Organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) junto com a prefeitura municipal de Inhangapi, nordeste paraense, o V Festival Pró-Ambiente de Inhangapi, o Pró-Pirá deste ano promete ser de grande sucesso. Marcado para acontecer nos dias 16 e 17 deste mês, o evento maior reúne outras cinco atividades específicas.
Com o tema “Meio Ambiente: Fonte de Vida”, o Pró-Pirá congrega: Campanha de Limpeza e Proteção do Rio Inhangapi; Concurso de Jardinagem de Inhangapí; IV Oficina Pró–Pirá – Educação Ambiental Aquática para crianças e adolescentes; VI Expo-Flor – Exposição de Flores e Plantas nativas de Inhangapí; VIII Expo-Pirá – Exposição de Peixes Nativos da Bacia do Rio Inhangapi.
O técnico da Emater responsável pelo evento, o médico veterinário Kenji Oikawa, revelou que várias atividades acontecem nas semanas que antecedem os dois grandes dias. Por exemplo, as oficinas voltadas para a “Educação Ambiental Aquática para crianças e adolescentes”, 100% das escolas municipais e estaduais aderiram ao movimento de promover a educação ambiental nos alunos matriculados. “Cerca de 80% da população de Inhangapi vive na zona rural do município. Este conhecimento repassado ainda na escola com certeza vai formar cidadãos preocupados com o meio ambiente, principalmente do nosso município”, afirmou Kenji Oikawa.
Já sobre a “Campanha de Limpeza e Proteção do Rio Inhangapí”, o técnico da Emater explicou que o trabalho de conscientização junto à comunidade ribeirinha já acontece há bastante tempo. Mas que para o evento do Pró-Pirá foi acertado uma surpresa de impacto aos participantes. Sacos de lixo de 60 quilos foram distribuídos para 30 pescadores e moradores das margens do rio Inhangapí recolham o lixo que bóiam nos rios.
Ainda segundo o médico veterinário, todo o material recolhido pelos ribeirinhos será exposto no centro do espaço cultural. “As pessoas irão se chocar ao se deparar com a quantidade de lixo que será retirada do nosso rio. Mesmo a localidade sendo de balneário, os que trabalham nessa ação serão também os maiores beneficiários, já que vivem da pesca”. Durante o evento acontece também o segundo Concurso de Jardinagem de Inhangapi. Nesta edição serão cerca de 30 participantes com premiação para os três primeiros lugares.
Pró-Pirá
O Pró-Pirá é um projeto piloto concebido em 2003 pelo governo do estado, durante o primeiro mandato do atual governador Simão Jatene, e executado pela Emater- Pará com o objetivo de restabelecer a fauna aquática das microbacias hidrográficas do Estado. Em 2005, em virtude do trabalho de desenvolvimento sustentável da Amazônia, o governo japonês, firmou um acordo de cooperação técnica, através da Agencia de Cooperação Internacional do Japão – JICA por três anos. Em 2007 foi criado o I Festival Pró-Ambiente de Inhangapi.
*Pirá: significa “peixe” em língua indígena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário