Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 23, 2011

DICAS DA PREFEITURA DE BELÉM: Arraial de Belém é opção de lazer no feriado

As chuvas fortes que caíram em Belém nos dois últimos dias deram uma trégua, e nesta quarta-feira (22), a noite estava perfeita para quem foi ao Arraial de Belém 2011 – "Folclore em toda parte, cultura pra toda gente", conferir a fase eliminatória do Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas da Prefeitura Municipal de Belém. Nesta quinta (23), quatro quadrilhas mirins e sete adultas se apresentam na Praça Waldemar Henrique, a partir das 18h. Na Concha Acústica, vários shows folclóricos para animam o feriado, a partir das 19h.
Para o público que acha que quadrilhas juninas são todas iguais e já viu de tudo nas coreografias dos concursos está muito enganado. A quarta-feira (22) foi de surpresas no Piano Palco da Waldemar Henrique, e quem causou admiração pela criatividade foi a garotada dos grupos mirins, em particular as misses.
Na quadrilha mirim Juventude que Brilha, do bairro da Cremação, as três misses – Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa – inovaram, misturando aos trajes juninos, acessórios countries, indígenas e folclóricos. Os pequenos quadrilheiros fizeram referências ao indumentário indígena utilizando o tule no chapéu de palha que se assemelhava às penas de um cocar; a pintura no rosto e embaixo da roupa de quadrilhas, a garotada usava uma malha com pinturas tribais corpóreas.
O autônomo Wenderson Jorge, 27, ficou surpreso com as quadrilhas mirins. “Os grupos mirins não deixam nada a desejar aos adultos. As crianças estão muito bem preparadas”, analisou Wenderson, que na juventude dançou em quadrilhas juninas, “mas por pura diversão, nada profissional assim”, frisou o rapaz.
Após a competição da garotada, sete quadrilhas adultas fizeram suas apresentações e um fato também chamou a atenção no concurso: uma das brincantes mancava e chorava durante a coreografia afligindo jurados, público e coordenação do evento. A estudante Ana Paula Monteiro, 16, não suportou as dores no pé esquerdo e deixou a competição minutos antes do final, sendo encaminhada para o posto da Defesa Civil no Arraial de Belém. Lá foram feitos os primeiros socorros.
Segundo informações da própria estudante, o pé já estava machucado há uma semana, fato que aconteceu em outro concurso de quadrilhas. A coordenadora do Posto da Defesa Civil, Joana D’arc Teixeira, informou aos responsáveis pela quadrilha de Ana Paula, que a estudante teria que ficar em repouso por um período de 15 dias, suspendendo suas participações nas competições juninas.
A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) trabalham em parceria no Arraial de Belém 2011. Em seis dias de programação foram 120 atendimentos, em média, a maioria de desmaios por esforço físico. O efetivo de profissionais da saúde no arraial é de 50 pessoas de segunda-feira a quinta-feira, e de 60 pessoas nos finais de semana.
 Feriado – Nesta quinta (23), é feriado e a opção de lazer está no Arraial de Belém. A programação começa a partir das 16h, no Espaço Criança da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha. Às 18h, onze grupos juninos, entre mirins e adultos, se apresentam no Piano Palco da Praça Waldemar Henrique. Os mirins são: “Revelação Mirim”, da Cremação; “Santa Luzia”, do Jurunas; “Explendor Junino”, Mosqueiro; “Pé de Moleque”, de Icoaraci.
As quadrilhas adultas são: “Roceiros do Sindicato”, de Outeiro; “Sensação Junina”, do bairro de Águas Lindas; “Mensageiros do Amor”, da Pedreira; “Impacto Junino”, de Icoaraci; “Folclórico do Arriégua”, da Marambaia; “Explode Coração” e “Sabor Açai”, ambas do Telégrafo.
Na Concha Acústica, os shows folclóricos estão programados para às 19h, com a Associação da Pedreira Melhor Idade, Boi-bumbá Estrela Dalva, grupos parafolclóricos Cheiro de Patchouli e Flor da Amazônia e o grupo de toadas Cunhã Poranga.

Texto: Vanda Duarte - Ascom Fumbel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...