Total de visualizações de página

sexta-feira, junho 24, 2011

PREFEITURA DE BELÉM: W.H FESTEJA SÃO JOÃO COM VÁRIAS ATRAÇÕES

O Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas do Arraial de Belém 2011 – Folclore em toda parte, cultura pra toda gente – entra na reta final. Nesta sexta-feira (24) e neste sábado (25), termina a fase eliminatória da competição, onde somente trinta quadrilhas adultas passarão para a fase final a ser disputada nos dias 1 e 2 de julho. Na categoria mirim, o concurso é em fase única e as seis melhores serão conhecidas na próxima terça-feira, 28, a partir das 17h, na Praça Waldemar Henrique.
O final de semana será de extensa programação no Arraial de Belém. Nesta sexta-feira, 24, Dia de São João, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realiza a abertura da Mostra de Pássaros e Cordões Juninos, a partir das 19h, no Museu Emílio Goeldi. A atração será o Pássaro Tem-Tem, do bairro do Guamá. Amanhã, 25, dois grupos mostram o folclore tipicamente paraense com o Pássaro Beija-Flor, também do bairro do Guamá; e o Pássaro Tucano, do Telégrafo. No domingo, 26, são os pássaros Uirapuru e Tangará, que se apresentam ao público, a partir das 19h.
No Piano Palco da Praça Waldemar Henrique, 30 quadrilhas se apresentam hoje (24) e amanhã (25), a partir das 19h. Nesta sexta-feira, cinco mirins estão programadas: “Fruto dos Ídolos”, de Mosqueiro; “Roceiros da São Miguel”, do Jurunas; “Adrenalina Junina”, de Icoaraci; “Cheiro do Pará”, do Jurunas; e “Os Presepeiros da Alegre”, da Condor.
Na categoria adulta, sete se apresentam no Dia de São João: “Revelação do Marco”, do bairro do Marco; “Atração Junina”, do Guamá; “Folclórico Paraíso Junino” e “Furacão Junino”, ambas de Outeiro; “Roceiros da Barão”, também do Guamá; “Rainha da Juventude”, da Cremação; e “Flor do Norte”, do Tapanã.
No sábado, 25, último dia da apresentação das quadrilhas mirins e da fase eliminatória dos adultos, a programação começa mais cedo, a partir das 18h. Serão 18 grupos juninos disputando os títulos em suas categorias. Na mirim, seis quadrilhas se apresentarão: “Fuzuê Mirim”, da Pedreira; “Encanto da Terra Firme”, do bairro da Terra Firme; “Flor Junina” e “Carinha de Anjo”, ambas do Jurunas; “Matutinhos”, da Cremação; e “Explosão Guamaense”, do Guamá.
As doze quadrilhas juninas adultas são: “Gingado Junino”, de Icoaraci; “Mistura de Raças”, do Guamá; “Flor de Junho” e “Flor Cigana”, ambas do Parque Verde; “Sedução Cabocla”, do Tapanã; “Junina Brasileirinha”, de Icoaraci; “Orgulho da Terra”, do Tapanã; “Chuva de Cheiro”, da Terra Firme; “Sedução Ranchista”, Jurunas; “Buscapé”, do bairro do Castanheira; “Tradição Junina”, do Bengui; e “Encanto da Juventude”, do Guamá.
No domingo, 26, a competição no Piano Palco da W.H é a mais esperada pelo público no Arraial de Belém. A partir das 18h, acontecerá os Concursos de Miss Caipira da Melhor Idade e Miss Caipira Gay. Sete candidatas da melhor idade e 30 candidatas à Miss Gay concorrem aos títulos, que nos intervalos das apresentações terá a participação das quadrilhas juninas “Aerobichas” e “Frescura na Roça”.
Na Cuia Acústica, as atrações deste final de semana não deixarão ninguém parado. Estão programados nesta sexta-feira, 24: Quadrilha Estrela do Mar (melhor idade), os grupos parafolclóricos Charme Caboclo e Paranativo; os bois-bumbás Flor do Campo e Flor do Guamá e o grupo de toada Flor do Aukanaii. Amanhã, 25, a festa será comanda pelos grupos de toada Airakirã e Flor do Awaete, os bois-bumbás Rei da Campina e Lírio do Norte, e os grupos parafolclóricos Tambatajá e Encanto do Curió. No domingo, 26, mais diversão com a quadrilha cômica Aerobicha, Boi-bumbá Garboso, os grupos parafolclóricos Paramazônico e Os Baioaras, a Quadrilha Caipira do Sal Mirim e o Grupo de Toada Guardiões do Sol. As programações na Concha Acústica acontecem de 19h às 24h.
Para a garotada, o Espaço Criança, da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, estará aberto de 16h às 22h, durante todo o final de semana, com brincadeiras populares, oficinas caras pintadas, arraial das lendas, contação de histórias e várias outras atividades.
Exposição - Em sua terceira edição, a Exposição “Movimento Junino” está maior e mais acessível à população. São três locais de visitação, cada um pontuando um segmento junino diferente. No Museu de Arte de Belém (Mabe), os visitantes podem conferir os trajes das quadrilhas juninas que participaram de antigos concursos da PMB e, também, os das Misses Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa. Na Galeria Vicente Sales (Memorial dos Povos), a exposição pontua o boi-bumbá e o cordão de pássaros. E no hall da Fumbel trajes típicos do carimbó. As exposições acontecem até 3 de julho, de 9h às 17h.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...