Total de visualizações de página

quinta-feira, dezembro 29, 2011

@ REPÓRTER JURUNENSE: e o resumo das principais notícias de hoje. Destsque para o chamamento dos concursados do Curro Velho

@ SERVIDORA DA SANTA CASA GANHA PRÊMIO



Servidora Carmen Lucy Costa Cordeiro, da Fundação
 Santa Casa, ganha prêmio da Escola de Governo.

FOTO: DIVULGAÇÃO/ASCOM SANTA CASA
Previsão de tempo bom
para brindar a
chegada do Ano Novo
A previsão da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) indica tempo bom para a maioria das regiões do Pará na hora da virada do ano. Os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro são o foco da previsão de tempo da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), da Sema.
Na descrição das condições de tempo para sábado (31), a Sema prevê que nas regiões Nordeste, Marajó, Calha Norte e Região Metropolitana de Belém, haverá predomínio de sol entre nuvens pela manhã e aumento da nebulosidade no período da tarde, com previsão de chuvas rápidas durante a tarde e início da noite. Os meteorologistas da Direh apontam a permanência de nebulosidade para todo o estado, principalmente para a porção oeste do Pará, onde se esperam pancadas de chuva no período da tarde, acompanhadas de trovoadas.
No primeiro dia de 2012 (domingo), os equipamentos meteorológicos mostram que o norte do estado terá a presença de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima ao litoral, favorecida pela circulação de brisa marinha, ocasionando muitas nuvens durante o dia e ocorrência de pancadas de chuvas no período da tarde, com trovoadas isoladas. Áreas de instabilidades intensas estão previstas na faixa Sul do Pará, causando chuvas moderadas acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos em áreas isoladas.

Texto:
Káthia Oliveira-Sema
Operação conjunta
apreende máquinas
caça-níqueis na
Região Metropolitana


Uma Operação conjunta das Políciais Civil e Militar apreendeu nesta quinta-feira, 29, nos municípios de Ananindeua e Marituba, 108 máquinas caça-níqueis que estavam funcionando em 68 estabelecimentos comercias. A operação "Tio Patinhas" começou por volta das 10h da manhã e foi uma ação rápida. Ela já acontece desde maio e vem combatendo o narcotráfico, pirataria e o funcionamento ilegal das máquinas caça-níqueis na Região Metropolitana de Belém.
A operação que contou com 87 policiais civis e militares foi feita com base nas denúncias que chegaram ao Comando de Policiamento da Região Metropolitano pelo Disque Denúncia 181. Com as informações, a Polícia, através do serviço de inteligência e o serviço velado fez o mapeamento e foi ao local para detalhar como o serviço era realizado, para que a operação obtivesse êxito.
O Coronel Marcos Machado, comandante do CPRM foi quem comandou a operação. Ele disse que graças a este trabalho foi possível chegar até os locais e fazer as apreensões. “Com o trabalho da inteligência e do velado conseguimos chegar ao local e fazer as apreensões e obter sucesso na operação. Apreendemos 108 máquinas e 62 pessoas foram detidas, isso mostra que estamos no caminho certo” comemorou o coronel.
As 62 pessoas presas foram encaminhadas para a Seccional de Polícia de Ananindeua, onde serão feitos os procedimentos de apreensão e averiguação das 62 pessoas presas. Quem tiver problemas com a Justiça vai continuar preso, os outros vão responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A polícia agora vai investigar quem são os responsáveis pela fabricação e distribuição das máquinas.

Texto:
Antenor Filho-Secom
Guarda Municipal reforça
segurança em Belém e Mosqueiro
A Guarda Municipal de Belém (GMB) já está com o efetivo preparado para as festas de final de ano em Belém e na Ilha de Mosqueiro. Homens dos Grupamentos Táticos e Operacionais da GMB (GAT, Atac e Rondac) farão o monitoramento com rondas motorizadas nas principais vias públicas e logradouros da capital no réveillon, com o intuito de garantir a tranqüilidade durante as confraternizações da virada de ano.
Em Mosqueiro, a Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar do Pará, vai reforçar o trabalho com ronda motorizada por toda a orla no domingo, 1º de janeiro, quando é esperado o maior fluxo de banhistas na praia.
Em função das programações natalinas da Prefeitura de Belém, a Guarda Municipal manteve na Praça da República e no Horto Municipal um forte esquema de segurança com 30 e 15 guardas em média, por dia, respectivamente, nesses logradores. Na Praça de Batista Campos, a GMB vai garantir até 12 de janeiro, data em que se comemora o aniversário de Belém, pelos menos 15 servidores por dia.
Texto: Ascom GMB / Foto: Divulgação
Pará registra redução da
criminalidade em 12
meses consecutivos








