Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Serviços do Detran voltam a funcionar com novas taxas.



O movimento foi tranquilo na manhã desta quarta-feira, 4, no setor de atendimento ao público do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA). Nos últimos dois dias,  todos os serviços e procedimentos administrativos do órgão, exceto a aplicação de exames já agendados, foram suspensos para a adequação do sistema interno com as novas taxas reajustadas desde o dia 1º, de acordo com o valor monetário da Unidade Padrão Fiscal (UPF) do Pará, que agora é de R$ 2,30 para o exercício de 2012.
A pequena quantidade de usuários surpreendeu a estudante Lorena Cunha, de 19 anos. Ela chegou no meio da manhã e pensou que fosse enfrentar uma longa espera, mas o atendimento foi bem ágil. “Vim para pagar o meu teste de legislação e me surpreendi. Já estou indo até fazê-lo agora”, comentou.
“O recesso era para durar até o dia 5, mas como conseguimos fazer todas as adequações até a terça, retomamos o atendimento ao usuário já nesta quarta-feira”, informou o coordenador de planejamento do Detran, Carlos Valente. Segundo ele, as novas taxas já estão disponíveis no site do órgão (www.detran.pa.gov.br) ou na própria sede ou agências da autarquia para que o cidadão possa consultá-las.
Durante a parada técnica, o Detran também realizou um levantamento de todos os condutores e veículos que estão irregulares. Carlos ressalta que a partir de agora esses condutores, para se regularizarem, já serão taxados sob os novos valores estipulados pela UPF. Ele destaca, ainda, que quanto mais serviços ou procedimentos forem realizados menos o usuário pagará. “Se você fará o licenciamento do veículo, por exemplo, e mais outro procedimento, como a renovação da carteira de habilitação, o outro será taxado em apenas 20 UPFs”, exemplifica.
O coordenador faz um alerta para que o cidadão realize os procedimentos diretamente em uma das 47 agência do Detran, incluindo a sede na capital, ou pelo site do órgão, evitando fraudes. Segundo ele, todo serviço solicitado ao Departamento possui um boleto no qual é especificado o procedimento e o valor da taxa. "Este é um comprovante de regularização que o cidadão possui. O Detran não realiza nenhum serviço avulso, ou seja, não efetua nenhum procedimento por meio de terceiros. O cidadão precisa nos solicitar o serviço para ter a sua regularização garantida”.
Investimentos
Carlos informa que as novas taxas aplicadas aos serviços no Detran, além de outros investimento do Governo do Estado, possibilitarão a ampliação do órgão no interior, com a implantação de mais três novas agências (Parauapebas, Castanhal e Abaetetuba), além da construção de um novo parque de retenção na capital e reforma e ampliação de outras 16 agências, como as de Marabá, Santarém, Altamira, Redenção, Tucumã e Itaituba. 
Está incluída nos investimentos que serão realizados agora em 2012, também, a modernização dos equipamentos de informática da autarquia, com a compra de 800 novos computadores, que serão destinados para a capital e interior. A mudança, aliada às melhorias que também estão sendo realizadas no sistema interno e de atendimento ao usuário, possibilitarão mais agilidade nos serviços.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...