Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 09, 2011

V Produto do projeto “Redescobrindo o Assistido” é entregue à Defensoria

Foi entregue, na manhã desta terça-feira (7), o “V Produto”, última etapa dos estudos realizados dentro do projeto “Redescobrindo o Assistido” desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Pará (Idesp) e o Núcleo de Planejamento (Nuplan) da Defensoria Pública do Pará. O projeto é fruto do convênio firmado entre a Defensoria Pública e o Idesp, objetivando quantificar as demandas de assistidos e de defensores por localidades, além de identificar os perfis sociais, econômicos e culturais, bem como as necessidades desses assistidos em relação ao cumprimento dos direitos garantidos constitucionalmente.
O “V Produto” tem a meta de apontar o perfil institucional da Defensoria Pública, bem como conhecer os próprios defensores, servidores e coordenadores de Núcleos, o trabalho cotidiano e a produtividade apresentada por eles. De acordo com Josep Vidal, que é Professor e Coordenador do Projeto “Redescobrindo o Assistido”, os dados constatados no decorrer das avaliações foram muito satisfatórios. “Com a finalização do projeto, os resultados obtidos foram os melhores possíveis. Houve um grande índice de satisfação tanto dos defensores, diretores, coordenadores, como também dos assistidos da Defensoria Pública”, comemorou Vidal.
Segundo o Diretor de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação, Sérgio Gomes, o projeto atingiu os objetivos naquilo que foi trabalhado, em todas as suas etapas, e trouxe à Defensoria um conjunto de informações que vai subsidiar, a partir de então, as tomadas de decisões da instituição. “Eu acredito que a Defensoria Pública é uma das primeiras a apresentar uma avaliação por dentro das políticas públicas, ou seja, quais são realmente as transformações, avaliar efetivamente os programas da instituição aliados às suas ações”, afirmou o diretor.
Sérgio Gomes disse, ainda, que com este estudo passa-se a ter um olhar interno dos servidores, defensores e técnicos sobre as atividades desenvolvidas na Defensoria: “Você tem um olhar externo, que é o olhar do assistido, que são aquelas pessoas que procuram a Defensoria. Com suas angústias, problemas e demandas, elas vêm aqui e recebem o atendimento”, ressaltou Gomes.
Para o Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso, “o mais interessante com a realização do projeto é o casamento entre as políticas públicas e o conhecimento científico. O Idesp produzindo esse conhecimento quantitativo e qualitativo acerca das nossas atividades possibilita que órgãos como a Defensoria Pública possam desenvolver políticas públicas”, declarou. “Com esse estudo, a Defensoria Pública do Pará poderá ajustar o que precisa ser melhorado e manter o que vem oferecendo bons frutos”, concluiu Antônio Roberto Cardoso. 
Edilena Lobo - Ascom Defensoria Pública

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...