O Pará fecha o ano de 2011 com saldo positivo no combate à violência em relação aos últimos anos. O levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese-PA), mostra que pelo menos 635 vidas foram preservadas até o dia 26 de dezembro no Estado, com diminuição de 11,36% da criminalidade. A redução ocorreu de forma consecutiva nos 12 meses deste ano. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 29, pelo governador Simão Jatene; o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, e o supervisor técnico do Dieese-PA, Roberto Sena, no Hangar. Na ocasião, Jatene também entregou 20 viaturas que vão integrar a Companhia de Policiamento Turístico da Polícia Militar nas cinco localidades paraenses mais visitadas.
Para o governador, a redução reflete o trabalho integrado que tem sido realizado desde o primeiro dia de seu governo, em janeiro. “Ninguém faz nada sozinho. A cooperação é absolutamente fundamental para alcançar os objetivos. Eu não tenho dúvida nenhuma de que os resultados que temos obtido na redução da criminalidade são reflexo da integração das polícias, não só as do Estado, mas inclusive a Federal, as Guardas Municipais, e da integração da Polícia e Sociedade”, afirmou Jatene.
Ele destacou, ainda, a união das políticas de segurança com as políticas públicas e sociais. “Temos hoje no Estado alguns fatores que nos asseguram expectativas positivas, como o crescimento do emprego e da renda, por exemplo. Quando se cria novas oportunidades na sociedade, retira-se pessoas da criminalidade. Outras coisas são fundamentais também para a redução da violência, como o combate à impunidade. Por isso informatizamos a emissão de boletins de ocorrência, que são disponibilizados agora em tempo real para a Justiça, tornando mais transparente a ação da polícia e, sobretudo, dando maior agilidade ao trabalho, contribuindo para a diminuição da impunidade também”, acrescentou o governador, que lembrou que neste ano o Estado atingiu a marca histórica na geração de emprego, com quase 60 mil vagas criadas.
Números
Em todo o Pará, a redução da criminalidade resultou em -11,36%. No comparativo dos principais crimes entre os anos de 2010 e 2011 (até 26 de dezembro), registrou-se a diminuição dos crimes de roubo (-11,27%), estrupo (-7,76%), lesão corporal (-5,09%) e homicídio (-16,08%). Os crimes de furto e tráfico de drogas apresentaram aumento de 0,29% e 49,54%, respectivamente. No entanto, no caso do tráfico de drogas, os números são considerados positivos para a sociedade, pois refletem diretamente o resultado das ações de combate intensivo a esse delito. Para se ter uma ideia, foram realizadas quase 20 mil operações de combate à criminalidade, que resultaram em 21.886 prisões, das quais, 28,96% foram referentes ao tráfico de entorpecentes.
Em relação aos homicídios, no comparativo entre os anos de 2010 e 2011, os números também foram positivos. Em 2010, em todo o Pará, foram 3.409. Neste ano, até o dia 26 deste mês, foram 2.861, com a diferença de -548 em números absolutos, correspondendo à variação de -16,08%. Desses números, na Região Metropolitana de Belém (RMB) a queda foi de 1.490 (2010) para 1.033 (até 26 de dezembro de 2011), com a diferença de 457 em termos absolutos (-30,67%). Na capital (incluindo os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro), a redução foi de 845 (2010) para 554 (neste ano), correspondendo à variação de -34,43%. Ainda correspondendo à RMB, o total da queda na criminalidade corresponde a 12% em relação ao ano passado. Na capital, a redução da violência foi de 13%.
Medidas estruturais para a Segurança
Durante a apresentação do levantamento que mostra a redução da violência no Pará, o secretário da Segup, Luiz Fernandes, ressaltou as medidas estruturais estratégicas que o Governo tem implantando desde janeiro e que estão possibilitando a queda da criminalidade em todas as regiões paraenses. A primeira delas é a integração de todos os órgãos de segurança do Estado, União e municípios. Foi apontado também pelo secretário como medida estratégica o desenvolvimento de políticas sociais e de prevenção da violência, como a reinserção social dos egressos da Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e a participação comunitária.
A parceria com o programa de promoção da Paz, o Pro Paz também faz parte da estratégia governamental para reduzir a criminalidade e oferecer mais oportunidades para a população. As atividades do programa congregam uma série de serviços, levando educação, cultura, saúde, arte e cidadania para a população. O Pro Paz atua na Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Mangueirão, e Instituto Estadual de Segurança Pública (Iesp), além de atendimentos especializados na Santa Casa, Centro de Perícias Renato Chaves e nas Delegacias de Atendimento a Mulher de Tucuruí e Santarém.
A coordenadora do programa, Izabela Jatene, reforçou a importância de se trabalhar em conjunto no combate à violência. “O Pro Paz faz a articulação das políticas públicas, desenvolvendo a prevenção da violência de forma integrada, por meio da educação, saúde, cidadania. Só este ano realizamos mais de 400 mil atendimentos de saúde em todas regiões do Estado”, destacou.
Luiz Fernandes ressaltou ainda outra ações que o Governo implementa para combater a criminalidade. “Temos os plano regionalizados de Segurança Pública, por meio dos quais agimos de forma específica em cada região do Estado, a reestruturação do Sistema, com novos equipamentos e servidores, reestruturação do sistema penitenciário com a construção de 14 novas casas penais, renovação da frota de viaturas com 703 carros já na rua, além da capacitação dos mais de 80 mil policiais”.
Viaturas
Os investimentos em segurança foram reforçados também durante a apresentação dos dados de redução da violência com a entrega de 20 novas viaturas para a Companhia de Policiamento Turístico da Polícia Militar. Os carros são do tipo Eco Sport e estão equipados com rádio, integrando o sistema de comunicação da corporação, e GPS, que permite o monitoramento 24h, em tempo real, pelo Centro Integrado de Operações (Ciop).
Os veículos vão oferecer melhores condições de atuação para os municípios de Salinópolis, Bragança, Soure, Santarém (Alter do Chão), e no distrito de Mosqueiro. Cada local receberá duas viaturas. As outras 10 farão o policiamento da Região Metropolitana. Cada carro é plotado com imagens dos pontos turísticos do Estado.

Texto:
Thiago Melo-Secom
Sefa faz balanço das
mercadorias apreendidas
do Consórcio Belo Monte
O secretário da Fazenda do Pará, José Tostes Neto, apresenta nesta quinta-feira, 29, às 16h30, o balanço das apreensões de mercadorias destinadas ao Consórcio Construtor de Belo Monte, realizadas esta semana. As apreensões ocorreram por conta do não cumprimento do acordo firmado entre o Consórcio e o Governo do Estado.
O primeiro se comprometeu a realizar todas a compras necessárias ao empreendimento no Estado, como forma de estimular o comércio local. A ação do Estado visa garantir o recolhimento dos impostos devidos e assim investir na infraestrutura necessária na área do empreendimento.
Mangal não abrirá
no dia 1º Janeiro
Devido ao feriado do dia 1º de Janeiro de 2012 a Organização Social Pará 2000 informa que o Mangal das Garças não abrirá neste dia. Confira abaixo o horário de funcionamento do Parque:
Sábado (31/12) - Abre normal das 9h às 18h
Domingo (01/01) Não abre
Segunda (02/01) Não abre, segunda é dia de manutenção do Parque
Terça (03/01) - Abre normalmente das 9h às 18h
Consignado Banpará vai
atender município
de Primavera
O Banpará incluiu no seu portfólio de produtos de crédito mais uma opção de empréstimo consignado para atender aos servidores das prefeituras municipais, a iniciar pelo município de Primavera.  Futuramente o consignado irá atender empresas privadas e outros órgãos públicos que tenham firmado convênio com o banco.
No empréstimo consignado Banpará o crédito é efetuado imediatamente na conta corrente do cliente e o pagamento das parcelas será descontado diretamente no contra-cheque. De acordo com a Superintendente de Negócios do Banco, Ruth Mello, o consignado viabiliza para os gestores do município uma eficaz gestão administrativa no controle de margem consignável, racionalizando o trabalho administrativo, além de propiciar maior controle, mais agilidade e segurança.
A diretora financeira, Geize Figueiredo, parabenizou a equipe pelo mais novo produto do banco. “Parabéns a todos que acreditaram no Produto e o tornaram possível, apesar dos percalços o Consignado Prefeituras já é realidade e cumprimos mais uma etapa da Agenda Mínima do Governo”, afirmou.

