Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 01, 2011

Polícia Militar ensina jovens de Marabá a dizer não às drogas

Mais de 180 jovens, de idade entre 8 e 16 anos, concluíram o Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proed), desenvolvido pela Polícia Militar e fizeram juramento no qual se comprometeram repassar o conhecimento adquirido para amigos e familiares, na noite desta quarta-feira, 31, no município de Marabá. “Aprendi que as drogas fazem mal a saúde e aos estudos. Agora vou falar sobre o que aprendi com os professores para os meus amigos”, relatou contente o pequeno Mickense Souza Andrade, de 12 anos ao receber seu certificado de conclusão do curso Proerd.
Ele é um dos 182 alunos da escola municipal Raimundo José de Souza, concluintes da primeira turma do programa no município de Marabá. A proposta, explicou uma das instrutoras, Sargento Helena, é que até o final do ano, mais crianças tenham a oportunidade de participar do programa. “Temos capacidade para atender até o final do ano, aqui em Marabá, 700 jovens e faremos o possível para atender esse número limite”. A ideia do projeto é atender 1000 alunos ao ano, por município.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes, prestigiou a solenidade de formatura e falou sobre a importância da parceria entre a polícia e sociedade. “Vocês aqui de Marabá estão de parabéns por apoiar atitudes como essas, que hoje forma esses jovens que serão multiplicadores da importância da prevenção às drogas e violência. Só vamos diminuir a violência e a criminalidade com as políticas públicas, por isso estamos investindo também nessa proposta, avaliou”. O secretário também falou sobre resultados já obtidos com políticas de segurança. “Apenas nesses sete meses de governo, já colocamos na cadeia mais de 2.200 traficantes no Estado e o número de hominídeos foi reduzido em quase 40%, nos municípios”, disse.
A primeira dama, Ana Jatene, fez questão de participar do evento, no qual entregou certificados de conclusão do curso para os alunos. Também estiveram presentes e fizeram parte da mesa oficial da programação a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), Maria Alves dos Santos (Tetê Santos); Chefe da Casa Militar, Coronel Noura e a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Emprego e Renda, Mônica Coutinho.
O programa Proerd é realizado em escolas públicas e particulares para jovens com idade média entre 8 e 16 anos. Durante o curso Proerd, os instrutores ensinam lições, que auxiliam pais e alunos a desenvolverem técnicas eficazes para se dizer não às ofertas de drogas e longe da violência. O curso é composto de 15 lições, ensinadas através de vídeos, palestras e material educativo, com duração de tempo que varia conforme o cronograma de execução de cada escola. O programa é uma das novas ferramentas de responsabilidade social que as Polícias Militares de todo o Brasil, com a sociedade, difundido com a proposta de preparar as crianças para um mundo melhor, livre das drogas.
Projeto
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proed), nasceu em 1983, em Los Angeles, nos EUA, com o objetivo de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. No Brasil, o Programa chegou em 1992 através da PM do Rio de Janeiro. No Pará, o Proerd iniciou em 2003, pelos municípios de Barcarena, Augusto Corrêa e Conceição do Araguaia.
No Pará, o Proerd foi institucionalizado pela PM este ano. Atualmente, 150 instrutores levam os ensinamentos do Proerd para diversos municípios paraenses. A proposta da Polícia é o final deste ano, cerca de 28 mil pessoas, entre adolescentes e adultos, participem do programa e que até 2015, mais 50 mil pessoas participem do programa e que ele esteja presente em todos os municípios do Estado. Quem desejar saber mais sobre o programa pode obter mais informações através do telefone (91) 3277-5524.
Manuela Viana – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...