Total de visualizações de página

sábado, outubro 01, 2011

CURSOS & CONCURSOS & PALESTRAS & SIMINÁRIOS

Jovens do Marajó participam
de conferência regional
Com a participação de jovens dos municípios de Muaná, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Soure e Salvaterra, o Arquipélago do Marajó sedia neste sábado (1º) a Conferência Regional do Marajó, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Salomão Matos, na sede municipal de Salvaterra. Iniciada às 8h, a plenária debate temas essenciais para a elaboração do Plano Estadual da Juventude. A Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Juventude, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), integra a comissão organizadora do evento.
Para facilitar a abordagem dos temas, a Conferência da Região do Marajó foi a única a ser realizada em dois lugares. “Em virtude da questão geográfica, o Arquipélago foi dividido em duas regiões: uma com sede em Breves, com oito municípios participantes, e outra em Salvaterra, que inclui os demais municípios”, informou o coordenador Estadual de Promoção dos Direitos da Juventude, Raimundo Rodrigues.
Em parceria com o Programa de Governo Pro Paz Juventude, a Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Juventude está à frente das 13 conferências regionais, que são etapas preparatórias para a II Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude. A elaboração de planos e metas para o público jovem acontecerá a partir das discussões dos eixos temáticos. Arte e cultura, educação e cidadania, trabalho e renda, e esporte e lazer norteiam os debates.
Ellyson Ramos – Sejudh
Proposta do Pará para
o meio ambiente é
discutida em
congresso nacional
A mensagem encaminhada em setembro pelo governador Simão Jatene à Assembleia Legislativa do Pará com a proposta de criação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos foi tema de discussão durante o 14° Congresso Brasileiro de Mineração, em Belo Horizonte (MG). A transferência de responsabilidades aos municípios, aliada ao surgimento de 12 regionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estão no conteúdo do documento.
Representante da Sema no Congresso, Lúcia Porpino, diretora de Licenciamento Ambiental, considera que as novas ações vão modernizar e agilizar o processo de licenciamento, acompanhando o dinamismo do setor produtivo. A diretora avaliou que “o Sistema propõe a modernização da legislação ambiental do Pará, criada há 16 anos, que já não acompanha a evolução dos conceitos ambientais”.
O evento, encerrado na quinta-feira (29), foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), e também debateu o aumento da demanda mundial por minérios, principalmente pela China. O país asiático, de acordo com os participantes, nos próximos quatro anos será responsável pela metade do consumo mundial de cobre, zinco, alumínio, níquel, estanho e chumbo.
Ascom/Sema
Núcleo do Programa
de Qualidade debate
melhoria na gestão
Consumo de energia elétrica, água e material de expediente, além da produção de lixo foram alguns aspectos abordados por Leila Elias, coordenadora da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-PA), na 7ª reunião do Núcleo Regional do Programa de Qualidade na Gestão (PQG), realizada na última quinta-feira (29), no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). Representantes dos órgãos e entidades que aderiram ao Programa participaram do encontro.
Na palestra “Sustentabilidade Ambiental nos Órgãos Públicos”, Leila Elias compartilhou sua experiência na elaboração de projetos nessa área para o CRC e destacou as dificuldades encontradas para despertar na comunidade um comprometimento com as causas ambientais. “Nós precisamos fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente”, disse Leila.
Para a secretária adjunta de Agricultura, Eliana Zacca, “há necessidade de um choque de gestão, com foco na transparência e predomínio da gestão por competência”.
Carta - Gleydson Silva, técnico da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), apresentou a Carta de Serviço ao Cidadão, documento elaborado por uma organização pública destinado a informar aos cidadãos como acessar e obter serviços prestados à sociedade. A Carta de Serviço ao Cidadão é uma recomendação do governo federal, por intermédio do Ministério do Planejamento, para as organizações públicas federais, estaduais e municipais.
O representante da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, disse que a adesão ao PQG faz parte das estratégias da PM, visando a busca por melhorias na gestão. Servidores da Sagri encerraram a reunião relatando suas experiências de trabalho e ressaltando as melhorias registradas a partir da implantação do Programa de Qualidade, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Administração (Sead).
As reuniões do Núcleo são promovidas pelo Programa de Qualidade na Gestão com o objetivo de promover a excelência na gestão nas organizações públicas estaduais e municipais, além de valorizar o desenvolvimento dos servidores.
Ascom/Sead
Servidores da Sespa iniciam
curso de Gestão da
Assistência Farmacêutica
Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 30, no Centro de Estudos Noel Nutels, do Hospital Universitário João de Barros Barreto, o primeiro encontro presencial do Pólo Belém, da etapa Norte/Centro-Oeste do curso de especialização a distância de Gestão da Assistência Farmacêutica. A mesa de abertura do evento contou com a presença de Randolfo Coelho Junior, diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); do diretor do Hospital Universitário do Hospital João de Barros Barreto, Eduardo Leitão; da coordenadora do Pólo Belém, Heliana Alencar Costa; da coordenadora acadêmica do Barros Barreto, Lúcia Helena Messias; do deputado federal Arnaldo Jordy e da integrante da Comissão Gestora do curso e representante da Universidade Federal de Santa Catarina, Eliana Diehl
O curso foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto como o Ministério da Saúde, integrando o Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial do SUS (PNDG) e a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS). O objetivo é especializar em Gestão de Assistência Farmacêutica dois mil farmacêuticos em todo o Brasil, garabtindo a organização no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e contribuir para garantia do acesso e uso racional de medicamentos no país.
Segundo a coordenadora do Pólo Belém, Heliana Alencar Costa, o curso será uma importante ferramenta de capacitação, além proporcionar um aprendizado para a melhoria dos serviços voltados à assistência farmacêutica. “O conteúdo do curso vai possibilitar condições de melhoria para o profissional da área da farmácia. O aluno poderá exercitar seus conhecimentos identificar dificuldades e aprender de que maneira superá-las”, explicou.
O curso é oferecido gratuitamente no nível de Pós-Graduação lato sensu, na modalidade a distância, e terá carga de 480 horas a serem concluídas em um período de 12 meses. Os conteúdos são disponibilizados em um ambiente virtual de ensino, utilizando recursos multimídia da internet. Além desse, haverá mais dois encontros presenciais para a avaliação e troca de informações relacionadas ao curso.
O curso também conta com duas farmacêuticas servidoras da Sespa, Marselle Carvalho e Ursula Araujo, como tutoras e outros servidores da Secretaria e hospitais do Estado como especializandos.
Edna Sidou - Ascom/Sespa


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...