Texto:
Yedda Bevilacqua-Banpará
Fundação Curro Velho
faz primeira reunião
de preparação para
o Carnaval 2012

“Nas Asas da Vovó” é o tema do samba enredo que o Grêmio Recreativo Crias do Curro Velho vai colocar nas ruas do bairro do Telégrafo no Carnaval 2012. A Fundação Curro Velho pretende resgatar os antigos Carnavais dos grandes bailes e dos blocos de rua, do fobó, do gorila.
Na última quarta-feira, 28, diretores, gerentes, assessores, técnicos e corpo de funcionários da Fundação Curro Velho participaram da primeira reunião de preparação ao Carnaval 2012. Segundo a superintendente da Fundação Curro Velho, Dina Oliveira, o Carnaval para todos os funcionários da instituição é como se fosse uma prova de vestibular. “Com alegria, nós queríamos repassar a ideia de que a gente já passou um conceito que está sendo costurado a partir do tema 'Nas Asas da Vovó', desenvolvido quando o Paulinho Moura criou o samba enredo. A partir da letra do samba, vamos começar a estruturar o desfile das Crias do Curro Velho”.
Para o Carnaval 2012, as oficinas de preparação da Fundação Curro Velho iniciam no dia 5 de janeiro, quando estarão abertas as inscrições para as oficinas de bateria e percussão. Crianças com idade a partir de 6 anos podem participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Fundação Curro Velho, na rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287, bairro do Telégrafo. Para efetuar a inscrição, a criança deve apresentar um documento que comprove que esteja estudando.
E as Crias do Curro Velho são atração nesta sexta-feira, 30, no programa Conexão Cultura, da TV, Rádio e Portal Cultura. Cerca de 20 crianças do coral infantil da Fundação Curro Velho e 10 da bateria acompanhadas de Muka de Souza e Paulinho Moura participam do programa da Rádio Cultura, apresentado por Betty Dopazo.
Crias do Curro Velho, assim são chamadas as crianças e adolescentes que participam das atividades da Iniciação Artística, aos finais de semana, na sede da Fundação Curro Velho. A maioria moradora do bairro do Telégrafo, convive com arte desde os primeiros anos da infância, muitos levados por irmãos maiores, primos e curiosos, que sempre aparecem para assistir às aulas. A bateria das Crias do Curro Velho existe há 20 anos e hoje conta 170 componentes. No início, a bateria começou com 20 a 25 crianças com instrumentos alternativos, latas, tambores de plástico e etc.
Samba Enredo Crias do Curro Velho – Carnaval 2012
Autoria: Paulo Moura
Nas asas da vovó
No balanço da cadeira
De Gorila ou Fobó
Viajei na brincadeira
E vou nas asas da vovó
Que me contou!
Contou dos grandes bailes
Das bandinhas e orquestras nos salões
Da maravilha dos cortejos
Dos blocos de sujo, dos cordões
Batalhas de confete e serpentina
No Jurunas, na Pedreira e na Campina
Bailavam pierrô e colombina
Entre tantos outros foliões
A estrela d’alva no céu desponta
O Zé Pereira é quem me conta
E a Chiquinha é quem me diz
Ô abre alas, ô abre alas!
Mamãe eu quero é ser feliz!
Batendo lata eu vou
O rei da simpatia e da paz
Cria do Curro Velho eu sou
Revivendo os antigos carnavais


Texto:
Andreza Gomes-FCV
Alterada para 1 de abril
data da obrigatoriedade
das placas refletivas
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 29, a Deliberação nº 122, que altera de 1º de janeiro de 2012 para 1º de abril do mesmo ano, a data em que os veículos novos deverão, obrigatoriamente, circular com placas e tarjetas confeccionadas com películas refletivas.
De acordo com o Contran, a alteração do prazo foi necessária por que a data de 1º de janeiro foi insuficiente para que “todos os órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados se adequassem às novas medidas”. A alteração na data modifica a Resolução 372/2011, que estabelecia o prazo de 1º de janeiro de 2012 para que os veículos saíssem das fábricas obrigatoriamente com placas e tarjetas confeccionadas com películas refletivas.
A mesma deliberação publicada nesta quinta no DOU também adia para 1º de abril a exigência de mudanças nas placas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados novos ou quando a placa precisar ser trocada por mudança de município.
A partir daquela data, esses veículos terão que circular com placas de 17 centímetros de altura por 20 centímetros de comprimento. A altura do corpo dos caracteres da placa terá que ser de 5,3 centímetros. A película refletiva deverá cobrir integralmente a superfície da placa. Os valores mínimos de refletividade da película seguem norma própria, estabelecida na Resolução nº 372, de 18 de março de 2011, que alterou a Resolução nº 231/2007 do Contran, que trata do sistema de placas de identificação de veículos.

Texto:
Orlando Cardoso-Detran
Filha de Vic e Valéria quer
cursar UEPA sem fazer provas
Izabela Franco quer estudar na UEPA sem fazer vestibular

Valéria e sua filha Izabela
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será obrigada a matricular a estudante Izabela Vinagre Pires Franco, filha da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco e do ex-deputado federal Vic Pires Franco, no curso de medicina, sem que ela tenha feito o vestibular para ingressar na instituição. Atualmente, a jovem estuda na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Alegando depressão, transtorno desencadeado em virtude do longo período que fica longe da família, que reside no Pará, Izabela impetrou mandado de segurança para ter o direito de estudar, em Belém, no curso mais concorrido do vestibular da Uepa.
A liminar que garantiu a matrícula, expedida pelo juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco, titular da 2ª Vara da Fazenda de Belém, vai contra uma decisão anterior da reitoria da Universidade, que indeferiu a solicitação com base na lei nº. 9.536/97 que regulamentou os casos de transferência, que passaram a ser permitidas apenas a alunos egressos de outras instituições públicas – o que não é o caso de Izabela.
No relatório apresentado pelo juiz, consta que o caso merece reflexão ímpar já que se trata da “degeneração física e mental da impetrante que requerem cuidados especiais”. Porém, no próprio texto, o juiz admite o impedimento legal da transferência, justificada, segundo o despacho, pela fragilidade da saúde de Izabela.
No mandado de segurança, a estudante se valeu do artigo 196 da Constituição Federal, que prevê como direitos sociais a saúde e a educação. Para ela, seriam estes os direitos que estariam sendo violados pela decisão da Uepa em não aceitar a matrícula.
A lei nº 9.394/96, que trata das Diretrizes e Bases da Educação nacional, garante que instituições de educação superior só deverão aceitar a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e ainda mediante processo seletivo.
Apesar disso, o juiz concedeu antecipação dos efeitos da tutela de mérito, ou seja, entendeu que é preciso garantir a matrícula imediata da estudante devido à gravidade do caso.
A determinação judicial provocou um debate acalorado nas redes sociais neste final de semana.
Já circula pela internet uma campanha com a paródia do slogan usado na campanha contra a divisão do Pará – “Não e Não: ninguém vai entrar sem vestibular” -, manifestando insatisfação com a decisão que permitiu a transferência.
A Uepa informou, por sua assessoria de imprensa, que vai acatar a liminar, mas entrará com recurso solicitando a suspensão da decisão. Procurado pela reportagem, Vic Pires Franco chegou a atender o celular, mas desligou quando o repórter se identificou. Valéria Pires Franco não foi localizada.
Fonte: Diário do Pará
Queima de fogos no
Réveillon da Estação das Docas

