A estudante Rosely Lacerda, de 17 anos, viaja nesta quinta-feira (09) para Teresina, no Piauí, em busca de uma vaga no Campeonato Sulamericano de Judô Sub 20, que será realizado de 29 a 30 de julho, em local a ser definido pela Federação Brasileira de Judô. Com ela vão outros 30 atletas da delegação paraense embalados pelo mesmo sonho: chegar à competição internacional.
Rosely treina judô há cerca de um ano e meio. No ano passado, em Parauapebas, a judoca ficou entre as duas melhores do país na categoria Leve Sub 20, até 52 kg.
Vinda de família simples, a atleta é aluna do primeiro ano de uma escola estadual em Belém e aposta no judô para conseguir vencer na vida. “Encaro o Judô como uma profissão e por isso treino incansavelmente”, diz a jovem atleta.
A seletiva no Piauí acontecerá nos dias 11 e 12 deste mês.
Texto: Ieda Ferreira
IAP entrega prêmio
para a melhor
redação na Escola
Barão do Rio Branco
O Instituto de Artes do Pará (IAP) promoveu uma sessão de cinema em seu cineclube Alexandrino Moreira, com os alunos da escola Barão do Rio Branco. Após a exibição, os alunos foram desafiados a escrever uma redação falando sobre o enredo do que foi apresentado. A melhor abordagem ganharia um exemplar do DVD Amazônia Animada, resultado de diversas animações de talentosos artistas vencedores de bolsas de pesquisa, anualmente oferecidas pelo IAP. O curta enfoca o caráter lúdico e a riqueza cultural da Amazônia.
A ação do Instituto de Artes do Pará visa a formação de novas platéias, proporcionando ao aluno o conhecimento e o reconhecimento dos processos de experimentação e aperfeiçoamento do IAP, além de provocar e estimular o estudante nas diversas linguagens culturais. A vencedora foi a aluna Tássia Helen Santos Maçal, que teve sua redação selecionada pelos professores entre as oito participantes.
A ação desenvolvida pelo IAP e pela Escola Barão do Rio Branco vai resultar, num futuro próximo, na criação do Cineclube da escola. Essa possui estrutura e não dispõe de um conteúdo específico, no que o IAP dará o apoio em forma de assessoria para viabilizar a iniciativa da diretora da escola, a professora Ana Lúcia do Amaral.
Na entrega do prêmio, foi realizado um bate papo com o coordenador do Núcleo de Produção Digital e Gerente Técnico da gerência de Artes Visuais e Audio Visual, Afonso Galindo. Na oportunidade os alunos conheceram melhor as atividades do NPD do IAP.
Jeferson Medeiros - Ascom IAP
Recital de violão
solo na Sala
Ettore Bósio
O violonista Maurício Gomes realizará recital de violão solo nesta quinta-feira (9) às 19h30, na Sala Ettore Bósio do Conservatório Carlos Gomes. No programa obras dos autores Fernando Sor, Castelnuovo-Tedesco, Mignone, José Vieira Brandão e Radamés Gnattali. Gomes homenageia Vieira Brandão (1911-2002), em seu centenário de nascimento, executando Mosaico no. 1. Entrada Franca.
Jovens recebem
Atendimento
médico nas
unidades da Funcap
Parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) e a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) está possibilitando o atendimento de saúde para adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. A Sespa disponibiliza um médico para atender a todos os jovens internos nas unidades de atendimento socioeducativo da Região Metropolitana de Belém, medida que deverá tornar-se rotineira.
Acompanhado de técnicos de enfermagem da Fundação, o doutor Luiz Ribeiro, que além de clínico geral é especialista em dermatologia, receita medicação e encaminha os jovens a outras especialidades médicas, conforme as necessidades de cada paciente, solicitando exames, que são realizados pela rede de saúde da Sespa, e acompanhando o prontuário de cada adolescente.
Os jovens são atendidos nas enfermarias das unidades pelo médico, que alerta-os para hábitos saudáveis como não fumar e evitar o uso de drogas. O doutor Luiz Ribeiro observa que a maioria dos pacientes apresenta problemas odontológicos, de pele e coluna. Alguns relatam incômodos estomacais e outros apresentam doenças sexualmente transmissíveis.
Atualmente há 366 adolescentes em conflito com a Lei, atendidos pela Funcap nas unidades de atendimento socioeducativo da Região Metropolitana de Belém, e nos municípios de Marabá e Santarém.
Rui Costa Pena - Ascom Funcap
Oscar estrangeiro
no Cine Estação
O Oi Cine Estação exibe a partir deste sábado, 11, o filme vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro de 2011: "Em um mundo melhor". A produção é da diretora dinamarquesa Susane Bier (Coisas que Perdemos pelo Caminho e Corações Livres). Mais uma vez, a cineasta aposta nas doenças atuais da humanidade para ambientar seus filmes. Elias (Markus Ryygard) mora em uma pequena cidade na Dinamarca. Na escola é vítima de bullying, e sofre a perseguição de um menino maior que ele. Ao conhecer Christian (William Johnk Nielsen), um garoto que perdeu a mãe recentemente, a situação muda. A programação do Cine Estação das Docas é uma realização OS Pará 2000 e Secult. Patrocínio: Oi.
Projeto Plateia
apresenta música
vocal na APPD
O polo VI do Projeto Música e Cidadania, da Fundação Carlos Gomes, que funciona na Associação Paraense das Pessoas com Deficiência, receberá nesta quinta-feira (9) os alunos de canto lírico do professor Eduardo Nascimento, para mais uma programação do projeto Plateia, voltada aos alunos, familiares e comunidade do entorno do APPD. A apresentação de música vocal começará às 10h.
Dat: 09/06/2011 10:00:00
Data de expiração: 09/06/2011 11:30:00
Local: Associação Paraense das Pessoas com Deficiência - APPD (Polo VI do PMC)
Endereço: Av. Magalhães Barata, Vila Teta, 213 - São Braz

Nenhum comentário:
Postar um comentário