Total de visualizações de página

sábado, junho 25, 2011

Boi e cordões fecham festival Junino de Icoaraci

Uma grande manifestação folclórica vai fechar a programação do Festival Junino do distrito de Icoaraci, a partir das 17h, deste domingo (26), no Pontão do Cruzeiro. A programação conta com apresentações do Cordão de Pássaro Guará, Cordão de Peixe Bacu, Cordão de Bicho Leão Dourado e o Boi Bumbá Rosa Branca.
O Arraial Junino de Icoaraci - "Folclore em Toda  Parte – Cultura Pra Toda Gente" é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).
O Cordão de Bichos Leão Dourado já existe desde 1969. A brincadeira do “Leão Dourado” se transformou numa tradição familiar, uma das responsáveis pela conservação da cultura popular em Icoaraci. Os 35 integrantes são do bairro do Paracuri, e dos distritos de Outeiro e Cotijuba.
O Cordão do Bacu foi criado em 1998 como uma tentativa de integrar as crianças da região à cultura paraense. O nome do cordão veio como um retrato da situação dos moradores, que vivem em palafitas ao longo do rio Maguari.
Boi-Bumbá Rosa Branca iniciou seus trabalhos no fim da década de 70 com a brincadeira de um grupo de crianças que confeccionaram um Boi-Bumbá. Este ano levam à rua a comédia: “A Viagem do Fazendeiro”, prometendo divertir o público com as cores e o rico folclore de Icoaraci.

Texto: Ronaldo Quadros - Ascom Adic

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...