Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 02, 2011

Oficina debate plano de ação para proteção das unidades de conservação da RMB

A Grande Belém guarda quatro Unidades de Conservação estaduais: Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Combu, o Parque Estadual do Utinga (PEUT), APA Metropolitana de Belém (no entorno do PEUT, Embrapa, UFPA e UFRA) e o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (antiga Fazenda da Pirelli). O planejamento de ações de proteção para esses espaços esteve em pauta durante a 1ª Oficina de Proteção e Fiscalização das Unidades de Conservação Estaduais da RMB, realizada no final deste mês, no auditório do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em Belém.
O evento reuniu representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), secretarias municipais de Meio Ambiente da RMB, membros dos conselhos gestores das UCs (Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e moradores do entorno dessas áreas).
De acordo com Pedro Baía, gerente do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, a participação de todas essas instituições na oficina permite aos gestores da Sema identificarem as questões mais críticas das Unidades de Conservação. “Assim, poderemos listar os problemas e discutir, juntos, a melhor saída para cada uma. A partir das experiências compartilhadas poderemos elaborar o planejamento de 2011, que determinará a rotina da fiscalização da Sema”, explicou Baía.
Combu - A Ilha do Combu, situada a 1,5 km de Belém, compreende uma área de cerca de 1.500 hectares, apresentando ecossistema típico de várzea, com paisagem peculiar de espécies frutíferas e florestais, além de algumas plantas medicinais e, principalmente, o açaí (Euterpe oleracea), que ocorre em toda a sua extensão.
Entre os animais, o Papagaio do Mangue (Amazona Amazonica), mais conhecido por  “Curica”, é o pássaro mais comum na ilha. Mas o visitante pode encontrar também botos (Inia geoffrensis), bichos preguiça (Bradypus infuscatus), além de diversas espécies de macacos de pequeno porte (Saimiri). As principais ameaças à fauna e à flora da Unidade decorrem do desmatamento, turismo desordenado, lixo carregado pela correnteza da baía do Guajará, o excesso de velocidade das embarcações e o loteamento irregular.
PEUT e Metropolitana - O Parque Estadual do Utinga está localizado entre os municípios de Belém e Ananindeua, compreendendo os bairros Curió-Utinga, Souza, Guanabara, Castanheira e Águas Lindas. A unidade fica dentro da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais de Abastecimento de Água de Belém (APA Belém), criada por meio do Decreto Estadual nº 1.551, de 03/05/1993, e é administrada pela Sema.
Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia - Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 2010, por a partir do decreto n° 2.211, de 30/03/2010, a UC está inserida no Bioma Amazônico, à margem do Rio Guamá, dentro dos Municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Isabel do Pará, com uma extensão de 6.367, 27 hectares. A vegetação predominante é a Floresta Ombrófila Densa Aluvial, mas é encontrada também uma grande extensão de área de várzea. O Plano de Manejo da Unidade ainda está em fase de planejamento, o que impede detalhes sobre a diversidade de fauna desta Unidade, porém algumas espécies como a Samaúma, Castanheira e Ucuúba compõem a flora local.
As perspectivas, estratégias e desafios das políticas públicas voltadas à sustentabilidade socioambiental do Pará, com a gestão das águas e das florestas, estarão em discussão durante a Semana do Meio Ambiente, que acontece no Hangar, de 5 a 10 de junho, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Mais informações sobre o evento no site da Sema (http://www.sema.pa.gov.br/semana_meio_ambiente/index.html).
Káthia Oliveira - Ascom/Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...