Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 04, 2011

AS ÚLTIMAS PARA O CÍRIODE NAZARÉ

Defesa Civil orienta
voluntários do Círio 2011
Com o objetivo de passar as últimas dicas e orientações de como proceder em mais uma edição do Círio de Nazaré, a Defesa Civil Municipal reúne, nesta quarta-feira (05), no Cine Olympia, com os quase mil voluntários inscritos para trabalhar no Círio 2011. Segundo o coordenador da Defesa, Mario Chermont, a reunião só relembrará aos voluntários as orientações que já foram dadas.
“Vamos dar as orientações finais para os voluntários que atuarão, tanto na Trasladação, quanto no círio. Falaremos sobre horário, uniforme e a atuação de cada um nas procissões”, afirmou.
Durantes quase dois meses, os inscritos receberam noções de primeiros socorros e transportes de vítimas. Cerca de 300 voluntários foram escalados para trabalhar na Trasladação e 600 na procissão do domingo.
Imetropará analisa produtos do Círio
O Laboratório de Pré-Medidos do Imetropará começa a analisar nesta quarta-feira, 5, produtos da ceia do Círio, coletados em supermercados de Belém. O exame vai mostrar o peso e quantidade estão corretos. Foram coletadas amostras de tucupi, jambú, maniva, além de peru e pato congelados e velas. Os exames serão feitos em dois horários: às 8h e às 14h.
PGE realiza celebração solidária em
homenagem à Virgem de Nazaré
A Procuradoria Geral do Estado promove nesta quinta-feira, 5, a partir das 10 horas, uma celebração solidária em homenagem à Virgem de Nazaré. A programação acontecerá no auditório da instituição e será reforçada por uma campanha de arrecadação de roupas para as crianças da creche Lar Cordeirinho de Deus, do bairro de São Brás. A campanha já está aberta e os produtos arrecadados serão entregues no Dia das Crianças, depois do Círio de Nazaré. A celebração solidária será conduzida pelo pároco da igreja de Santo Antônio de Lisboa, do bairro de Batista Campos.
Grupos de carimbó
dão boas vindas aos
turistas do Círio
Uma missa celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, marcou a abertura do receptivo especial dos turistas do Círio. Realizado no Aeroporto Internacional de Belém pela Infraero e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), esse ritual de boas vindas àqueles que participam da quadra nazarena já acontece desde 2006. Adenauer Góes, presidente da Paratur, participou da cerimônia ao lado do superintendente regional da Infraero, Paulo Roberto Pereira da Costa.
“Este receptivo, com grupos de carimbó, distribuição de material promocional, cheiro do Pará e outros produtos, já faz parte da tradição do Círio. É essa parceria com a Infraero é excelente, porque o aeroporto acaba sendo a porta de entrada principal para os turistas que vem a Belém por ocasião do Círio de Nazaré. Nada mais justo que esta visita da Imagem Peregrina, pois assim Nossa Senhora de Nazaré pode abençoar os turistas já em sua chegada”, disse Adenauer, antecipando que a estimativa para este ano é de 73 mil turistas durante as festividades.
Alexandra Ferreira veio de Jundiaí, em São Paulo, para uma missão de trabalho em Belém e gostou da forma carinhosa como os paraenses recebem os turistas no Círio. “No avião uma paraense que veio do meu lado falou que a cidade está em festa e que no aeroporto já tinha um clima de Círio. Gostei muito do que vi. Um jeito amistoso de receber a gente”, elogiou.
Quem também elogiou a iniciativa da Paratur, que selecionou mais de vinte grupos de carimbó para o receptivo no Aeroporto Internacional de Belém e no Terminal Rodoviário, foi o aposentado Benício Leão. Natural de Belém, ele mora há duas décadas em Atlanta (EUA), de onde vem todos os anos especialmente para o Círio. “Venho todos os anos e mais uma vez fiquei surpreso com a forma como o paraense recebe os romeiros e turistas. Estão todos de parabéns”, disse Benício.
Melhor do que apreciar as manifestações culturais e as iniciativas de bem atender o turista é fazer parte desse processo. “Fico orgulhosa de poder estar aqui, expressando a nossa cultura. E o Círio faz parte dessa cultura", disse a dançarina de carimbó Irondina dos Reis, 26 anos, que faz parte do grupo Expressões Culturais Urapuru.
