Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 23, 2011

PREFEITURA DE BELÉM: Quadrilha Mirim do Crás Guamá anima arquibancada do Centur

Um trabalho voltado para a valorização cultural, inclusão social, incentivo para os jovens sair das ruas, além da preservação da tradição da cultura junina são os fatores que movem o trabalho da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Mais de 30 jovens do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Guamá, com idade entre 07 e 14 anos, participaram da Quadrilha “Encanto Mirim”, que se apresentou nesta terça-feira (21), no Teatro Margarida Schiwasappa, no Centur, no Arraial de Todos os Santos 2011, que começou no dia 15 e vai até o dia 29 de junho.
A “Encanto Mirim” participou do VIII Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas e foi a última a dançar no dia, depois de apresentações de outros bairros, como Jurunas, Cremação e Terra Firme. Na apresentação, havia cinco jurados, entre fotógrafos, músicos, artistas, que avaliavam o traje, coreografia, conjunto, evolução e marcação.
A quadrilha teve 20 minutos para se apresentar e foi assistida pelos mais de 800 espectadores que aplaudiram e acompanhavam as músicas com entusiasmo. Jairo Tapajós, arte educador do Cras Guamá, era um dos mais animados. “Todos os anos fazemos a quadrilha mirim, mas esse ano é o mais esperado porque estamos no concurso do Governo do Estado e temos muitas chances de ganhar”, diz ele afirmando que a quadrilha já ganhou outros concursos.
O coreógrafo Johnny Diogo afirma que a motivação maior é tirar as crianças da rua, fazendo um trabalho divertido e motivacional.
Fafá Pinheiro, coordenadora do Arraial há 16 anos, explica que a quadra junina apesar de ser uma influência européia, é um dos eventos mais tradicionais do Brasil e que o objetivo é comemorar essa época que já se tornou marcante.
Quanto aos números do evento, Fafá se diz muito satisfeita. “Esse ano foi além das expectativas. Recebemos uma média de público de 2.500 pessoas por dia. São 171 quadrilhas de mais de 30 municípios. Vem muitas famílias, então o resultado não podia ser melhor”.
Do concurso, haverá a escolha das 10 melhores quadrilhas, divididas entre as categorias Adulto e Mirim. As três primeiras colocadas ganharão troféu e uma quantia em dinheiro. Além da quadrilha, desfilaram as Miss Caipira, Miss Simpatia e Miss Mulata Cheirosa, do Cras Guamá, que estão concorrendo a prêmios.

Texto: Luana Santos - Ascom Funpapa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...