A nova presidência do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica), para o triênio 2011/2013, foi escolhida e empossada na manhã desta terça-feira (14), no auditório do Laboratório Central (Lacen), em Belém. Os 12 conselheiros que estarão à frente da entidade nos próximos três anos também assumiram suas funções.
Para a nova gestão foram eleitos como presidente Ronald Araújo de Andrade, representante do Conselho Estadual de Educação (CEE), e Cléa Maria da Rocha Mendes , representante da Associação de Pais e Alunos Intermunicipal do Estado do Pará (Apaiepa), para a vice-presidência. O Conselho também é composto por representantes de organizações estudantis, dos trabalhadores em educação, dos dirigentes municipais de educação, da associações dos municípios e das Secretarias de Estado de Educação (Seduc), da Fazenda (Sefa), e de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof).
As reuniões do Conselho acontecem mensalmente, com o objetivo de acompanhar, verificar e aprovar as contas de aplicação dos recursos do Fundeb pela Seduc. Participaram da mesa Cláudio Ribeiro, Waldecir Oliveira, Suely Menezes, Ronald Araújo e Auxiliadora Barreto. Durante a solenidade, o presidente do Conselho no triênio 2009/2011, professor Hilton Martins, apresentou a prestação de contas do Fundeb do último ano, a qual foi aprovada sem restrições, e agradeceu a colaboração da Seduc para o andamento das atividades.
Ronald Araújo destacou que os novos membros “têm o dever de levar o conselho a cumprir, cada vez melhor, a sua missão. Ele destacou a responsabilidade da atuação do Conselho. “O Fundeb é uma das principais fontes de recursos da educação. Somos os responsáveis e analisamos os recursos que vêm do governo federal e são aplicados na educação do nosso Estado. Por isso contamos com a colaboração da Seduc para que possamos desenvolver, da melhor forma, as nossas atividades”, disse o novo presidente do Conselho.
O secretário adjunto de Ensino, Cláudio Ribeiro, ressaltou a importância do acompanhamento social dos recursos da educação. “O Conselho do Fundeb é responsável pelo acompanhamento e pelo controle social desses recursos. Hoje não é possível imaginar que o Executivo atue sem a colaboração do controle social", afirmou, acrescentando que “a participação de estudantes, professores e pais de alunos é fundamental para que possamos dar a melhor destinação aos recursos e melhor servir aos interesses da educação no Pará”.
Mari Chiba – Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário