Os servidores da Diretoria de Áreas Protegidas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), participaram de palestra sobre o programa Bolsa Verde, ministrada pelo analista ambiental Paulo Oliveira, do Instituto Chico Mendes (ICMBIO), no final de agosto. O auxílio Bolsa Verde é um programa de transferência de renda para famílias em situação de extrema pobreza, que moram em Unidades de Conservação de Uso Sustentável Federais, promovendo a conservação ambiental nas áreas onde vivem e trabalham.
O Bolsa Verde pagará, a cada trimestre, R$ 300,00 para cada família que preserve florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável. O valor é transferido por meio do cartão Bolsa Família. O programa faz parte do Plano Brasil sem Miséria, que objetiva preservar os ecossistemas, promover a cidadania, melhorar as condições de vida e elevar a renda da população beneficiária.
Paulo Oliveira informou, também, que a identificação e o cadastro das famílias que podem receber o benefício é de responsabilidade dos municípios. Por meio do sistema “Busca Ativa” será possível cadastrar até março de 2012 cerca de 50 mil famílias.
Ascom/Sema
Nenhum comentário:
Postar um comentário