Total de visualizações de página

segunda-feira, junho 20, 2011

Pacientes do Espaço Acolher da Santa Casa ganham festa junina

Bandeirinhas coloridas, Mingau, bolo, elieção de miss caipira, muita dança e diversão. Foi assim a tarde desta quinta-feira, 16, no Espaço Acolher, da Fundação Santa Casa, que celebrou a quadra junina e o encerramento do semestre letivo. O Espaço Acolher funciona em Belém como casa de apoio para vítimas de escalpelamentos.
A assistente social Luzia Matos, que coordena o espaço, ressaltou que o acolhimento é mantido integralmente pela Fundação Santa Casa com o objetivo de assegurar apoio a essas pessoas e outros pacientes do hospital que estão em situação emergencial, como mães de filhos prematuros que precisam ficar internados na neonatologia, e que não têm apoio familiar em Belém.
A coordenadora do espaço destaca que a Casa de Apoio possui 27 leitos, funcionando 24 horas, ofertando quatro refeições diárias. “O evento de hoje promove a integração de nossos pacientes, acompanhantes e servidores, trazendo lazer, alegria e fazendo com que eles esqueçam, por alguns momentos, a rotina difícil do tratamento e a distância da família. As cidades do interior são marcadas por muitas festividades e este é o momento deles resgatarem essa cultura, de brincarem”, comentou Luzia Matos.
Os professores Maria Zumerinda Gonzaga, Luiz Gustavo e Izabel Neri, do Núcleo de educação popular da UEPA, ressaltam que a festa, além de marcar o fim do semestre letivo, é um momento de confraternização de todos - profissionais e pacientes. “As aulas do núcleo servem para preencher o vácuo que seria criado por conta dos longos períodos de internamento, em que as crianças teriam que se ausentar da escola. Com isso o desempenho escolar não fica prejudicado", explica Zumerinda. O Espaço Acolher tem o apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que leva a educação inclusiva a hospitais, asilos e escolas da periferia.
Arlene Prata Castor, 38 anos, casada e mãe de três filhos, veio do município de Breves, no arquipélago do Marajó. Eleita a miss caipira da festa, ela conta que sofreu um acidente há quatro meses, foi atendida pela Santa Casa e está albergada no Espaço Acolher porque não tem familiares em Belém. “Me sinto como se estivesse em minha casa. Aqui encontro apoio, carinho, é como se fôssemos todos uma família. Apesar de gostar muito daqui e ser muito bem tratada, quero que chegue logo o dia pra eu voltar para casa”, conclui.
A festa contou com apoio de diversos voluntários amigos do espaço, entre eles a dupla de cantores Robson e Adelaide, que embalaram a comemoração com muito forró e brincadeiras. O Espaço Acolher fica na Rua Alcindo Cacela, esquina com Diogo Moía, no bairro do Umarizal.

Alessandro Borges - Ascom/FSC

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...