O Réveillon da Estação das Docas volta a ser um dos destaques das festas de fim de ano em Belém. A programação ficou um ano sem ser realizada, mas volta com atrações musicais, ceias de confraternização e fogos de artifício. Entre os destaques da festa estão a banda Acordalice, Nosso Tom, o sambista Téo Pérola Negra, Eloy Iglesias e vários DJs. O  Réveillon da Estação das Docas é uma realização do Governo do Estado, Secult e OS Pará 2000.
No dia 31 de dezembro, a partir das 21h, a Estação das Docas recebe familiares e amigos que escolheram o local para passar a virada do ano de 2011 para 2012. Dez mil rosas serão entregues as primeiras mulheres que estarão presentes no evento. Nos primeiros segundos de 2012, quem estiver na Estação vai assistir a 10 minutos de queima de fogos. A estrutura será montada em uma balsa em meio da Baía do Guajará, para preservar a segurança de quem estiver no local. A contagem regressiva da virada do ano vai ser feita pelo ator Paulão, do Grupo de Teatro Experiência. O Réveillon da Estação das Docas começa às 21h. Além da programação da orla, cada restaurante vai ter sua própria programação, com serviço de buffet e DJs.

Programação do Réveillon Estação das Docas 2011|2012
21h: Abertura dos portões da Estação das Docas, com entrega de rosas brancas para as mulheres. Se apresentam até às 00h: Palco 1: a banda Acorda Alice. Palco 2: a banda Nosso Tom.
23h58: O ator Paulo Fonseca (Paulão) será o apresentador oficial da “virada”. Queima de fogos na orla da Estação. Boi de Fanfarra ‘Rei do Campo’ faz o arrastão da virada do ano.
00h10: Palco 1: Téo Perola Negra e banda Estrela Azul. Até às 04h. Palco 2: Eloy Iglésias – Show Carnaval do Dragão. Até às 02h.
Nos galpões 1 e 2 nos Palcos Deslizantes: DJs
Nota PMB- Funcionamento
dos órgãos municipais
no Ano Novo
A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) informa o funcionamento de suas secretarias nesta sexta, 30, sábado, 31 e domingo, 1ª. Nesta sexta-feira, 30, não haverá expediente administrativo nas principais secretarias municipais.
 A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) funcionará normalmente nesta sexta-feira, 30, no horário de 08h até 17h. Já no sábado e domingo disponibilizará normalmente as Unidades Municipais de Saúde que funcionam em regime de Urgência e Emergência, assim como os dois Hospitais de Pronto Socorro (Umarizal e Guamá), Hospital Municipal de Mosqueiro e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
 As Unidades Municipais de Saúde de Carananduba – Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro, Cotijuba, Tapanã, Bengui I, Jurunas, Sacramenta, Telégrafo, Curió Utinga, Marambaia, Sacramenta,funcionarão normalmente durante 24 horas no feriado do ano novo
 Durante esses dias, bem como no final de semana, haverá regime de plantão nos seguintes serviços municipais:
 A Secretaria Municipal de Economia (Secon) irá manter a partir desta sexta-feira e durante o final de semana, em regime de plantão, equipes de fiscalização nas vias públicas e nas Feiras e Mercados da capital.
 Também trabalham neste feriado, em regime de plantão, as unidades de urgência e emergência do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Guarda Municipal, setores operacionais da Companhia de Transportes de Belém (CTBel), setor operacional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); setores de Abastecimento de Água (Saaeb), Defesa Civil Municipal e os servidores que atuam normalmente em regime de escala.
Horário de funcionamento
da Estação no Réveillon
O Réveillon na Estação das Docas promete agitar a cidade. Confira abaixo os horários de funcionamento da Estação das Docas neste final de ano:
31/12 (Sábado) – Abre 10h e fecha as 16h apenas lojas e lanchonetes e reabre às 21h para a Festa de réveillon
01/01 (Domingo) – Não abre
02/01 (Segunda) – Funciona normalmente a partir das 9h a 0h
OBS: A OS Pará 2000 informa que no sábado, dia 31, os restaurantes não abrirão durante o dia. Somente a noite para a festa de réveillon.
Réveillon da Estação
espera público
de 55 mil pessoas
O Réveillon 2012 da Estação das Docas espera um público aproximado de 55 mil pessoas para a grande festa da virada que terá atrações culturais que passarão pelos dois palcos armados na Estação. O palco 1, na orla, terá a banda Acordalice e o sambista Téo Pérola Negra. E no palco 2, montado no anfiteatro São Pedro Nolasco, a animação ficará por conta do grupo Nosso Tom e Eloy Iglesias. Na orla, haverá também um cortejo com Boi Bumbá Veludinho e o Rei do Campo.
Os portões da Estação das Docas abrem para o público a partir das 21 horas, com entrada franca. O público que passar o réveillon na Estação vai ter segurança e comodidade. A organização informa, ainda, que serão distribuídas 10 mil rosas brancas para celebrar o novo ano. O Réveillon 2012 da Estação é uma realização do Governo do Pará, por meio da da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com apoio da OS Pará 2000.
Para o Réveillon da Estação, o sambista Téo Pérola Negra preparou uma mistura de ritmos carnavalescos: standarts das escolas de samba de Belém, clássicos carnavalescos e até músicas da banda Secos e Molhados, adaptadas para o Carnaval. Segundo Téo Pérola Negra, o réveillon é como um carnaval fora de época e, sendo assim, os ritmos tradicionais devem ser preservados. “O povo só ouve isso de ano em ano. Você precisa cantar aquelas canções clássicas do Carnaval, para ter interação com o público, tocar o que eles querem ouvir. Porque isso sim é o mais importante nas festas de réveillon: tocar o que o povo quer”, conta o sambista.
Mas além dos sambas e das marchinhas, o rock’n roll também tem espaço no réveillon da Estação. A banda Acordalice começou a se apresentar nas festas de fim de ano na Ilha de Algodoal e este ano é uma das principais atrações do maior réveillon da cidade, com repertório que seleciona hits dos anos 80. É a primeira vez que tocam na Estação: “A volta do tradicional Réveillon da Estação comprova o interesse do Governo do Estado em proporcionar cultura e lazer ao público local e aos turistas que estarão visitando nossa cidade por ocasião das festas de fim de ano. Réveillon em um espaço democrático, onde todos podem brindar a chegada do ano novo, se sentindo em casa”, conta o vocalista da banda, Marquinho Moraes.
Segurança
A direção da OS Pará 2000 convocou na última quarta-feira, 28, uma reunião para definir detalhes operacionais com todos os agentes envolvidos na grande festa de réveillon que acontecerá no próximo sábado, 31, a partir das 21 horas na Estação das Docas. Durante o encontro, os órgãos de fiscalização envolvidos na segurança do evento discutiram sobre as vistorias que serão realizadas para a segurança da programação. O Corpo de Bombeiros do Estado do Pará e a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental ajustaram para que no sábado, 31, pela manhã, seja realizada a vistoria na embarcação que abrigará os fogos usados no show pirotécnico. A previsão é que seja utilizada uma tonelada de fogos, com duração de 10 minutos.
“No dia do réveillon teremos uma lancha monitorando as águas da Baia do Guajará, a fim de evitar que outras embarcações menores se aproximem da balsa”, contou o representante da Capitania, capitão Abílio. O Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran), Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel), Defesa Civil Municipal, Policia Militar e Companhia Docas do Pará (CDP) também participaram da reunião.
Em seguida, a presidente da OS Pará 2000, Lúcia Penedo, atendeu as demandas dos locatários da Estação das Docas, e na oportunidade distribuiu a planta de segurança com a identificação dos postos de segurança, atendimento médico e banheiros químicos. “Estamos num esforço conjunto para proporcionar uma grande festa com infraestrutura, a fim de atender as famílias paraenses e os turistas que virão passar o réveillon na Estação”, destacou a presidente.
O locatário João Carlos agradeceu o empenho do Governo do Pará em fazer esta grande festa de réveillon. “Agradecemos a todos pela retomada deste evento. É muito importante o envolvimento dos órgãos fiscalizadores para que tudo ocorra bem durante o evento”, disse.
Serviço:
REVEILLON 2012 DA ESTAÇÃO
Data: 31/12/2011, a partir das 21h - abertura dos portões
PALCO 1: (Entre Armazém 1 e Armazém 2)
21h a 0h - Acorda Alice
0h - Contagem Regressiva
0h as 02h - Téo Pérola Negra
PALCO 2: (Anfiteatro São Pedro Nolasco)
21h as 0h - Nosso Tom
0h - Contagem Regressiva
0h as 4h - Eloi Iglesias
A partir das 23h também haverá cortejo com o Boi Veludinho e Rei do Campo na Orla.
Entrada Gratuita
Mais informações: www.estacaodasdocas.com.br
* Colaborou: Augusto Pacheco - Ascom Secult

