Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Corpo de Bombeiros doa veículo ao Banco de Leite da Santa Casa









A luta para aumentar a captação de leite humano ganhou nesta quarta-feira, 28, um aliado importante, o Corpo de Bombeiros Militar doou ao Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, um automóvel que vai integrar a frota do Projeto Bombeiros da Vida, que atua na maternidade coletando leite nos domicílios das mães doadoras cadastradas na instituição.
Em 2011 já foram coletados 4.500 litros de leite humano, beneficiando cerca de 800 bebês. O Banco de Leite Humano tem uma importância muito grande na redução da mortalidade infantil, os bebê que nascem com algumas limitações sempre precisam de uma permanência maior no hospital, daí a necessidade do leite humano. A coordenadora do Banco de Leite, Cynara Souza, diz que a meta é atingir entre 80 a 100% de leite humano ofertado na Santa Casa e com o recebimento da viatura isso pode ajudar a conseguir o objetivo, a coordenadora também falou que o programa atinge todo o Pará, já que a maternidade recebe mães vindas de todas as regiões do estado e que geralmente elas não fazem pré-natal e não têm uma orientação sobre a importância da amamentação e, consequentemente, isso leva o bebê a precisar da doação do leite. Hoje o banco de leite tem 297 doadoras externas e 176 internas.
A coordenadora do Projeto Bombeiros da Vida, tenente-coronel Silvia Cruz, explica que o projeto já existe há nove anos no Pará e tem hoje 23 bombeiros militares e seis voluntarios civis da corporação e que o trabalho desenvolvido é gratificante. ”Nós estamos aqui dispostos a ajudar. Existe um 0800 que as pessoas ligam e a gente orienta de como fazer a coleta e depois armazenar, aí sim nós vamos buscar esse leite doado” explicou Silvia.
Edilene Beatriz tem 23 anos e é mãe pela primeira vez. Ela se cadastrou e está fazendo a doação de leite. “É um ato de solidariedade né, como a gente tem muito leite é gratificante poder contribuir”. Do mesmo modo pensa Stephany Peixoto, que tem 24 anos e um filho. Segundo ela, a doação é um duplo benefício, já que a mãe precisa desse estímulo para gerar mais leite e acaba também ajudando muitas mães que não produzem leite. “ A gente fica muito feliz em poder colaborar”, comemora a doadora.
A cerimônia de doação do automóvel aconteceu no auditório da Santa Casa. A presidente da Fundação Santa Casa, Eunice Begot, recebeu do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Donato Teixeira, as chaves do automóvel, que foram abençoadas pelo capelão do Exército do Brasil, tenente Marcos. A secretária adjunta de Saúde Pública, Rosemary Goés, e Daniela Kayath, que representou a primeira dama Ana Jatene, estiveram presentes na solenidade de entrega do carro.
Serviço:
Quem quiser doar leite humano para o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia do Pará é só ligar 0800-7272057, que o Corpo de Bombeiros vai orientar como fazer a coleta do material e depois vai fará o recolhimento do leite.

Texto:
Antenor Filho-Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...