Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 02, 2011

Estudantes da escola Souza Franco participam de ação pela cidadania

“Soufran por uma Cultura de Paz!”. Este foi o tema escolhido por alunos e professores da escola estadual Visconde de Souza Franco para nortear as atividades da “III Semana da Cidadania” que tem como objetivo, segundo a diretora Marilena Guimarães, “aproximar a comunidade escolar desmistificando questões como intolerância religiosa, bulliyng e homossexualidade.
A ação faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que será trabalhado durante o ano inteiro, sempre com a intenção de promover um ambiente harmônico e prazeroso aos alunos. Além de aproximar a classe estudantil, o projeto pretende trabalhar a reflexão sobre o respeito às diferenças presentes no contexto escolar e social, com vista ao exercício da cidadania. E por falar em cidadania, os alunos deram exemplos de que estão aprendendo a lição e trabalharam voluntariamente no processo de emissão de documentos de identidade, o espaço mais procurado por alunos e seus responsáveis.
Avó de duas alunas, Maria de Fátima Amaral, 60 anos, aproveitou para tirar a segunda via de sua identidade e comemorou a facilidade. “ É um trabalho maravilhoso. Há um tempão que eu quero tirar meu documento, mas desisto ao saber que tenho que enfrentar filas durante a madrugada. Esta ação aqui na escola foi perfeita. Vou aproveitar para tirar os documentos das minhas netas. A minha filha mais velha também está qui ”, comemorou com a identidade em mãos.
Além das ações sociais, diversos trabalhos foram apresentados pelos alunos como exposição de cartazes, banners, fotografias, recortes de jornais, apresentação de vídeos, tudo voltado para a temática em questão: a violência que ronda o ambiente escolar. A diretora conta que toda a ação faz parte de atividades multidisciplinares desenvolvidas em sala de aula e no laboratório de informática. “Tem que ser uma ação abraçada por todos que compõem a comunidade escolar e graças a Deus, hoje, a nossa escola é palco de coisas boas e construtivas, onde não temos histórico de nenhuma forma de violência”. A ação cidadã segue até a próxima quarta-feira, 8, com a exposição de todos os trabalhos. As ações do PPP serão desenvolvidas ao longo do ano com diversas temáticas.

Fabianna Batista - Ascom Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...