Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 23, 2011

Governador entrega novas instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) conta com 15 novas máquinas de hemodiálise, totalizando agora 27 equipamentos - que suplantam a demanda de renais crônicos da região oeste, atendendo não apenas Santarém, como outros 19 municípios da região -, além de um setor completo de fisioterapia para o tratamento de lesões acarretadas pelo câncer.  A entrega dos equipamentos e inauguração do centro fisioterápico aconteceu na última quarta-feira, 22, com a presença do governador Simão Jatene.
“Esse é um momento de celebrar a vida. Sabemos que os renais crônicos necessitam dessas máquinas para viver melhor, e disponibilizá-las significa garantir condições para que essas pessoas possam lutar contra a doença e ter uma vida mais digna. Sendo assim, o meu sentimento é de felicidade, por estar contribuindo para que tantas delas possam ter essa qualidade de vida”.
A inauguração também resgata um compromisso assumido há três meses, na agenda mínima de governo. Hoje a demanda de pacientes renais que necessitam de atendimento no HRBA é de 32 vagas; com a nova estrutura o número de leitos disponíveis sobe para 90. O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, informou ainda que a partir do mês de junho todos pacientes dos 19 municípios da região, além de Altamira, não precisarão mais se deslocar para Belém para tratamento de câncer. Segundo ele, com a reestruturação do hospital será possível oferecer tratamento cirúrgico, quimioterápico, radioterápico ou braquiterápico no próprio Hospital Regional.
“Vamos ampliar alguns serviços, como o de neurologia e neurocirugia, e também estamos iniciando o atendimento na área cardiológica. Este mês já foram implantados marcapassos em diversos pacientes, que outrora necessitavam viajar para Belém para fazer esse tipo de intervenção. Outro avanço é a ampliação de vagas para UTI, das 7 atuais para 20, a fim de que possamos efetivar, até o ano que vem, a realização de cirurgias cardíacas e oncológicas, assim como os transplantes”, disse o secretário.

A equipe responsável pelo transporte dos
órgãos até os pacientes em outros Estados
FOTOS: CRISTINO MARTINS/ AG. PARÁ

Na ocasião o diretor do HRBA, Heberth Moreshi, agradeceu a Simão Jatene pela contribuição para o setor da saúde na região com a construção do Hospital Regional, ainda em sua primeira gestão, e agora com a ampliação da unidade, entregando ao governador uma placa comemorativa. “Durante todo o ano passado o Pará enfrentou problemas com relação à situação dos renais crônicos. Mesmo ciente desta situação, o governador não se omitiu e disse publicamente que em 90 dias o problema estaria resolvido. Hoje estamos aqui, noventa dias após o seu pronunciamento, inaugurando e tornando esse momento histórico. Esse é o tipo de ação que nossa população quer e necessita, por isso queremos dar os nossos parabéns”, disse.
O presidente da Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará, Miguel Maciel, também prestou homenagem ao governador com a entrega de uma placa em agradecimento pela atenção com os pacientes renais. “Agradeço ao governador pela competência e sensibilidade para com o povo do oeste do Pará, demonstrada aqui com a implantação do Centro Renal de Terapia Substitutiva e do Centro de Fisioterapia. Quem vive a realidade desses problemas sabe o quanto isso pode ajudar na melhoria da nossa qualidade de vida”, disse.
O vice-governador Helenison Pontes também foi homenageado por sua colaboração à área da saúde pelo diretor operacional da Pró-Saúde, Agnaldo Correa. Já o secretário de Saúde, Hélio Franco, foi homenageado pela diretora da regional da Sespa, Eliane Miranda, pela forma como vem conduzindo as ações da Sespa naquela região.
Referência - O diretor do HRBA disse ainda, que dos 48 serviços previstos inicialmente para o hospital, 46 já estão em pleno funcionamento. O HRBA recebeu o reconhecimento da direção de Urgência e Emergência da Sespa como o hospital mais resolutivo do Pará, e também o reconhecimento do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer com o título de ‘Unidade de Alta Complexidade de Oncologia’. “A partir de 2012, faremos do Hospital Regional do Baixo Amazonas um pólo de formação de profissionais de Saúde”, assegurou.
Prevenção - O maior número de internações no país atualmente se dá por conta da hipertensão ou do diabetes e suas conseqüências. São  casos que, na sua maioria, poderiam ser tratados com atenção básica se houvesse uma cultura preventiva de saúde por parte dessas pessoas. De acordo com o secretário de saúde, 20% de toda população acima de 40 anos apresenta hipertensão arterial. "Por se tratar de uma doença silenciosa, se não for diagnosticada a tempo e tratada adequadamente com medicamentos e com uma mudança de comportamento, ela só será descoberta quando acontecer um derrame", alerta.
No caso do diabetes, 8% da população mundial possui a doença e não se sabe. “A solução para diminuição desses números é fazer o tratamento preventivo. Mais de 95% das pessoas que hoje necessitam de hemodiálise são aquelas que não trataram corretamente a hipertensão. A população precisar estar atentar para a prevenção dessas doenças”, destacou o titular da Sespa, lembrando que os medicamentos tanto para hipertensão como para diabetes distribuídos gratuitamente pela rede pública de saúde.

Manuela Viana - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...