Produtores rurais do arquipélago do Marajó e do município de Colares, na região do Salgado, recebem nesta sexta feira, 2, em Belém, 10 barcos motorizados que vão transportar a produção das colônias até os centros de comercialização. A entrega será feita pelo secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, no píer do hotel Beira Rio, às 10 horas.
Os barcos tem 10m de comprimento por 1,3 de largura, construídos em madeira de lei itaúba e piquiá, com capacidade para 2,3 toneladas e 18 passageiros. São movidos por motor à diesel com potência máxima de 16 cavalos, partida manual e elétrica, máquina de leme, manete e propulsão antiescalpelamento. As embarcações custaram R$ 13 mil cada uma, adquiridas com recursos da Sagri, e tem garantia de um ano. Possuem extintores de incêndio e 18 coletes salva-vidas.
Serão beneficiadas com essa entrega associações de produtores de nove municípios do Marajó e uma de Colares, que passarão a ter transporte próprio para o escoamento da produção. O presidente da Associação dos Produtores de Soure, Waldecir da Silva Maciel, informa que os 30 associados terão uma economia de quase 60%: “Hoje a gente paga até mil reais pelo aluguel de um barco para levar a mercadoria até a cidade”.
O secretário Hildegardo Nunes informou que já está conseguindo mais recursos para apoiar a produção familiar reibeirinha de outras regiões do estado. Os barcos motorizados transportam não só a produção agrícola, mas pescado, pequenos animais e também passageiros, já que muitas dessas comunidades são isoladas. “Temos que pensar na modernização rural sem esquecer as características da região e a atividade mais tradicional das comunidades ribeirinhas, que são pioneiras na produção de alimentos na Amazônia”, concluiu o secretário.
Leni Sampaio - Ascom/Sagri
Nenhum comentário:
Postar um comentário