Total de visualizações de página

sexta-feira, junho 24, 2011

GOVERNO EM SANTARÉM: Santarém torna-se novo polo de oncologia do Pará

O estado do Pará possui um novo pólo oncológico, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) Dr. Waldemar Penna, no município de Santarém, no oeste do estado.  O hospital possui uma estrutura que o torna uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), título concedido pelo Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde. E com a autorização de novos serviços e estrutura, anunciada pelo governo do estado, no último dia 22, o HRBA poderá atender além da região oeste, outros municípios do Pará e dividir a demanda com o Hospital Ophir Loyola.
O governador Simão Jatene entregou 15 novas máquinas de hemodiálise, totalizando 27 equipamentos para o hospital, que suplantam a demanda de pacientes renais dos 19 municípios da região oeste e possibilitam o atendimento de pacientes de outras regiõe,  e entregou de um Centro de Fisioterapia completo, no último dia 22 para o Hospital Regional. Na mesma data, o governador anunciou a ampliação do número de leitos de UTI Adulto de sete para 20; de leitos de UTI infantil de sete para 20, que somadas aos sete leitos de UTI neonatal, totalizam 47 leitos. O investimento na ampliação do atendimento foi deaproximadamente R$ 2 milhões. “A ampliação dos leitos foi uma aquisição de extrema relevância, pois para que sejam realizadas as cirurgias de alta complexidade é necessário que existam leitos disponíveis, assim a agilidade do atendimento também depende dessa disponibilidade”, explica o diretor do hospital, Heberth Moreshi.
Outra importante aquisição para o HRBA foi a conquista dos serviços de Cirurgia Cardíaca, que já inicia em julho, e o serviço de Braquiterapia, que completa o serviço de oncologia e que estará funcionando até o dia 15 de agosto. Além dessas inaugurações, o governador também anunciou a implantação dos serviços de: cirurgia torácica; cirurgia pediátrica; ampliação da oncologia clínica e oncologia cirúrgica; ampliação da ortopedia;  ampliação da urologia e cirurgia geral e a implantação de exames de diagnóstico para oncologia, que ainda este ano, no segundo semestre, estarão em funcionamento.
Com esse novo leque de serviços, o Hospial Regional de Santarém passa a dispor de todos serviços previstos na construção do hospital e a ofertar mais tratamentos que o pólo de Belém. “Com essas novas aquisições o hospital dá um salto importantíssimo não apenas para a população do oeste, mas para a população do Pará”, pontua Hebert.
Pólo de Formação
No próximo mês, o HRBA assinará convênio com a Universidade Estadual do Estado (Uepa) para tornar-se Polo de Residência Médica e Hospital Universitário. Assim, os estudantes de medicina poderão optar por fazer sua especialização no HRBA, não precisando ter que ir para outros estados completar sua formação. “O que é outra importante conquista, pois aqui na região temos uma carência de profissionais e quando eles vão para outros estados completar sua formação, muitas vezes eles acabam sendo absorvidos por esses mercados”, explica.
O Hospital também possui o título deExcelência em Esterilização – Concedido pela Empresa 3M. Atualmente, o HRBA realiza 4.200 internações, 3.600 cirurgias, 380 mil exames e 50 mil consultas ao ano. O polo também é um importante fomentador da região. É gerador de cerca de 800 empregos e responsável por movimentar a economia com a contratação de serviços e produtos.
O diretor Moreshi elucida que opróximo passo para o HRBA é a conquista do título de Hospital Acreditado, certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação. “É como se esse título representasse o ISO da área médica, é a nossa próxima conquista, estamos trabalhando para isso”, diz Moreshi. A meta é a obtenção do título aconteça até dezembro de 2011.

Manuela Viana - Da Secom em Santarém

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...