Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Academia Ao Ar Livre é atração no Réveillon de Mosqueiro

O Réveillon deste ano em Mosqueiro teve uma atração à parte. A Academia Ao Ar livre instalada na Praça Princesa Isabel, no bairro da Vila, atraiu um grande número de pessoas. A aposentada Marta Lemos, 52 anos, era uma delas. Acordava cedo e ia à praça malhar um pouco. “A gente tem que se cuidar. Ainda mais depois de tantas festas de confraternizações e das ceias de Natal e ano novo. Tinha que vir e tentar queimar algumas gordurinhas”, diz a moradora da ilha.
O local acabou se tornando um ponto de união entre famílias que aproveitaram o momento para colocar a conversa em dia. Alberto Silva, 43 anos, foi um deles. Segundo o servidor público, que esteve na ilha apenas para passar a virada do ano, a academia se tornou um dos pontos mais freqüentados, não apenas por adultos ou idosos, mas também pelo público jovem. “Além da minha esposa, meus filhos adolescentes também se interessaram em usar os equipamentos e nossa família não era a única a utilizar os equipamentos”, conta.
Para que o usuário pudesse utilizar, com qualidade, a academia pública neste Réveillon, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) fez a manutenção prévia e a troca dos equipamentos danificados, além de garantir a presença de um professor de educação física nos horários de grande movimento, no início da manhã e no final da tarde, informa o secretário municipal de Esporte, Francileno Mendes.
De acordo com a professora de educação física Beatriz Cerveira, a principal dúvida dos usuários da academia em Mosqueiro neste fim de semana foi quanto à postura correta e o número de série de exercícios que deveriam ser feitos em cada um dos equipamentos. Um dos problemas identificados pela técnica da Sejel foi a presença de crianças no local. “Os equipamentos são voltados para o público adulto, eles não são adequados aos pequenos. Por isso a Prefeitura instalou um parquinho ao lado da academia”, explica a educadora.
Mosqueiro foi o primeiro balneário do município a receber o Projeto Academia Ao Ar Livre, o próximo será Icoaraci e a expectativa é que a inauguração desta academia ocorra ainda este mês. Na ilha de Mosqueiro foram instalados 25 aparelhos de musculação, entre eles o simulador de caminhada sem impacto; a roda de ombro; a extensão lombar; o twist triplo; o elíptico mecânico; o remador; a extensão lombar. Como a academia é voltada para o público adulto, a Prefeitura de Belém montou alguns brinquedos como balanços, vai e vem e gangorra para o público infantil.
Além da academia de Icoaraci, outras oito estão previstas para ser entregues à população de Belém, entre elas, a do Conjunto Médici, na Marambaia, e do bairro do Guamá.
Belém possui ao todo, cinco academias públicas. A primeira foi a da Av. Rômulo Maiorana (antiga 25de Setembro) em outubro de 2009; a segunda em setembro de 2010 na Praça Brasil; a terceira na João Paulo II (antiga 1º de Dezembro), dezembro de 2010; a da Av. Marquês de Herval, em abril de 2011 e a de Mosqueiro, a mais recente.
A Academia Ao Ar Livre possibilita que pessoas sedentárias ou que nunca fizeram atividade física, possam praticar exercícios diariamente. Além de agregar o lazer ao esporte, ela contribui principalmente, para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda.
Texto: Ieda Ferreira

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...