizada a Vacina Dupla Adulta, que previne contra tétano neonatal, voltada a população a partir de sete anos de idade, principalmente para mulheres em idade fértil, além da segunda dose da vacina contra gripe, para crianças menores de dois anos de vida.
Cleide Mercês, mãe de Caroline e Amanda, de nove meses e dois anos, respectivamente, se informou sobre a campanha através da mídia. “Soube da campanha pela TV e logo me organizei para trazer minhas filhas para que elas fossem imunizadas contra a paralisia infantil. Minha filha de nove meses, além da vacina contra poliomielite, também tomou contra a febre amarela, que fica disponível aqui na Unidade. Estou satisfeita”, disse.
Dados do Ministério da Saúde mostram que o último registro da doença foi em 1989 na Paraíba e que o Brasil recebeu o título de erradicação da poliomielite em 1994. O Ministério também recomenda aos pais, que crianças que estejam com febre ou algum tipo de infecção, procurem atendimento médico antes de a criança receber a “gotinha”, pois sob orientação profissional, a vacinação da criança pode ser adiada para quando ela estiver em melhor estado de saúde.
Exclusivamente no domingo (19) serão montados postos fixos na Praça Batista Campos, Praça da República, Bosque Rodrigues Alves, Museu Emílio Goeldi, Igreja Assembléia de Deus, Igreja Batista, Praça do Horto, Igreja Santa Cruz, Líder Canudos e Clube do Remo.
Texto: Denise Silva - Ascom Sesma
Fotos: Adriano Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário