Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Milhares de norte-coreanos se despedem de Kim Jong-il

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
 Dezenas de milhares de norte-coreanos saíram às ruas nevadas da capital Pyongyang nesta quarta-feira para uma despedida final do ex-líder da Coreia do Norte Kim Jong-il. O filho e sucessor Kim Jong-un liderou o cortejo, acompanhando de perto o carro que levava o caixão do pai. O trajeto teve início no Palácio Memorial de Kumsusan, onde o corpo foi velado. A procissão deve terminar na praça Kim Il-sung, a principal da cidade.
Kim Jong-il, que governou o país com mão de ferro após a morte do pai Kim Il-sung, em 1994, morreu vítima de um ataque cardíaco em 17 de dezembro aos 69 anos, segundo os meios de comunicação estatais.
Assim como no funeral do pai, o caixão de Kim Jong-il foi envolto em uma bandeira vermelha. Uma limusine carregando um enorme retrato de um Kim sorridente conduziu a procissão, com os soldados seguindo o carro pelas ruas de Pyongyang.
Atrás de Kim Jong-un, estava o tio Jang Song Thaek, cunhado de Kim Jong-il e vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional, que deverá desempenhar um papel crucial para ajudar a Kim Jong-un a assumir as funções de governante. Os dois outros filhos, Kim Jong-nam e Kim Jong-chol, não foram vistos.
Os rituais fúnebres serão encerrados na quinta-feira, quando está prevista uma homenagem em todo o país. A população fará três minutos de silêncio e todos os trens e navios da Coreia do Norte irão disparar suas sirenes ao mesmo tempo, segundo a agência de notícias KCNA.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...