Texto:
Isa Arnour -Pará 2000
Boletim médico dos
recém-nascidos
internados na
Santa Casa, 29/12
A recém nascida que foi abandonada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado,  está com seu estado clínico estável. Respirando sem a ajuda de aparelhos. A tomografia confirmou múltiplas fraturas no corpo da criança. A equipe médica acompanha a evolução clínica da menina, que está sendo alimentada normalmente por via oral. Não há previsão de alta.
Em relação aos siameses, o boletim médico informa que estão clinicamente estáveis, recebendo leite do banco de leite da instituição. Respiram sem a ajuda de aparelhos. Nesta quinta-feira, 29, os recém-nascidos estão sendo submetidos a uma angioressonância para avaliar os vasos sanguíneos. Não há previsão de alta.
Emater capacitou mais
de mil agricultores para
plantas medicinais em 2011
Ao longo de 2011, mais de mil agricultores familiares do Pará foram iniciados ou aprofundaram seus conhecimentos em plantas medicinais por meio de oficinas, cursos, palestras, distribuição de mudas, implantação de hortos e acompanhamento de unidades experimentais realizados pela Coordenadoria de Operações (Coper) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Um curso profissionalizante em Parauapebas, no sudeste do estado, por exemplo, qualificou, em julho, 30 agentes da Pastoral da Saúde. Já em Mocajuba, no nordeste do Pará, no início de dezembro 30 famílias aprenderam e receberam ervas. Em Abaetetuba, também no nordeste, uma unidade demonstrativa de plantas medicinais está em fase de implantação.
“É, antes de tudo, um movimento de resgate cultural”, comemora o engenheiro agrônomo Eduardo Benício Gomes, responsável pelo Projeto e especialista em Cultivo, Manejo, Produção e Comercialização de Plantas Aromáticas e Condimentares pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). De acordo com ele,  “a Amazônia possui o maior ecossistema de florestais tropicais e a maior reserva de plantas medicinais do mundo, com o Pará ostentando 540 espécies já identificadas, com valor farmacológico e econômico”.
Para Gomes, ainda, preparar as comunidades rurais para usar em benefício próprio e também comercializar plantas medicinais confere segurança quanto às indicações e doses e oferece mais uma alternativa de atenção à saúde, além de contribuir para a preservação das espécies. “A ideia não é de automedicação, mas de valorização do conhecimento popular e adequação dessa história viva a procedimentos que evitem efeitos colaterais perigosos”, explica.

Texto:
Aline Miranda-Emater
Escola Leonor Nogueira
trabalha obras de
escritores paraenses
A Escola Professora Leonor Nogueira, localizada no bairro da Marambaia, que atende 650 alunos, em dois turnos, continuou nesta quarta-feira, 28, as atividades do Festival Literário, ocorrido no último dia 16 deste mês. A realização do evento contou com a presença de autores paraenses como o poeta João de Jesus Paes Loureiro, Salomão Laredo, Benedito Conceição, Bela Pinto e José Ildone. Os convidados ilustres foram coroar o trabalho dos alunos que selecionaram as obras destes autores para apresentar trabalhos literários.
Para continuar pelo universo da literatura, a escola deu andamento à programação realizando a primeira Roda Literária, oportunidade de apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano, como o recital de poesias e leituras de textos.
Para a diretora da escola, Dorotéia Gonçalves, a escola vive um momento de entusiasmo por parte dos alunos, professores, pais e responsáveis, reforçado pela presença dos escritores. Com o evento, a escola tem a intenção de formar gerações de leitores conscientes, críticos e solidários, favorecendo o desempenho dos alunos na produção, expressão e interpretação de textos, ampliando a prática da leitura para além da escola.

