Total de visualizações de página

quarta-feira, março 02, 2011

Estado ganha apoio do Instituto Unibanco para fortalecer o Ensino Médio no Pará

O fortalecimento do Ensino Médio foi o assunto discutido na audiência entre o governador Simão Jatene e a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, nesta quarta-feira (02). O secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, também participou da reunião, que definiu a parceria entre o Governo e o Instituto em ações destinadas a elevar a qualidade da educação no Estado.
A partir dessa parceria poderão ser implantados no Pará dois programas do Instituto Unibanco já desenvolvidos com êxito nos Estados de Minas Gerais e Porto Alegre: o Jovem de Futuro e o Entre Jovens. Juntos, eles beneficiarão 360 mil alunos do Ensino Médio.
O Jovem de Futuro tem como base a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria comunidade escolar, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade, que é implementado ao longo de três anos com apoio técnico e financeiro do Instituto. Já o Entre Jovens é uma tecnologia criada pelo Instituto Unibanco e desenvolvida em parceria com secretarias estaduais de educação, para enfrentar o desafio da má formação educacional, responsável pelo baixo desempenho e, em muitos casos, pelo abandono escolar no Ensino Médio.
Wanda Engel afirmou que o grande desafio é fazer com que o jovem paraense aumente sua escolaridade e tenha a chance de ser efetivamente incluído no processo de desenvolvimento que o Pará vem perseguindo. "Não adianta ter desenvolvimento econômico ser esse desenvolvimento não for inclusivo para as novas gerações de paraenses. O que ocorre é que na sociedade do conhecimento ou o jovem tem o Ensino Médio completo e, com isso, a chance de ser absorvido, ou não tem e vai para o limbo do desemprego, da exclusão e da marginalidade", ressaltou.
O secretário de Educação, Nilson Pinto, também ressaltou a importância da parceria para melhorar a qualidade do Ensino Médio no Pará. "O governador Simão Jatene tem destacado permanentemente a necessidade de um grande pacto para que possamos melhorar a qualidade de vida da população. Nesse sentido, a parceria é um caminho essencial para nosso trabalho. Além disso, a iniciativa de estabelecer parcerias mostra a credibilidade que o governo desperta entre instituições como o Instituto Unibanco".
Nilson Pinto antecipou que haverá um próximo encontro entre o Instituto e a Seduc após o feriado de carnaval. O objetivo é detalhar as atividades que serão implementadas a partir do ano que vem. O Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID apoiará a implementação dos programas do Instituto no Pará.
Participaram da audiência também a coordenadora de Trasferência do Instituto, Graciete Nascimento, e o especialista em educação do BID, Marcelo Perez Alfaro.
Janise Abud – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...