Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 23, 2011

Festa junina promove socialização no Caps de Icoaraci

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps) de Icoaraci, distrito de Belém, realizou nesta quinta-feira (22) a festa junina para seus pacientes, familiares e profissionais de saúde da instituição. Entre as atrações, música, brincadeiras, atividades físicas e educacionais. Vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Caps é um serviço de saúde comunitário mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com referência em tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais e outros quadros clínicos.
O objetivo do Caps é oferecer atendimento à população da área de abrangência, com acompanhamento clínico e reinserção social, por meio de visitas domiciliares, acolhimento ao usuário e familiares, atividades socioeducativas e sociorecreativas, passeios, exercícios físicos e oficinas terapêuticas.
Ao longo do ano, o Centro promove várias confraternizações entre seus pacientes nas principais datas comemorativas. Segundo o diretor do Caps, Celso Adriano Conceição, além do atendimento clínico as atividades realizadas são fundamentais para incentivar a participação do paciente, de seus familiares e funcionários. “As atividades funcionam como um apoio ao tratamento do paciente, melhorando a auto estima e facilitando a socialização entre seus amigos e familiares. Isso mostra que ele consegue viver uma vida normal”, resssaltou Celso Conceição.    
Parcerias - O Caps trabalha em parceria com o Hospital Regional Abelardo Santos, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Clube de Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Igreja Nossa Senhora de Fátima, unidades de saúde e outros órgãos e entidades. Profissionais como enfermeiros, professores de Educação Física, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e agentes de Artes Plásticas formam a equipe que dá suporte ao tratamento dos usuários do Centro.
Para Camila Maciel, terapeuta ocupacional, o tratamento no Caps transforma a vida dos pacientes. “Podemos perceber a visível melhora dos nossos pacientes. Eles se tornam independentes, aptos a viver em sociedade, e passam a interagir mais com as pessoas”, ressaltou.
Atualmente, o Caps de Icoaraci atende em média 230 usuários por mês, na faixa etária de 18 a 60 anos, moradores dos bairros de Água Boa, Águas Negras, Agulha, Brasília, Campina de Icoaraci, Itaiteua, Maracacuera, Paracuri, Parque Guajará, Ponta Grossa, Pratinha, São João do Outeiro, Tenoné, Conjunto Maguari e Região das Ilhas.     
Para ser atendido, o paciente deve procurar diretamente o Centro ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou qualquer serviço de saúde da região onde mora.

Edna Sidou - Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...