Texto:
Izabel Cunha-Seduc
Seduc solicita segurança
para estudantes
de duas escolas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) envia nesta quinta-feira, 29, documento com as solicitações de segurança feitas pela comunidade escolar após reunião na escola “Paulino de Brito”, ao secretário de segurança pública, Luiz Fernandes Rocha. O encontro aconteceu na terça-feira, 27, quando estiveram presentes 135 pais e responsáveis de alunos, a diretora Maria das Graças Costa e o comandante em exercício da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe), capitão Daniel Miranda Brito.
A reunião abordou questões relacionadas à segurança dos alunos das escolas localizadas no corredor da avenida Almirante Barroso, especialmente a Pedro Amazonas Pedroso e Paulino de Brito. Entre as alternativas apontadas no encontro, está a intensificação da ronda escolar; trabalho integrado da Cipoe e zona de policiamento, além da instalação de câmeras ao longo da avenida Almirante Barroso.
Pará: maior gerador de
empregos no setor
extrativo mineral em 2011
O saldo positivo em 2011 no setor extrativo mineral coloca mais uma vez o Pará como o maior gerador de postos de trabalho entre os Estados da Região Norte: foram registrados 2.400 empregos formais - um crescimento de quase 18%. O novo Mapa do Setor Extrativo Mineral na Região Norte considera a movimentação no período de janeiro a novembro de 2011 e os últimos 12 meses do ano (dezembro/2010 a novembro/2011).
O material foi divulgado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pará), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Faz parte do Observatório do Trabalho do Pará, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seter, e o Dieese-PA.
De janeiro a novembro de 2011, o balanço mostra que houve saldo positivo de empregos formais no setor, com um crescimento de 17,50% na geração de empregos no Pará: 4.231 admissões contra 1.815 desligamentos - saldo positivo de 2.416 postos. Segundo as análises do Dieese-PA, no mesmo período do ano passado, o setor extrativo mineral no Estado também apresentou crescimento de empregos formais, mas um pouco menor: 3.591 admissões contra 1.173 desligamentos - saldo positivo de 2.418 postos de trabalho e crescimento de 20,99%.
Segundo o novo mapa, todos os Estados da Região Norte apresentaram saldos positivos no extrativo mineral, nesse período. E o Pará foi o Estado que apresentou o melhor desempenho: saldo positivo de 2.416 postos, seguido do Amapá (571 postos), Rondônia (373 postos) e Amazonas (339 postos). Nesse período, foram feitas, em toda a região, 7.409 admissões contra 3.611 desligamentos - saldo positivo de 3.798 postos de trabalho e crescimento de 21.15%. O total de empregos (2.416) obtidos pelo Pará em 2011, além de ser o maior entre os demais Estados do Norte, representa 64% do saldo total de empregos gerados em toda a região (3.798).
Nos últimos 12 meses, os novos números revelam saldo positivo de empregos formais no setor extrativo mineral no Pará - um crescimento de 19,55%. Foram feitas 4.595 admissões contra 1.943 desligamentos - saldo positivo de 2.652 postos de trabalho. Nesse período, todos os sete Estados do Norte apresentaram saldos positivos de empregos formais no setor. O Pará apresentou o melhor desempenho: 2.652 postos de trabalhos, seguido do Estado do Amapá, com saldo positivo de 562 postos de trabalho.
Em seguida vieram Rondônia (356 postos) e Amazonas (355 postos). Foram feitas 7.873 admissões contra 3.885 desligamentos, em toda a região - saldo positivo de 3.988 postos de trabalho e crescimento de 22,45%. O balanço revela que do saldo total de postos de trabalho (2.652) obtidos no extrativo mineral, no Pará, nos últimos 12 meses, além de ser o maior entre os demais Estados do Norte, representa 66% do saldo total de empregos formais gerados em toda a região no mesmo período (3.988 postos).

Texto:
Rusele Mendes-Seter
Nota Semma-
Funcionamento do Bosque
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informa que nesta sexta-feira (30) e sábado (31), o Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia funcionará de 8 às 13 horas, em virtude do Reveillon e, no domingo (01), estará fechado.
Na terça-feira (03) o Bosque voltará a funcionar normalmente, no horário de 08h às 17h.
Professora do Conservatório
Carlos Gomes entra
na Marinha do Brasil
A professora de Saxofone do Conservatório Carlos Gomes e integrante da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, Valéria Duarte, prestou concurso para Sargento Músico da Marinha do Brasil e foi classificada em 2º. Lugar, concorrendo com profissionais de todo o Brasil para as três vagas existentes para o seu instrumento. Tendo concluído em 2010 o Curso de Bacharelado em Música pela Uepa/FCG, na turma do professor Dilson Florêncio, a musicista começou a carreira na Banda 25 de Dezembro, em Porto Salvo, na cidade da Vigia em 2003, e por meio do Projeto de Interiorização da FCG entrou no Conservatório em 2006, tendo participado do Grupo de Saxofones e ainda integrando o Quarteto Ver-o-Sax. Tocou no Festival de Verão de Brasília, em 2008, nos Encontros de Bandas da Vigia, fez masterclasses com Sergio Galvão e Fernando Machado e foi monitora enquanto cursava o Bacharelado. Ganhou ainda o 1º lugar do Concurso Doris Azevedo para Jovens Instrumentistas em 2008. Valéria deve se apresentar nos primeiros dias de janeiro à nova corporação, no Rio de Janeiro.
Irmãos indiciados por
maus tratos à mãe idosa
A delegada Soranda Nascimento, titular da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), indiciou nesta quarta-feira, 28, com base no artigo 99, do Estatuto do Idoso, por expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, com pena prevista de detenção de dois meses a um ano e multa, os irmãos Luís Antônio e Luís Otávio Faria Soares. Os dois foram denunciados, por meio do Disque-Denúncia (181), por manter a própria mãe, Marialva Faria Soares, 89 anos, em condições insalubres em casa, na Vila Joca, na Avenida José Bonifácio, entre Avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, bairro de São Braz.
A idosa foi resgatada do interior do imóvel onde reside com os filhos com ajuda de paramédicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que a levaram a um hospital particular, no centro da capital. Há quatro dias, denúncias foram feitas por moradores da vila ao fone 181, informando que a idosa seria mantida recolhida em casa pelos filhos, que se apropriaram dos proventos financeiros da mulher – uma quantia de cerca de R$ 6 mil – resultantes de uma aposentadoria e da pensão do marido da senhora e não estariam repassando o dinheiro à anciã para atender as necessidades básicas dela, com higiene, atendimento de saúde e alimentação.
Nesta quarta-feira, a equipe da Deai, juntamente um uma assistente social do Programa Pro Paz, foi até o endereço da idosa munida com um mandado judicial de busca domiciliar. Na chegada os policiais foram recebidos pelo filho da idosa, Luís Antônio que, ao receber a ordem judicial, liberou a entrada dos policiais ao interior do imóvel. Ali, os agentes constataram as condições insalubres em que vive a anciã. As paredes do quarto repletas de mofo, forro e piso em condições precárias e paredes com sujeira semelhante à manchas de sangue. Deitada em uma rede, a senhora passava o dia todo na casa. Embaixo da rede, havia um jornal no chão e um bacio.
Durante conversa com a assistente social, a idosa mostrou a perna com uma fratura visível. Diabética, a mulher falava com dificuldade e chamava o tempo todo pelo filho. Aos policiais, Luis Antônio contou que a mãe era cuidada por duas empregadas. Uma delas vinha à casa pela manhã apenas para fazer o almoço. A outra chegava à casa, por volta de 18h, para limpar e dar banho na idosa. Ainda, de acordo com os filhos, o dinheiro da idosa era recebido por outro filho dela, Marco Antônio Faria Soares, que mora no Conjunto Panorama XXI.
Ela recebia os R$ 6 mil e, segundo as investigações, repassava R$ 500 a um irmão – Luis Otávio - e mais R$ 300 a outro filho – Luís Antônio. Este último, segundo denúncias, toda vez que se embriagava costumava agredir a mãe. O fato foi negado pelo acusado. A idosa foi levada ao Hospital Beneficente portuguesa, onde está internada para atendimento médico. Os irmãos foram conduzidos à Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), onde está situada a Deai, para serem ouvidos em depoimento e indiciados. O terceiro irmão – Marco Antônio – ficou de comparecer à Dioe nesta quinta-feira, 29, pela manhã, para prestar esclarecimentos sobre a destinação dos proventos financeiros da idosa.

