Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 09, 2011

Fundação Santa Casa e Hemopa promovem campanha de doação de sangue

Foi aberta no dia 8 de junho a primeira campanha de doação de sangue realizada nas dependências da Fundação Santa Casa. Promovida em parceria com a Fundação Hemopa, a iniciativa tem por meta reforçar o estoque de sangue e captar novos doadores. Pelo menos 100 voluntários, entre funcionários, familiares e visitantes, foram estimulados a participar.
Segundo a assistente social do Hemopa e coordenadora da campanha, Nazaré Veríssimo, a vantagem de se colocar em prática esse tipo de ação - ambientada no próprio hospital - é que isso facilita o acesso de familiares e amigos de pacientes, muitos deles provenientes do interior e por isso mesmo com pouco acesso a postos de doação.
"A campanha tem como objetivo garantir a reposição do sangue utilizado pelo hospital, já que isso não se compra e nem se produz em outro lugar, a não ser no corpo humano, e os pacientes da Santa Casa precisam muito desse componente. Em média, são feitas de 500 a 600 transfusões por mês”, declara Nazaré Veríssimo.
A campanha transcorreu durante toda a quarta-feira e prosseguiu nesta quinta. A assistente social lembra que não é apenas em campanhas que podem ser feitas doações. Ela incentiva tanto familiares e amigos de pacientes como qualquer cidadão comum que queria ou esteja em condições de doar a se dirigir à sede do Hemopa em Belém ou no interior (Castanhal, Santarém e Marabá).
Doação: Qualquer pessoa saudável com idade entre 18 e 65 anos e com peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. Basta se dirigir à Fundação Hemopa, localizada na Trav. Padre Eutíquio, nº 2109, em Belém, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. O candidato à doação será avaliado por uma equipe médica, que verificará se o mesmo atende a alguns pré-requisitos, como:
- Estar alimentado;
- Se mulher, deve estar fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter tido Dengue há menos de 1 mês;
- Não ter tido gripe ou febre há menos de 15 dias;
- Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;
- Não ter estado em área endêmica de Malária, há menos de 6 meses;
- Pessoas sem risco de terem sido expostas ao vírus da AIDS;
- É obrigatório apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial. (Ex: Identidade, Carteira profissional, Reservista, Conselhos de classe);
- Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.

Alessandro Borges - Ascom/FSC

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...