Muitas crianças dependem da solidariedade de outras mães para serem amamentadas, mas todos podem contribuir doando frascos de vidro com tampa de plástico para coleta e armazenamento do leite humano doado. Com esse pensamento, um grupo de alunos da escola Presbiteriana da Marambaia e da Escola Superior da Amazônia (Esamaz) organizaram campanhas de coleta de vidro para o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa.
A professora Telma Suely Cruz e um grupo de alunos do quinto ano do ensino fundamental da escola Presbiteriana da Marambaia fizeram a entrega de alguns destes frascos de vidro nesta segunda-feira (13), ao Banco de Leite Humano da Santa Casa. Segundo a professora, a ideia nasceu de uma pesquisa que os alunos fizeram sobre a consciência ecológica e o uso de materiais recicláveis.
Vidros pequenos com tampa de plástico, usados para café solúvel, por exemplo, são muito usados pelo banco de leite da Santa Casa para armazenar o leite humano que vai alimentar os recém-nascidos, em geral bebês prematuros e de baixo peso, que não podem mamar direto no peito da mãe ou cujas mães não produziram leite suficiente.
“A pesquisa nos remeteu para a necessidade que a Banco de Leite Humano tem em conseguir doações dos frascos. Aí a turma abraçou com muito carinho a campanha. Fizeram cartazes e panfletos, conversaram com os pais e mobilizaram a vizinhança. Foi muito gratificante despertar o sentimento de solidariedade e o amor pelo próximo”, disse a professroa Telma.
Mês passado, para participar da semana acadêmica de enfermagem da Esamaz, os alunos, no ato da inscrição, tiveram que fazer a doação de potes de vidros com tampa de plástico. Cerca de 600 potes arrecadados foram entregues para o representante do Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
A coordenadora do Banco de Leite Humano, Cinara Gonçalves, falou da iniciativa da Esamaz em doar os potes de vidro e enfatizou a importância do gesto. “Hoje vocês estarão salvando 110 crianças internadas na Unidade Neonatal do hospital e que necessitam do leite. Com esse gesto, também estão incentivando a promoção do aleitamento materno. Belém é reconhecida como a capital da amamentação”, disse.
O Banco de Leite Humano da Santa Casa, criado em 1987, é o maior dos três existentes no Pará. É um centro especializado, responsável pela promoção do incentivo ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das mães doadoras a recém-nascidos que não podem mamar no seio materno. Mais informações sobre o Banco de Leite e doações podem ser obtidas pelos telefones 0800-7272057 e (91) 4009-2212/ 2318.
Alessandro Borges - Santa Casa
Um comentário:
Sou doadora pela segunda vez, e acho que nao custa absolutamente nada os cuidados para fazer a coleta. Quase todas as maes tem leite em excesso, mas muitas tem coragem de simplesmente jogar tudo fora,o que eh um disperdicio.
E alem de tudo a Santa casa tambem faz coleta domiciliar, mais um incentivo.
Doar e um ato de amor.
Postar um comentário