Total de visualizações de página

segunda-feira, junho 20, 2011

Parceria com a RBA ajuda Hemopa a reforçar o estoque técnico

As campanhas externas de doação de sangue que comemoram o período junino ganharam, nesta quinta-feira, 16, o apoio do Grupo RBA. Dois postos volantes de coleta estiveram posicionados durante todo o dia em frente à sede da emissora, para captar doações de novos e habituais colaboradores do Hemocentro do Pará. Até as 14h30, o número de comparecimentos voluntários chegava a 250, superando a meta estabelecida para a ação, que era de 200 coletas. O objetivo dessas campanhas é dar suporte à ação estratégica do hemocentro, que prosseguirá até o dia 22 de junho, na sede do órgão.
Essa é a décima ação feita em parceria com a Rede Brasil Amazônia de Comunicação. As nove campanha anteriores somaram mais de três mil doações voluntárias, que atenderam aproximadamente 12 mil pacientes adultos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em hospitais, unidades de emergências, maternidades e UTIs, rede esta que soma uma cobertura transfusional de aproximadamente 90%.
Os doadores da campanha externa apoiada pela RBA estão sendo brindados com uma camiseta promocional, do grupo de comunicação. Na sede do Hemopa, os doadores do período receberão um lanche especial com comidas típicas da época, como mingau e vatapá, além de sucos, frutas e sanduíches.
Ao tomar conhecimento do saldo parcial da campanha externa, a presidente do Hemopa, Luciana Maradei, comemorou a superação da meta prevista. “A manutenção dessa parceria, que já se mostrou bastante auspiciosa, brinda todos os usuários dos nossos serviços”, destacou a médica.
O diretor geral do grupo RBA, Camilo Centeno, reforçou a importância dessa parceria, consolidada ao longo de 10 anos. “Estamos felizes com a realização da campanha no prédio da emissora, o que facilita o acesso e garante uma participação expressiva da população”, observou.
A ação contou, ainda, com a colaboração dos artistas Cacau Jr., Fernando Belém, Cris Oliveira e Silvinho do Acordeon, que fizeram questão de dar o exemplo, fazendo a sua doação e estimulando outras pessoas a também reproduzir esse gesto solidário durante o programa “Metendo Bronca”, comando pelo apresentador Joaquim Campos.
A programação junina prossegue na sede do Hemopa em Belém até o fim do mês. As campanhas estratégicas em épocas festivas como esta são organizadas para suprir o estoque de sangue do hemocentro, tendo em vista que o comparecimento de doadores em feriados prolongados e meses com grande concentração de datas comemorativas costumam cair em torno de 35%, o que pode interferir no atendimento satisfatório da demanda hospitalar.
Atualmente, o hemocentro tem uma média diária de 250 doações de sangue e cerca de 300 atendimentos transfusionais. Somente ano passado, o Hemopa coletou 91.290 bolsas de sangue e atendeu 142.875 transfusões da rede hospitalar. Hoje, a população doadora voluntária de sangue no Brasil é de apenas 1,8%. No Pará é de 1,7%, índice considerado baixo, levando-se em consideração que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que 3% a 5% da população seja doadora.
A mobilização será realizada simultaneamente nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; e nos Núcleos de Hemoterapia (NH) de Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Capanema e Redenção. No entanto, a data e a programação da hemorrede acontecerão de acordo com a necessidade de cada unidade.
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado e deve apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum, ao contrário, precisa estar bem alimentado.
Serviço: O Hemopa espera por você na Travessa Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118.
Vera Rojas - Ascom/Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...