O receptivo no aeroporto de Belém, organizado pelo gerente de Eventos Nacionais da Paratur, Carlos Figueira, se repetirá por 24 horas até o fim da semana do Círio. No terminal rodoviário será de 8h às 20 horas, com funcionamento do Posto de Informações Turísticas da Paratur nos dois espaços.
Benigna Soares - Ascom/Paratur
Projeto leva música paraense
para o Bar Municipal
durante Círio de Nazaré
A partir desta terça-feira (4), quem quiser ter doses diárias da música regional pode conferir o projeto “Círio da nossa música”, promovido pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves em parceria com o bar Municipal. A programação vai até 30 de novembro, com a participação de 45 cantores, músicos e grupos paraenses apresentando-se de terça-feira a domingo.
A abertura, nesta terça-feira, a partir das 19 horas, terá a presença de diversos artistas que vão se apresentar ao longo do projeto. Os cantores serão acompanhados pelo time de músicos formado por Esdras de Souza (sopro), Edgar Matos (teclado), Baboo Meireles (contrabaixo) e Cowboy (bateria).
O sonho de promover um projeto deste porte na época do Círio vem de longa data. A ação foi idealizada pelo músico Nilson Chaves, presidente da Fundação Tancredo Neves, e já teve uma primeira edição, com enorme sucesso, ano passado, no mesmo local. Para um dos donos do Municipal, Américo Oliveira, é a oportunidade para divulgar a música paraense para o público que a cidade recebe durante os festejos do Círio.
Nesta primeira semana do “Círio da nossa música”, apresentam-se Guto Risuenho (dia 4); Renato Rosas, Iara Mê e Eloi Iglesias (5); Mário Mousinho, Nanna Reis e Fabrício dos Anjos (6); Beto Meireles, Adriana Cavalcante, Vital Lima e Roberto Araújo (7); e Toninho Abenatar e Delcley Machado, Andréia Pinheiro e Ivan Cardoso (8).
Nas próximas semanas, passam pelo projeto nomes como Adilson Alcântara, Mahrco Monteiro, Maria Lídia, Alba Maria, Lia Sophia, Felipe Cordeiro, Simone Almeida, Arraial do Pavulagem, dentre outros.
O bar Municipal fica na rua Municipalidade, esquina com a rua Soares Carneiro, no Telégrafo. Contato: (91) 3223-4455.
Hélio Granado - Fundação Tancredo Neves
Procuradoria Geral do Estado presta
homenagens à Virgem de Nazaré
A Procuradoria Geral do Estado promove nesta quarta-feira, 5, a partir das 10 horas, a 1ª celebração solidária para homenagear Nossa Senhora de Nazaré e também ajudar as crianças da creche Casa Lar Cordeirinho de Deus, em Belém. A programação está sendo organizada pelo Serviço Social da PGE e será aberta a todos os servidores da instituição. A campanha de arrecadação de roupas para as crianças da creche já está aberta na PGE. Qualquer pessoa pode participar. Os itens doados devem ser compatíveis com a numeração de crianças de 0 a 6 anos e serão entregues no dia 12 de outubro, dia dedicado a elas.
A creche Casa Lar Cordeirinho de Deus funciona no bairro de São Brás e atende crianças em situação de risco social de Belém e do interior do Estado. Algumas delas estão em tratamento contra vários tipos de câncer, além de hidrocefalia, paralisia cerebral e deficiência física. A maioria é de famílias de baixa renda, que não possuem condições de atender todas as necessidades básicas como alimentação, vestuário, saúde e lazer. Segundo a assistente social Rosicleide Teodozio, os produtos arrecadados serão entregues na própria creche, no dia 12 de outubro, logo após o Círio de Nazaré.
A campanha de arrecadação segue até o dia 11, véspera da entrega. Os servidores que quiserem colaborar podem entregar os donativos no setor de Serviço Social. As roupas, segundo Rosicleide, foram sugeridas pela própria coordenação da creche devido à necessidade das crianças que vêm do interior do Estado para tratamento médico. Os itens podem ser shorts e camisetas, que serão usados pelas crianças durante a estadia na creche. “A ideia é aproveitar esse momento de reflexão proporcionado pelo Círio de Nazaré, quando os católicos renovam a fé e o sentimento de amor à virgem. Então, nada melhor do que também realizar uma boa ação, e ajudar as crianças carentes”, disse a assistente social.
