Total de visualizações de página

segunda-feira, junho 20, 2011

Praça Waldemar Henrique reúne mais de 30 mil no Arraial de Belém

 Até o final da programação,
no dia 03 de julho, são
esperadas mais
de 300 mil pessoas.

Com oficinas de pintura e confecção de bois de papel no Espaço Criança, mostras de grupos culturais na Concha Acústica, concursos de misses, de quadrilhas mirins e de quadrilhas adultas no palco principal, além das barracas de comidas típicas a Praça Waldemar Henrique tem atrações para todos os gostos e todas as idades na programação oficial junina da Prefeitura de Belém que vai até o dia 03 de julho.
 Na noite deste sábado (18), a Praça Waldemar Henrique lotada foi a prova que o ‘Arraial de Belém - folclore em toda parte, cultura pra toda gente’ já caiu no gosto da população, com um público de mais de 30 mil pessoas registrado somente nos primeiros dois dias da programação. A arquibancada ficou lotada desde o início da programação cultural às 18h até o final das apresentações, já por volta de duas horas da manhã.
 “É um público rotativo. As quadrilhas trazem torcidas organizadas e a população comparece e prestigia a programação”, afirma Carlos Amílcar, presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), organizadora do Arraial de Belém. “Até o final da programação nossa estimativa é de que cerca de 300 mil pessoas assistam a programação”, calcula Amílcar.
A organização do espaço agradou quem esteve na praça. A auxiliar de escritório Lílian Carvalho e toda a família aproveitaram o final de semana para conferir a programação junina do município e se surpreendeu com a estrutura. “Ficava cheio de barracas por todos os lados e não dava para passar. Agora a gente vê mais organização”, elogia Lílian.
 “As mudanças implementadas pela Fumbel atendem justamente a necessidade do público e de quem se apresenta e trabalha aqui”, explica Carlos Amílcar, que além da melhor distribuição das atividades na Praça Waldemar Henrique diversificou a programação no local que conta agora com o Espaço Criança com atividades culturais e educativas desenvolvidas no ônibus biblioteca e as apresentações de bois, pássaros juninos e cordões de bicho na concha acústica. “Assim é melhor, tem atração para todos os gostos”, comemora Lílian Carvalho.
 Dezesseis quadrilhas se apresentaram nos concursos da prefeitura na Praça Waldemar Henrique, sendo quatro mirins e 12 adultas e vários bairros da capital, na noite deste sábado, 18. Na disputa das misses, quarenta e oito candidatas tiveram dois minutos cada uma para conquistar os jurados nas categorias: Caipira, Simpatia e Mulata Cheirosa. Ao todo 231 misses, 77 grupos de quadrilha de Belém e 36 do interior se inscreveram no concurso de Belém.
 Pela primeira vez participando de uma quadrilha junina e já Miss Simpatia do grupo Ídolos da Sacramenta, Rayane Souza de 16 anos, garante que se preparou para a estréia. “O nervosismo é grande, mas foi mais de um mês de ensaio, e eu, agora estou preparada”, afirma a candidata. Outra estreante no concurso da Prefeitura de Belém é a Miss Caipira, Mayara de Souza, também de 16 anos, que diz saber da responsabilidade com a quadrilha que representa. “Eu vim com muita força de vontade depois de quatro meses de ensaio”, conta a adolescente.
 Entre os brincantes das quadrilhas juninas, o lutador de vale tudo Norberto dos Santos, conhecido nas lutas como Xaréu não abre mão de se apresentar pela quadrilha Fera Junina, do bairro do Barreiro, onde dança há 12 anos. Os ensaios e apresentações garantem um bom preparo físico, segundo Xaréu, que tem luta marcada para o dia 10 de julho em Macapá. “Aqui tem muito mais esforço do que nas lutas”, afirma o lutador.
 Com mais de 40 anos, Laura Miranda que dança em quadrilhas desde os 07 anos e diz que não tem intenção de largar tão cedo. “Não pretendo parar porque eu não to morta!”, brinca Laura, dançarina mais antiga do grupo Fera Junina, do Barreiro. “Nós não temos apoio, o nosso bairro é esquecido pelo poder público, lá a criminalidade é alta. A força de vontade do nosso grupo, que conta somente com a comunidade, é que faz nossa quadrilha continuar”, conta Laura.

 Serviço - ‘Arraial de Belém - folclore em toda parte, cultura pra toda gente’ – Concurso de Quadrilhas e de Misses, mostras de grupos culturais, Feira de artesanato e oficinas educativas sobre folclore.
Local: Praça Waldemar Henrique
Data: até 03 de julho
Hora: a partir das 18h

Texto: Tânia Menezes
Fotos: Adriano Magalhães

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...