Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Professores avaliam ações de educação ambiental na APA Araguaia


Farto café da manhã marcou a reunião de avaliação das atividades de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nas escolas da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, em São Geraldo do Araguaia, durante o ano de 2011. O encontro avaliativo, feito na área recreativa do escritório da gerência do Parque Estadual Serra das Andorinhas (Pesam), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), oportunizou também uma confraternização.
Participaram do evento educadores que trabalham nas escolas da unidade de conservação e coordenadoras do departamento de educação do campo da Secretaria Municipal de Educação de São Geraldo do Araguaia (Semed), além dos técnicos do departamento de educação ambiental do Pesam.
O encontro teve objetivo de avaliar as ações desenvolvidas com alunos e professores das escolas localizadas na APA Araguaia, bem como a parceria firmada entre Semed e Sema para a execução de atividades de educação ambiental durante o ano de 2011, na Unidade de Conservação da Natureza.
Para a professora da Escola Dom Pedro I, da Vila Ilha de Campo, Marinalva Tavares, as ações desenvolvidas pela Sema foram positivas e contribuíram para despertar o senso ambiental nos alunos da região. “A partir do momento em que começamos a trabalhar em conjunto com a Sema, nossas ações de educação ambiental fortaleceram e, consequentemente, os alunos passaram a ter mais gosto pela temática”, destaca a professora.
Outra que também vê como positivas as ações realizadas em conjunto é a coordenadora geral do departamento de educação do campo da Semed, Olindair Vilacina. Ela enfatiza a eficácia da parceria e destaca as vantagens em elaborar um planejamento conjugado. “As ações desenvolvidas pela parceria durante o ano de 2011 foram positivas. Tenho convicções de que poderemos intensificar mais ainda o trabalho em 2012. Por isso, vamos realizar planejamento conjunto para sincronizar as datas”, garante Olindair, que tem a ideia compartilhada pela colega Margarete Ferro.
O gerente do Pesam, Abel Pojo, destaca a importância dos educadores se reunirem para avaliar o trabalho realizado e explica que todo o trabalho desenvolvido com alunos e professores das escolas da APA Araguaia visa reduzir os impactos antrópicos que possam afetar fauna e flora do Parque Estadual Serra das Andorinhas. “Avaliar as ações desenvolvidas em 2011 é fundamental para corrigir eventuais falhas e garantir mais êxito em 2012. No entendimento da gerência, alunos e professores são os principais agentes multiplicadores de ideias e ações que visam defender o meio ambiente. Por isso, acreditamos na eficácia da parceria firmada com a Semed. Nesse sentido, agradeço todos aqueles que desprenderam esforços na execução das atividades de educação ambiental na APA Araguaia, durante o ano de 2011”, finaliza o gerente.

Texto:
Káthia Oliveira-Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...