Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Secult reapresenta concerto em frente à igreja de Santo Alexandre

Neste domingo (25), dia de Natal, a cidade recebe como presente a reapresentação do concerto natalino em frente à Igreja de Santo Alexandre, com a participação dos cantores líricos paraenses Atalla Ayan e soprano Patrícia Oliveira, de 60 músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, 135 crianças do Coro Infanto-Juvenil Vale Música e 60 integrantes do Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz.
A reapresentação do espetáculo natalino acontece às 19 horas e volta a pedidos do público, que se emocionou com o concerto apresentado em frente ao Museu de Arte Sacra na última terça (20) e nesta quinta-feira (22), em frente à Igreja de São João e Nossa Senhora das Graças, na praça da Matriz, em Icoaraci.
 “É uma emoção muito grande estar de volta e cantar para o público da minha terra. Estou feliz, pois não há dinheiro que pague o calor humano recebidos pelo público aqui no Pará”, diz o tenor Atalla Ayan, que dá autógrafos ao público, abraça os fãs após os concertos e quebra preconceitos sobre a capacidade de uma plateia popular poder apreciar e se emocionar com a música erudita em espetáculos ao ar livre.
A decisão de fazer um concerto extra foi confirmada na noite de quarta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), logo após o reconhecimento da qualidade do espetáculo e inúmeros pedidos para uma nova apresentação, numa propagação positiva pelo público.
“Com a retomada da programação natalina diante deste cenário histórico, o acesso à programação cultural é também um exercício de cidadania, numa interação diferente do formato usual dos concertos nos teatros. Neste caso, com este cenário mágico do patrimônio preservado e músicos, coro e solistas se apresentando ao ar livre”, destacou a pedagoga Isis Mendes, encantada com o coro de crianças cantando nas janelas do Museu de Arte Sacra.
No palco, Atalla Ayan, Patrícia Oliveira, as crianças do projeto Vale Música e o coro adulto do Festival de Ópera prometem emocionar mais uma vez o público com a interpretação de “Gloria”, de Vivaldi;  “Chorinho natalino”, de  Vieira Brandão; “Minuit, chrétiens!”, de A. C. Adam; “Aleluia (O Messias)”, de Haendel ; “O Quebra-nozes”, de  Tchaikovsky;  “Va, pensiero (Nabucco)” e “Brindisi (La Traviata)”,  de  Verdi, dentre outras.
No fim da apresentação, fogos de artifício marcam o encerramento do projeto Natal com arte em toda parte, do governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Serviço
Concerto natalino. Domingo (25), às 19 horas, em frente à Igreja de Santo Alexandre, Cidade Velha. Aberto ao público.

Texto:
Jose Pacheco – Secult

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...