A celebração religiosa na PGE será realizada no auditório do órgão, nesta quarta-feira, 5, a partir das 10h. O pároco da igreja de Santo Antônio de Lisboa será o celebrante da programação religiosa.
Selma Amaral - Ascom/PGE
Prefeitura de Belém recebe a imagem
peregrina de Nazaré nesta quarta-feira
O Palácio Antonio Lemos recebe nesta quarta-feira,05, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Nazaré. A partir das 8h o prefeito Duciomar Costa e os servidores municipais se reúnem para esta cerimônia de renovação de fé e louvor.
 O evento faz parte das comemorações pelo transcurso do Círio de Nazaré e proporciona a todos os funcionários a oportunidade de expressarem sua devoção à Santa.
 “Receber a visita da Santa é maravilhoso porque muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de verem a imagem de perto”, disse Leny Pinheiro, assessora do Núcleo Administração da Comus-PMB. Para Angela Oliveira,do setor financeiro da Comus,a visita da Santa traz paz e renovação de  fé a todos.
 “Pela quantidade de pessoas mobilizadas é uma questão de fé até pras pessoas que não comungam a mesma crença mas respeitam”, opina Yasmin Pires, estagiária.

Texto: Fátima Baía - Estagiária
Edição:Comus
Emater realiza Círio interno
No dia 6 de outubro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará realizam o Círio interno, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia. Uma comissão formada por funcionários da Emater cuida de todos os ícones necessários para retratar o momento de maior fé entre os paraenses.
Esta já é a oitava vez em que a Emater comemora o Círio de Nazaré. A festa tem caráter ecumênico e objetiva louvar uma das simbologias mais fortes da cultura paraense e uma das maiores festas religiosas do mundo. A intenção da programação não é louvar o catolicismo, mas, sim, e principalmente, a solidariedade entre as pessoas, independente de religião e doutrinas, sem preconceitos.
Este ano a festividade teve a abertura oficial com a visita da imagem peregrina oficial do Círio, no último dia 16. A partir do dia 20, foram iniciadas novenas nos diversos setores da empresa, do escritório central, com a peregrinação da imagem própria. As peregrinações - que vão desde o dia 20 deste mês até o dia 3 de outubro - culminarão em um cortejo, no dia 6, para a qual são esperadas mais de 300 pessoas, entre funcionários e familiares. A procissão acontecerá dentro do próprio escritório central da Emater, em Marituba, em um percurso de 600 metros. Seguindo a tradição, cordas puxarão a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sob cantos, liturgias e homenagens dos diversos setores da empresa.
Pelo segundo ano, funcionários da Emater doaram o manto da imagem própria de Nossa Senhora de Nazaré. No ano de 2010, a peça em tecido bordado foi doada pela mãe da servidora Nazaré Brasil. “Minha mãe é muito religiosa e gosta de trabalhos artesanais. Atendendo uma solicitação da empresa de quem poderia fazer essa doação, decidimos que vestiríamos a imagem de Nossa Senhora naquele ano”, relatou a funcionária. No ano passado, uma visita ilustre abrilhantou as comemorações do Círio Emateriano. A abertura da cerimônia religiosa contou com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que presidiu uma celebração eucarística no escritório central da instituição. Neste ano, o manto da imagem própria foi doado pela servidora Nazaré Brasil.
Romaria Fluvial
A participação da Emater neste ano vai um pouco além. A empresa terá um barco para participar da Romaria Fluvial que acontece no dia 7 de outubro, com saída do porto no distrito de Icoarací, região metropolitana de Belém. Para a participação dos servidores, pela logística necessária para o evento marítimo, foram disponibilizados 20 convites com direito a acompanhantes. “Queríamos oferecer essa oportunidade para todos os servidores. Mas decidimos por realizar um sorteio dentre os funcionários que se inscreverem no site da Emater para participação na procissão das águas”, revelou a presidente da Emater, Cleide Amorim.
Xxxxxxxx


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...