Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 23, 2011

A Paixão do Boi no ritmo do carimbó e dos cordões de pássaros

O último final de semana do mês de junho marca o encerramento do Projeto Paixão do Boi, programação organizada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Na sexta-feira, 24, dia do santo que dá nome à quadra junina, haverá festa em todos os espaços que integram o projeto, e o final de semana promete uma despedida animada, pautada no desfile das principais manifestações da cultura regional, com apresentação de bois, grupos de carimbó e cordões de pássaros.
Na sexta-feira, as apresentações têm inicio às 18h, no anfiteatro do Parque da Residência, com o grupo de carimbó Cobra Coral, que vai mostrar o gênero musical de origem indígena e sua modificação através do tempo.
No Píer da Casa das Onze Janelas, também às 18h, quem se apresenta é o Boi-Bumbá Rosa Branca, do distrito de Icoaraci. O grupo iniciou seus trabalhos no fim da década de 70 com uma brincadeira organizada por um grupo de crianças que confeccionavam um Boi-Bumbá. Este ano levam à rua a comédia “A Viagem do Fazendeiro”, prometendo divertir os espectadores com as cores e folclore da Vila Sorriso.
Em seguida, às 19h, o Boi-Bumbá Brilha a Noite, de Outeiro, leva ao píer uma toada cantada. Com apenas um ano de experiência, o grupo desenvolve um trabalho educacional e cultural com as crianças e jovens moradores da ilha. A apresentação deste ano traz o tema "Um lado a água e outro o fogo", mostrando a lenda, a sátira, o drama e a comédia presentes na cultura do boi.
Enquanto isso, o Grupo Folclórico Fruto do Pará pede passagem na orla da Estação das Docas. Com 19 anos de estrada, eles vão mostrar ao público toda a sua bagagem cultural, a partir das 19h. Em seguida é a vez do Curimbó de Bolso animar os presentes. O grupo já tem 15 anos e este mês lançou o seu segundo CD pelo selo Ná Music. Bebem na fonte dos mestres paraenses do carimbó, explorando o som mais contemporâneo ao contrapor a floresta, a cidade, o rio e a reza cabocla em um mesmo ritmo. Às 20h, na Estação das Docas.
No sábado, 25, às 18h, na orla da Estação, o projeto Paixão do Boi abre espaço para o cordão de pássaro O Sabiá, fundado em 1956, na Baía do Sol, Ilha de Mosqueiro. O ritmo transita entre valsa, baião, bolero, mambo, marcha carnavalesca, quadrilha, rumba, samba, carimbó e outros tantos. Depois, às 19h, é a vez do boi Estrela D’alva, o mais antigo de todos, criado em 1959 no bairro do Guamá. A intenção dos fundadores à época era apenas animar a quadra junina. A iniciativa deu tão certo que até hoje atradição permanece mais forte do que nunca.
Na Casa das Onze Janelas, os bois Vaquinha Mimosa e Garantido se apresentam no anfiteatro do píer, a partir das 18h. A Mimosinha, que iniciou seus trabalhos em 2003, em Icoaraci, promete apresentar uma nova estética para a sua versão junina, com a participação da sinhazinha feiticeira e tribo de índios. O grupo mistura o folclore regional com o imaginário mundial das fadas. Fechando a programação do Píer no sábado, se apresenta o Boi-Bumbá Garantido, do bairro do Tenoné.

Taynah Meira - Ascom/Secult

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...