Total de visualizações de página

terça-feira, junho 21, 2011

Crianças aprendem a dizer não às drogas em Santarém

Um auditório lotado com 558 crianças santarenas que aprenderam a dizer não às drogas. Foi com esse cenário que o governador Simão Jatene participou na manhã desta terça-feira (21), da cerimônia de formação de crianças e adolescentes que fazem parte do Programa Nacional de Resistência às Drogas (Proerd).
O programa, que tem duração de quatro meses, é ministrado por policiais militares devidamente selecionados e capacitados, que uma vez por semana saem da rotina pesada das ruas e vão para as salas de aula. “Nós vamos para as escolas públicas e falamos sobre o que os estudantes devem fazer para evitar a aproximação com as drogas. Mostramos que elas devem se esforçar para sempre fazer o melhor e buscar o melhor”, disse o soldado Alci Cunha, que participa há três anos do projeto.
Durante a cerimônia, o governador teve uma conversa descontraída com os estudantes. Parabenizou todos os envolvidos no programa, vestiu a camisa do projeto e cantou junto com centenas de meninos e meninas o hino dos “Proerdianos”. “Só tenho a agradecer aos diretores, policiais, professores, alunos e familiares que são responsáveis pelo sucesso desse projeto maravilhoso”, afirmou o governador.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Solano, anunciou que o Proerd no Pará já faz parte do orçamento da Polícia Militar e que o objetivo do governo é expandir e fazer com que o programa cresça e capacite um número cada vez maior de crianças e adolescentes em todo o Pará.
A estudante Eucileida Souza, 10 anos, foi premiada por ter feito a melhor redação sobre o que aprendeu no programa. “Eu aprendi que devemos dizer não nas horas certas e sempre procurar boas companhias. Tudo que eu aprendi eu repassei para meus amigos e meus pais”.
Conteúdo: Os conteúdos do Proerd são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos. Nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. O programa também é direcionado à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.
O Proerd é nacional, no Pará já se faz presente em cinco municípios, entre eles, a pérola do Tapajós. O secretário de segurança pública, Luiz Fernandes, a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene, o vice governador Helenilson Pontes e a esposa do governador, Ana Jatene, também participaram da cerimônia.

Bruna Campos - Da Secom em Santarém

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...