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quinta-feira, setembro 01, 2011

Pro-Paz realiza mais de 50 mil atendimentos médicos em Marabá

Mais de 50 mil atendimentos médicos foram realizados por intermédio do programa Presença Viva, da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), durante o Pro Paz Cidadania, que acontece em Marabá, sudeste paraense, desde o último final de semana. Até esta quinta-feira, 1º de setembro, a população teve acesso a diversos serviços, alguns de média e alta complexidade, inclusive.
De acordo com a coordenadora do programa Presença Viva, Hebe Ripardo, os atendimentos diminuíram a demanda por exames e consultas especializados na cidade. “A procura grande que tivemos durante esses dias mostra que a população necessita de serviços básicos de saúde, pois se houvesse esses serviços não haveria grande procura de média e alta complexidade”, explica Hebe.
O programa Presença Viva levou ao município oito unidades móveis equipadas com consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos, farmácia e serviços do Laboratório Central (Lacen), que oferece exames de PCCU, PSA, hepatites, sífilis, malária, hanseníase e tuberculose, entre outros. Paralelo aos atendimentos, os casos mais graves foram encaminhados para o Hospital Regional de Marabá.
As atividades também incluem palestras com orientações básicas sobre saúde, saúde da mulher e do homem e vigilância sanitária. O objetivo é sensibilizar a população local sobre a importância dos exames para o diagnóstico precoce de doenças e também cuidados de higiene. Um dos cursos realizados, conta Hebe, foi para os batedores de açaí, que foram orientados pelo departamento de Vigilância Sanitária da Sespa quanto aos cuidados na preparação do alimento.
Atendimentos – Entre os serviços prestados pelo Presença Viva estão os de odontologia. A dona de casa Jozileide Mendes, de 29 anos, levou o filho de 10 para aprender a fazer a higiene bucal. Depois de assistir a palestra e participar das atividades no “escovódromo”, ela ensina tudo o que aprendeu: “A limpeza e a escovação devem ser feitas sempre que ingerirmos alimentos. Temos que usar o fio dental, flúor, fazer movimentos circulares com a escova. Aprendi muita coisa”, conta Jozilene, que disse que vai cobrar do filho a escovação correta.
O auxiliar de serviço geral Francisco Nascimento, de 35, também levou a filha, de 3 anos, para o Pró-Paz e aproveitou para colocar em dia as vacinas contra a febre amarela e tétano. “Eu trouxe a minha menina para se consultar com o pediatra e também aproveitei para me vacinar. Há quatro anos que eu não tomo essas vacinas e, com certeza, se não fosse esse mutirão aqui eu continuaria sem tomar”, revelou Francisco, enquanto aguardava na fila para tomar a vacina.
Na área de média e alta complexidade a fila também era grande, mas o atendimento rápido possibilitou uma média de pelo menos 200 pessoas por dia, entre exames cardiológicos e de hepatites B e C. No atendimento de cardiologia, por exemplo, o paciente era avaliado por um clínico, tinha a pressão verificada e logo fazia um eletrocardiograma.
Antônio de Carvalho, de 63, procurou o atendimento especializado, pois há três meses sente fortes dores abdominais. O médico o avaliou e logo o encaminhou para uma ultrassonografia abdominal. Aliviado por estar sendo atendido, o aposentado disse que espera melhorar em breve. “Eu já tinha procurado um posto de saúde daqui, mas não tinha conseguido nada. Agora, com todos esses exames e atenção, tenho fé que vou melhorar logo”, afirmou.
Programa - O Presença Viva tem como objetivo prestar atendimento em atenção básica e facilitar o acesso das pessoas aos serviços de saúde pública, mas também realiza cursos de qualificação para os profissionais de saúde das cidades por onde passa. O titular da Sespa, Hélio Franco, diz que em Marabá o programa ajudou reestruturar os serviços de atenção básica e também diminuiu a fila de espera em alguns casos de atendimento, como os de oftalmologia.
“Em Marabá a fila de espera para atendimentos oftalmológicos tinha 120 pessoas. Com o Presença Viva no Pro Paz nós conseguimos atender a toda esta demanda. Foram realizados mais de mil atendimentos nesta área, incluindo a confecção dos óculos”, explica o secretário.
Segundo Hélio Franco, o Governo do Estado pretende expandir os trabalhos do programa da Sespa para continuar incluindo mais municípios na lista de atendimentos. “Neste ano já estivemos em diversas cidades. A maior ação, antes de Marabá, aconteceu em Santarém. Vamos expandir o programa para atender mais cidades do interior, e também vamos ampliar as opções de serviços de saúde”, garante Franco, informando que a mamografia também passará a ser disponibilizada pelo programa.
Thiago Melo – Secom

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