Total de visualizações de página

quarta-feira, junho 08, 2011

Última semana para os gestores entregarem questionário ao Ministério de Saúde

Termina no próximo domingo, 12, o prazo para os gestores municipais de saúde responderem ao Questionário de Diagnóstico das Unidades Básicas de Saúde. Criado pelo Ministério de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica, o questionário online tem como objetivo conhecer a situação da estrutura física das Redes de Unidades Básicas de Saúde (UBS)  dos municípios brasileiros. As unidades que responderem ao questionário serão incluídas no Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde e receberão financiamentos para execução das obras que irão adequar sua estrutura física.
A requalificação prevê oito mil reformas, 23 ampliações e seis mil construções dos centros municipais de saúde em todo Brasil. No Pará, 74,6%  dos postos de  saúde estão em condições inadequadas, mas até esta semana, apenas 24 dos 143 municípios responderam ao questionário.
A coordenadora estadual de Estratégia de Saúde da Família e Agente Comunitário da Saúde, Ana Paula Arbage, alerta os secretários municipais de saúde para a última semana da entrega do questionário ao Ministério de Saúde, ela ainda reforça que é fundamental que os gestores respondam ao questionário, pois essa é uma garantia que terão acesso aos recursos que vão melhorar a qualidade da estrutura física dessas unidades. “É absolutamente importante que os gestores de cada município respondam a esse questionário, pois eles precisam entrar nas estatísticas do Ministério de Saúde para terem os recursos direcionados ao programa de requalificação das unidades de saúde de seu município”, destacou Ana Paula. Segundo o Diretor Nacional da Atenção Básica, Eider Pinto, não haverá prorrogação do prazo para o questionário e os recursos já serão destinados aos municípios a partir de agosto.
O questionário é simples e rápido e o cadastro deve ser feito apenas para Unidade Básica de Saúde e as informações serão fundamentais para o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde do Ministério da Saúde que pretende promover amplo processo de reforma e ampliação das UBS em todo o país.
Para o preenchimento o gestor municipal deve acessar o site http://qualificaubs.saude.gov.br de posse do CNPJ do Fundo Municipal de Saúde e senha utilizada para envio de propostas para construções de UBS no sistema do Fundo Nacional de Saúde. O município que não tem cadastro receberá um e-mail com autorização para criar senha de acesso ao questionário.
Edna Sidou - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...