Total de visualizações de página

sexta-feira, junho 10, 2011

Estado implanta Sistema de Integração Agropecuária

O governador Simão Jatene implantou nesta sexta-feira (10), no município de Redenção (sul do Pará), o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), que envolve a utilização da Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica e a emissão do cartão do produtor. Autoridades municipais e produtores da região compareceram ao evento, que lotou o auditório do Parque de Exposição. A GTA eletrônica foi lançada por Mário Moreira, diretor geral da Adepará, e Carlos Xavier, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
Para Xavier, a GTA eletrônica é um grande avanço para os produtores paraenses. “Queremos acabar com a sonegação fiscal”, frisou o pecuarista. Mário Moreira também ressaltou a importância do lançamento da guia para uma região cuja base econômica é a pecuária, como o sul do Pará. “Hoje é um grande marco para a região e para o Estado, já que a GTA e o cartão do produtor significam um grande avanço para o setor produtivo”, reiterou.
Durante a solenidade, Jatene assinou o projeto de lei que regula a produção de gêneros alimentícios com base de produção artesanal. O projeto será enviado na próxima segunda-feira (13) para análise à Assembleia Legislativa. Foi assinado também um protocolo de intenção entre o Ministério da Agricultura e o Governo do Estado, destinado ao repasse de recursos para Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).
Responsabilidade - O representante do Ministério da Agricultura, Guilherme Figueiredo Maia, elogiou a iniciativa do governo do Estado em implantar o Siapec. “Vou levar ao ministro a impressão de um Estado coeso, onde os setores público, privado e político estão buscando o mesmo objetivo. Isso chama-se responsabilidade compartilhada”, afirmou, destacando a importância do Pará para o Brasil. “O Pará é um Estado de referência, de relevância no contexto nacional. O Pará está para o Brasil como o Brasil está para o mundo. É um Estado desafiador”, destacou Guilherme Maia.
O secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, que representou o setor produtivo no evento, afirmou que o produtor rural paraense “não é e não aceita ser tratado como bandido. Os produtores querem trabalhar na legalidade, não querem mais devastar e estão buscando a tecnologia”. Ele lembrou que o sul do Pará é referência nacional pelo rebanho bovino que tem, e ressaltou que o setor deve dar os braços ao governo do Estado.
Qualidade - O governador Simão Jatene afirmou que o evento representou um grande salto de qualidade na produção rural e agrícola do Estado. “O avanço tecnológico que está sendo oferecido para o produtor faz parte do esforço coletivo para acabar com o processo burocrático que envolve o setor produtivo. O Estado deve contribuir para acabar com isso”, frisou.
Jatene lembrou ainda que as dificuldades podem ser superadas com a união de todos os segmentos. “Grande parte dos problemas da região estão fundados não só na disputa pela terra, mas na disputa pela posse e o uso dos recursos naturais”, enfatizou, lembrando que o Estado precisa regular e regulamentar a questão fundiária, para acabar com a insegurança e a indefinição. "Ao regular, menos chances terão os grileiros. O mesmo se aplica à questão ambiental”, afirmou.
O governador lembrou ainda a forma equivocada com que o governo federal trata a região amazônica. Segundo ele, “a ideia de tratar a Amazônia de forma homogênea é um erro. As diferenças regionais dentro da nossa região são imensas. Precisamos ter coragem para dizer essas coisas e criar alternativas que beneficiem a população da região amazônica, e não prejudiquem como vem acontecendo ao longo dos tempos”.
O avanço no uso e na regulação fundiária, a modernização do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a transformação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente em um órgão coeso, sem envolvimento em fraudes, são diretrizes que o governo estadual está adotando para que o desenvolvimento sustentável avance cada vez mais no Pará. “Temos que produzir vida. O Estado é parceiro e entende que juntos é possível parar de falar em passivo ambiental e começar a falar em ativo ambiental”, concluiu o governador.
Durante a cerimônia, Simão Jatene entregou o primeiro cheque moradia deste ano para o funcionário da Adepará, Ludelmário Soares de Melo, no valor de R$ 10.500,00. Foram entregues também 25 motocicletas para as regionais da Adepará.
Estavam presentes ao evento os deputados federais Wladimir Costa, Zequinha Marinho, Giovani Queiroz e Josué Bengtson; o prefeito de Redenção, Wagner Fontes; o presidente da Assembleia Legislativa, Manoel Pioneiro; o deputado estadual Fernando Coimbra; o secretário de Governo, Sérgio Leão; o superintendente do Sebrae-PA, Vilson Schuber; os prefeitos de Água Azul do Norte, Bannach, Canaã dos Carajás, Floresta do Araguaia, Tucumã, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Pau D’Arco, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Cumaru do Norte e Rio Maria.



Janise Abud - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...