Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 03, 2011

Aniversário de Icoaraci teve ação social e cidadania pela Prefeitura de Belém







Uma manhã de festa e cidadania marcou a passagem dos 142 anos de Icoaraci. Cerca de três mil pessoas participaram das comemorações nesta segunda-feira (3), na Praça da Matriz, onde a população teve acesso a diversos serviços, entre eles a emissão de documentos, atendimento médico e orientação jurídica, além de muita diversão.
 A trabalhadora autônoma, Naíra Soares de Moura, de 42 anos, foi uma das atendidas pelo projeto "O Ministério Público e a Comunidade", do Ministério Público do Estado. Ela contou que há quatro anos vem lutando para fazer uma retificação na certidão de nascimento de seu filho, que hoje está com 19 anos. 
 Naíra Moura disse que na primeira certidão de nascimento o nome dele está registrado como Carlos Alberto de Souza Jr. ,mas o documento foi extraviado. Ao tirar a segunda via, o nome do filho foi registrado como Carlos Alberto de Souza. “Desde então eu venho lutando para fazer essa retificação e colocar o Jr. no final do nome do meu filho. Isso tem causado uma série de transtornos, pois ele não pode tirar os outros documentos por esse erro,mas o atendente disse que vai fazer essa retificação. Estou esperançosa”, contou.
 A dona de casa, Patrícia Costa Lima, aproveitou para tirar uma nova carteira de trabalho, pois a antiga estava com a fotografia danificada. “Eu estava com problemas para me inscrever em um curso marítimo, devido a esse problema. Mas graças a essa ação estou com uma carteira novinha”, comemorou.
Ela disse que chegou bem cedo para ser uma das primeiras a serem atendidas. “Foi bem rápido, nos outros locais as filas são muito grandes e dificulta a vida da gente”, contou.
 Rosicléia de Lima estava na fila para tirar o CPF dos dois filhos menores, um de 15 e outro de 13 anos. Segundo ela, os filhos estavam precisando do documento para se inscrever no programa Meu Primeiro Emprego. “Como são duas pessoas eu aproveitei essa oportunidade, pois nos Correios eu teria que pagar quase treze reais, e aqui é de graça”, elogiou.
 A Secretaria Municipal de Saúde levou para a Praça da Matriz, informações sobre os perigos da dengue. Segundo Ana Cristina Nunez, controladora de dengue do Distrito Administrativo de Icoaraci-Daico, a grande preocupação da Secretaria é com o tipo 4 da doença, já registrado em Icoaraci,que pode se transformar em uma epidemia. “Como as notícias sobre a dengue saíram da mídia, a população tende a deixar de lado as preocupações com a doença, mas a Sesma está atenta para evitar o alastramento do Tipo 4, contra o qual muitas pessoas não têm defesas”, alertou.
 Para o diretor geral da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Otoniel Pereira, Icoaraci completa 142 anos com ares de ‘cidade Sorriso’. “Nós temos uma população de cerca de 300 mil pessoas, toda uma infra-estrutura com grandes projetos, 15 linhas de ônibus que resolveram um dos grandes problemas de Icoaraci que era o transporte. Então, essa ação social é voltada para atender as pessoas mais carentes que precisam de uma atenção especial da Prefeitura de Belém. Como no dia 8, que é  quando Icoaraci realmente completa os seus 142 anos, vamos estar envolvidos com o Círio Fluvial, resolvemos antecipar as comemorações para esta segunda-feira”, informou.

Texto: Ronaldo Quadros-Ascom Adic
Fotos: Comus
Edição:Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...