Curtir agarradinho o Dia dos Namorados já é uma tradição para muitos casais. Mas aproveitar a data para malhar e manter o corpo em forma é uma novidade para muita gente. Mesmo com chuva, quem foi conferir a programação especial da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) em homenagem aos apaixonados, na noite desta quarta-feira (08), na Praça Brasil, pôde fazer aulas de ginástica, assistir a uma apresentação de dança do ventre e ao final ouvir declamação de poesias com Juracy Siqueira.
O casal Edicely e Vladionor Bahia, juntos há 17 anos, era um dos mais animados. Eles seguem religiosamente as aulas de ginástica, que acontecem de segunda a quinta na praça. Edicely lembra que começou a malhar sozinha e só há pouco tempo o marido resolveu acompanhá-la. “Perdi 12 quilos em um ano. Estava muito acima do peso porque tinha acabado de ter filho e precisava emagrecer. Depois que ele viu os exercícios dando resultado passou a vir comigo. E hoje, até o nosso filho vem para a praça e acompanha, de longe, claro, nossas atividades esportivas”, diz.
Para Vladionor, as aulas de ginástica são uma forma de cuidar da saúde, principalmente para quem não tem tempo nem dinheiro para pagar uma academia de ginástica. “A idéia é muito boa, e de graça, cuida da saúde de todos. O lugar é tranqüilo e dá até para trazer as crianças, alguns até participam da atividade”, comenta.
As aulas de ginástica têm atraído gente de muito longe. A dona de casa Angélica Medeiros é de Curitiba (PR) e está há pouco tempo em Belém. Há um mês e meio ela descobriu as aulas e já é uma aluna assídua. “Venho com as minhas duas filhas e estou adorando. Em Curitiba, existem os aparelhos de ginástica ao ar livre, mas não há aulas de ginástica. Não tem professor de educação física orientando”
A professora de educação física, Gorete Medeiros, garante que o aulão só trás benefícios. “A atividade física é importante para a melhoria da qualidade de vida da população, porque ela proporciona a diminuição do estresse, do sedentarismo, trazendo o equilíbrio para o corpo”, informa.
Segundo ela, qualquer pessoa pode participar da atividade, basta estar bem de saúde. A atividade reúne pessoas de todas as idades. “Não há restrição. Temos alunos de sete anos em diante, jovem, adulto e da 3ª idade”, conta. Além das aulas de ginástica, a população pode usar os equipamentos das academias ao ar livre instaladas nas avenidas João Paulo II, Rômulo Maiorana, Marquês de Herval e Praça Brasil. Os professores de educação física estão nestes espaços, de segunda a sexta, entre as 06h e 9h da manhã e das 18h às 21h.
Serviço: Outras informações sobre as aulas de ginástica e os horários de orientação dos professores de educação física nas academias ao ar livre, pelo telefone 3123-7000.
Texto: Ascom Sejel / Fotos: Elivaldo Pamplona
Nenhum comentário:
Postar um comentário