Texto:
Walrimar Santos-Polícia Civil
CTBel altera sentido
da Rua dos Caripunas
Para garantir a fluidez e a segurança do pedestre no trânsito, na próxima segunda-feira,02, a rua dos Caripunas passa a ter sentido único no trecho compreendido entre as  Avenidas Alcindo Cacela e  José Bonifácio.
 Agentes de trânsito e educadores da CTBel vão atuar no local durante 15 dias para orientar os condutores sobre o novo sentido da via,que a partir de agora será da Av. Alcindo Cacela para a Av.José Bonifácio.
 Apesar da sinalização existente, numa primeira fase os agentes e educadores de trânsito vão estar apenas orientando.Os condutores de veículos que porventura forem flagrados na contramão de sentido da via,não serão multados nesse período .
  
Texto: Ascom CTBel
Fundação Curro Velho
convoca concursados
A Fundação Curro Velho convoca 16 candidatos aprovados no concurso público C-140, realizado em 2008. Foram aprovados nas mais diversas áreas de técnico administrativo na área de Administração, Serviço Social, Biblioteconomia e técnico em gestão cultural na área de teatro.
Os convocados são:
Cargo: Técnico em Administração e Finanças – Administração – Belém Claudio Henrique Pipolos de Oliveira e Rutiane Vieira Azacont Moura
Cargo: Técnico em Administração e Finanças – Biblioteconomia – Belém - Malena Cristina Rocha Teixeira
Cargo: Técnico em Administração e Finanças – Serviço Social – Belém - Maria de Fatima Oliveira Sarmanho
Cargo: Técnico em Gestão Cultural – Teatro – Belém  Ysmaille Ferreira de Oliveira e Yandra Carine Galuppo
Cargo: Assistente Administrativo – Belém (Região Metropolitana) - Thyago Guedelha de Oliveira; Miguel Lima dos Reis Junior; Andreia do Socorro da Costa e Willian Alves Pereira
Cargo: Assistente Cultural – Belém (Região Metropolitana) - Fabrizio de Carvalho Rodriguez; Bruno Daniel das Neves Benitez; Natalia Nunes Avelar e Milton Santos de Jesus
Cargo: Técnico em Gestão de Informática – (Belém) Pebertli Nils Alho Barata
Cargo: Auxiliar Operacional Belém (Região Metropolitana) (PNE) – Joilson da Costa Rosa
Sespa divulga novo
protocolo de tratamento
para as síndromes
gripal e respiratória
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, já disponibiliza desde o início desta semana, a segunda versão do protocolo clínico de tratamento para a Síndrome Gripal (SG) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O documento tem como objetivo orientar a conduta dos profissionais de saúde diante dos casos das síndromes durante o período sazonal de Influenza (vírus da gripe) em 2012.
Lançado pelo Ministério da Saúde, o protocolo define os casos de gripes, as características clínicas de Influenza, o manejo e o tratamento em pacientes que tiverem casos confirmados. No Pará, na época de pandemia foram notificados 1.386 casos de síndrome respiratória aguda grave, destes 558 foram de gripe A (H1N1). Em 2010, foram notificadas 816 ocorrências de SRAG, sendo 293 confirmadas para A (H1N1). Já neste ano, apenas 39 casos foram notificados sem nenhuma ocorrência de gripe A (H1N1) no Estado. Houve uma redução dos números de casos da Influenza A (H1N1) em decorrência das campanhas de vacinação lançadas para combater o vírus da doença em todo o País.
Medidas
O novo protocolo estabelece que no indivíduo com manifestações clínicas compatíveis com síndrome respiratória aguda grave, deve-se realizar avaliação clínica minuciosa. Está indicada internação para pacientes que apresentarem complicações como: sinais e sintomas de insuficiência respiratória, evolução para outras disfunções orgânicas (ex: insuficiência renal aguda, insuficiência hepática, disfunção neurológica).
Os profissionais de saúde devem coletar amostras de material biológico dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave com internação hospitalar para identificação viral até sete dias do início dos sintomas. De acordo com o protocolo deve ser dada atenção especial às alterações quando ocorrerem em pacientes que apresentem fatores de risco para a complicação por Influenza, como crianças, idosos, grávidas e indivíduos com algum tipo de doença crônica.
A orientação é que além dos medicamentos sintomáticos e da hidratação, pode ser indicado o uso do remédio "oseltamivir" para todos os casos de síndrome gripal que tenham fator de risco para complicações, independentemente da situação vacinal. A indicação fundamenta-se no benefício que a terapêutica precoce proporciona na redução da duração dos sintomas e principalmente na redução da ocorrência de complicações da infecção pelos vírus da Influenza.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a fase pós-pandêmica foi definida em agosto de 2010, mas o vírus da Influenza pandêmica da gripe A (H1N1), de 2009, continua a circular com diferente intensidade em vários países, passando a ser considerado como mais um vírus de circulação sazonal.
Em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a imunização de grupos considerados prioritários como trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas, sendo que no Brasil a vacinação foi ampliada para outros três grupos, sendo crianças de seis meses a menos de dois anos de idade e adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos de idade. Neste ano, a campanha foi direcionada a toda população indígena, aos idosos, crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde.
A Síndrome Gripal (SG) é uma doença comum principalmente no período chuvoso. Os sintomas são tosse, vômito, fadiga, fraqueza e febre. Se além destes sintomas ocorrer falta de ar e persistência da febre, a pessoa pode estar com a síndrome respiratória aguda grave. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiologia da Sespa, Ana Lúcia Ferreira, o novo protocolo funciona como uma ferramenta de prevenção que traz instruções fundamentais para que a doença não venha a evoluir para a forma mais grave. O protocolo de influenza Estadual está disponível no site da Sespa e pode ser acessado por meio do link http://www.saude.pa.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=65&Itemid=185

Texto:
Edna Sidou-Sespa
Paratur divulga o
Círio em Portugal
A Gerência de Assuntos Internacionais da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) trabalha incansavelmente nesta virada de ano para garantir a participação do Pará em um dos mais importantes eventos de promoção turística da Europa, a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa. Será de 29 de fevereiro a 4 de março e tudo indica que Adenauer Góes, em articulação com a Diretoria da Festa de Nazaré, leva na bagagem a Imagem Peregrina de Nazaré, que já esteve com a comitiva da Paratur em Gramado, no Rio Grande do Sul.  A estratégia tem o objetivo de fortalecer o culto religioso à Nazaré, os laços católicos entre o Pará e Portugal e, também, divulgar o Círio como principal evento turístico religioso do Brasil.
Pará investe em medidas
de prevenção contra
 a criminalidade
O conceito de Segurança Pública se torna cada vez mais abrangente com o passar dos anos. A repressão para combater a violência deixou de ser a única forma de promover a segurança, mas, hoje em dia, medidas de prevenção, como ações de promoção da cultura da Paz, são decisivas para o sucesso de uma política real e eficiente contra a criminalidade. O Governo paraense, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), reforça este plano de ação contra a violência investindo em projetos sociais e comunitários, que aproximam o cidadão dos órgãos de Polícia, bem como amenizam as desigualdades sociais.
A delegada Silvia Rêgo, que dirige a Diretoria de Relações com a Sociedade (DRS) da Polícia Civil, diz que as ações de prevenção buscam atingir a todos os cidadãos, por isso a Segup, em parceria com outros órgãos, busca aplicar em 2012 projetos que foram aplicados de forma piloto neste ano e foram bem sucedidos, refletindo no aumento da participação da sociedade na solução de crimes, bem como na redução da criminalidade em várias regiões do Estado e no aumento da confiança que a população confere à Polícia.
“É muito importante essa aproximação com a sociedade, mostrando que nós, policiais, trabalhamos para a população, em parceria com todos. Isso acaba também valorizando a figura do servidor, que desenvolve o seu serviço com mais confiança também. Por isso é cada vez maior a aplicação de medidas preventivas, em conjunto com as repressivas, para garantir uma política consistente de segurança pública”, afirma.
Um dos projetos piplotos que foram aprovados para este ano, de acordo com Silvia, é o “Amigos da Segurança”, desenvolvido com crianças de várias faixas-etárias. Por meio de visitas às instalações das instituições de segurança, os alunos puderam conhecer de perto a estrutura e o funcionamento dos órgãos vinculados à Segup. Os jovens visitaram as sedes da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Centro Integrado de Operações (Ciop), Centro Estratégico Integrado (CEI), Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), Polícia Civil e Polícia Militar.
Ainda, conforme a titular da DRS, outra meta do projeto foi mostrar aos jovens os prejuízos causado pelos trotes aos telefones de emergência, como o serviço 190 (Centro Integrado de Operações). Ao falar às crianças, a delegada salientou que todos passarão, a partir de agora, a ser agentes de multiplicação dos conhecimentos adquiridos no Projeto. Ao todo, ao longo do segundo semestre deste ano, foram realizadas 16 visitas às sedes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. Cada local recebeu duas visitas dos estudantes.
Também deve integrar os planos para a Segurança Pública do Estado no novo ano um projeto já aplicado na Região Metropolitana da capital, pelo qual lideranças comunitárias são capacitadas para serem parceiras dos batalhões de polícia. A prevenção da violência, segundo a delegada, começa quando a comunidade se sente segura para denunciar crimes ou situações que coloquem em risco a vida de pessoas. Com o projeto ainda são realizadas audiências com as comunidades para apurar quais são as situações mais freqüentes que oferecem perigo para os cidadãos em determinada localidade.

Texto:
Thiago Melo-Secom
PMB divulga programação
de réveillon nos
balneários de Belém
Os balneários de Belém terão programação especial de final de ano para acolher os visitantes que passarão o réveillon longe da capital paraense. Os distritos de Mosqueiro, Cotijuba e Outeiro já se preparam para receber cerca de 300 mil pessoas.
 Em Mosqueiro, a programação começará a partir das 21h do sábado (31). Dois palcos foram montados para animar os foliões, um na Praça Matriz (Vila) e o outro na Praia do Farol. Entre as atrações, estarão as bandas locais TDB e Bruno Andrade & Armandinho, além da bateria da Escola de Samba “Rancho Não Posso Me Amofinar”.
 Este ano, os visitantes de Mosqueiro serão surpreendidos com novidades. "A ilha está com a iluminação totalmente nova e com várias ruas asfaltadas, mas a grande novidade será na queima de fogos, que este ano acontecerá na Ilha do Amor, na praia do Farol”, afirmou Manoel Benites, assessor cultural da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos).
 Em Outeiro, a festa da virada acontecerá no estacionamento da Praia Grande. Em cima de um trio elétrico, quem fará a alegria dos brincantes serão as bandas Ponto Sem Nó, Batidão do Melody e a bateria “Deixa Falar”.
 Programação completa:
Réveillon – Outeiro - 31 de dezembro de 2011
Horário: 00:00h
Atrações:
Queima de Fogos/Show Pirotécnico (duração 07min.)
Show Musical (Bandas)
Ponto Sem Nó.
Batidão do Melody.
Bateria “Deixa Falar”
Local: Estacionamento da Praia Grande.

Réveillon – Mosqueiro - 31 de dezembro de 2011
Local: Coreto da Praça da Matriz
Horário: 21h.
Banda TDB
Banda Bruno Andrade & Armandinho
Show pirótecnico
Banda Regional do Mosqueiro

Local: Praia do Farol - Palco
Horário: 22h
Atrações:
Banda Mistura Nativa
Bateria Show “Rancho Não Posso Me Amofinar”
Hora: 00h00
Show pirotécnico
Banda Estrela do Melody
DJ Alana

Texto: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...