Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 07, 2011

Emater investe na piscicultura em Abaetetuba

O município de Abaetetuba, no nordeste paraense, está sediando o segundo ciclo de palestras promovido pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para a seleção de piscicultores aptos ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As visitas técnicas acontecem no período de 5 a 12 de julho. No último dia 28 aconteceu a seleção de dois piscicultores que participarão do projeto Camarão da Amazônia, que garante a implantação da primeira Unidade Demonstrativa de Camarão da Amazônia no Estado do Pará.
As atividades voltadas para a produção de camarão na região foram iniciadas no final do mês passado. O técnico em Aquicultura Geovanny Farache, responsável pelo trabalho, assegurou que as ações de implantação do projeto começarão na segunda quinzena de agosto, com a doação de pós-larvas de camarão amazônico para a implantação da Unidade de Observação em Abaetetuba. “O projeto Camarão da Amazônia visa apresentar mais uma alternativa de geração de renda para o período da entressafra do açaí na região ribeirinha”, declarou Farache.
O técnico ressaltou também que o diferencial desta ação da Emater é a possibilidade de cultivo do “Camarão da Amazônia” (Macrobrachium amazonicum), por ser uma espécie nativa da região. “O camarão canela ou camarão amazônico faz parte do cardápio do caboclo da região”.
Os dois beneficiários resultantes do primeiro ciclo de visitas técnicas foram Francisco Cardoso Correa e Marcio Negrão, provenientes das comunidades Urubueua Cabeceira e Colônia Nova, respectivamente. Embora a base produtiva de ambas as comunidades estarem em outra atividade - no caso, o cultivo do açaí e do coco - as duas possuem viveiros escavados inativos prontos para operacionalização.
Fomento - As visitas técnicas continuarão no mês de julho, com objetivo de selecionar outras estruturas físicas de viveiros escavados - que se encontram inativos por falta de assistência técnica - e insumos como alevinos e ração.
O escritório local da empresa em Abaetetuba estima, para o mês de julho, a captação de mais dez novos financiamentos do Pronaf. Os projetos a serem desenvolvidos buscam oferecer orientações em relação ao manejo técnico e a comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar.
Kenny Teixeira - Ascom/Emater

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...